Como abrir legendas no VLC Media Player

Imagine um final de semana chuvoso, frio, daqueles que não dá muita vontade de sair. Nada melhor do que alugar um bom filme, estourar um caminhão de pipoca e aproveitar o cobertor ao máximo. Mas, espera aí: se não dá vontade de sair como é que você vai alugar o filme?

Nestas horas que a Internet é a nossa salvação. Basta ter o VLC Media Player instalado, aproveitar o estoque de filmes que você já tem no computador e não vai faltar diversão até segunda-feira. Só que tem um probleminha: as legendas. Não existe maneira de fazê-las funcionar corretamente e a dor de cabeça já fez você desistir de usá-las…

Calma, abrir legendas no VLC Media Player é fácil e não dói nada. Claro que, para começar, você precisa ter o arquivo da legenda para o filme que deseja assistir. Não sabe onde encontrar: dê uma olhada no Legendas.tv e no OpenSubtitles.org – certeza que estas páginas têm o que você procura.

Agora, veja como é fácil usar as legendas no player mais versátil que existe:

Em geral, os arquivos de legendas costumam ter as extensões .SRT ou .SUB

1. Arquivos com o mesmo nome

Se o arquivo  tem o mesmo nome do arquivo do vídeo, o VLC Media Player reconhece e carrega a legenda automaticamente. Você não precisa mover um dedo sequer, basta conferir – e se preciso, renomear – se ambos os arquivos têm o mesmo nome e, evidentemente, estão na mesma pasta.

Entretanto, atenção: no caso de ter de renomear o arquivo, não altere a extensão!



2. Arquivos com nomes diferentes

Quando os arquivos têm nomes diferentes, basta você usar o menu superior e abrir função de Trilha de Legendas do VLC Media Player. Para isso, primeiro abra o aquivo do filme. Depois, clique em “Vídeo>Trilha de Legendas>Abrir Arquivo”.

Selecione o arquivo da legenda e espere que ela apareça na tela. Mas, não se esqueça: o arquivo da legenda deve ser sincronizado para o Release do arquivo de vídeo. Release? O que é isso? Quando você faz uma busca por um arquivo de legenda, percebe que o nome do arquivo é complexo, com alguns caracteres um pouco sem sentido, como na imagem abaixo:


A versão (ou Release) do arquivo da legenda deve ser a mesma do arquivo de vídeo por questões de sincronização, fontes e etc. Então, certifique-se de ter os arquivos corretos e aperte o “play” com força que o final de semana promete!

E então, qual vai ser a bateria de filmes que você vai assistir no VLC?

Carregando comentários