|

Na hora de comprar um celular novo, surge aquela dúvida: o que é melhor? Um smartphone com o sistema operacional Android, do Google, ou com iOS, da Apple?

Neste artigo, reunimos nove razões pelas quais o Android pode ser mais útil no dia a dia que um iPhone. Há quem prefira o "celular ícone" criado por Steve Jobs, como o nosso colega Tom Clarke, editor da versão inglesa do Softonic.

Porém, chegou o momento de elencar alguns bons motivos que fazem toda diferença na vida de quem tem um Android e que, infelizmente, não estão presentes – ao menos oficialmente – no cotidiano de quem tem um iPhone. Vamos lá!

1. Transferir arquivos via Bluetooth

Se o seu telefone é Android e tem Bluetooth, você pode transferir arquivos como fotos e músicas para o celular de qualquer pessoa com a mesma função - exceto se for um iPhone. Quem tem um celular da Apple só pode transferir arquivos entre iPhones e, se quiserem “furar” esse círculo, tem de recorrer a opções como e-mail, mensagem multimídia, redes sociais ou sites de armazenamento.

2. Criar ringtones próprios

Se você tem um Android, é possível gravar a voz da sua mãe e usá-la como ringtone no celular. Assim, sempre que ela ligar para você, dá para saber na hora quem é. No iPhone, a máxima personalização que você consegue é transformar em ringtone sua canção favorita - desde que ela esteja disponível na App Store, a loja oficial online da Apple.

3. Usar teclados alternativos

Quem nunca teve problemas na hora de digitar? É letra clicada sem querer, é o sistema de sugestão de palavra que não funciona... No Android, se você não gostar do teclado “de fábrica”, é possível baixar aplicativos com teclados alternativos. No iPhone, essa possibilidade não existe. É o teclado original ou nada.

4. Há mais opções de hardware

A Apple lançou até o momento cinco modelos de iPhone, aparelhos que se sucedem e seguem uma ordem crescente de evolução de hardware. De acordo com o Google, há 176 modelos de smartphones com a plataforma Android (de fabricantes que mantêm acordo com a empresa).

Há de tudo dentro desse leque de aparelhos: os menos e os mais potentes, alguns de tela grande e outros com visor pequeno, modelos baratos e caros. São muitas as opções e você pode escolher aquela que melhor se encaixa no que você procura. Qual a razão de ter um hardware de ponta se você só vai usar um ou dois aplicativos do telefone?

5. Uso de widgets

O Android permite que você coloque widgets nas telas do celular. Os widgets são programas em formato de janelas ou atalhos com dados que se atualizam com frequência, por exemplo, calendários e previsão do tempo. O recurso faz a gente economizar bastante tempo, pois dispensa a necessidade de abrir um determinado aplicativo para consultar a informação desejada. Por enquanto, o iPhone ainda não trabalha com widgets.

6. Liberdade no uso de conteúdo multimídia

Uma das grandes vantagens do Android é que você é livre para usar conteúdos como música e filmes do jeito que quiser. Dá para transferi-los ao celular, curtir o material, enviá-los para outros computadores e, melhor ainda, é fácil gerenciar esses arquivos.

No iPhone você só tem a possibilidade de rodar esse material, sem que seja possível fazer maior uso deles. Com o iPhone 4S e o serviço iCloud, dá para transferi-los para outros dispositivos da Apple que tenham associada a mesma conta do iTunes, mas o processo ainda é cheio de travas.

7. Aplicativos verdadeiramente multitarefa

O iPhone 4S reduziu o atraso com relação ao Android ao permitir que os aplicativos funcionem simultaneamente. Mas essa capacidade multitarefa precisa estar ligada a sete atividades específicas, por exemplo o áudio de fundo e as notificações push. Já o Android é mais completo neste sentido e conta com uma verdadeira habilidade multitarefa, funcionando mais ou menos como um PC.

8. Personalização completa do celular

Esta é uma das principais razões que levam os que curtem smartphones a optar pelo Android. O sistema operacional permite personalizar todos os detalhes do telefone, enquanto outras plataformas não. O iPhone, por exemplo, não deixa personalizar seu sistema operacional iOS.

As ROMs customizadas do Android nada mais são do que modificações da versão original do sistema. Essas ROMs alteram toda a aparência do celular e ainda vêm com recursos especiais como melhores notificações, discagem inteligente e aplicativos de música e de fotos mais eficazes que os originais. Entre essas ROMs, as mais populares são a CyanogenMod e a MIUI.

Já quem tem um iPhone, se quiser experimentar alguma modificação na interface, só pode fazer isso depois de fazer jailbreak no telefone, isto é, desbloquear o aparelho.

9. Instalar os aplicativos que você quiser

O usuário de iPhone pode baixar apps apenas da loja oficial da Apple, a App Store. Isso faz com que se vejam impedidos de usar aplicativos realmente úteis mas que são oferecidos por outros meios alternativos à App Store.

Quem tem um Android pode baixar o que quiser no Softonic, usar o Moba para encontrar os melhores aplicativos e instalar aplicativos de terceiros sem problemas.

Comentados

  • tomocapi |
    21/07/12
    tomocapi

    O bom e velho symbian no N8 também faz tudo o que o android faz! Não é tão 'na moda' quanto o ios ou o android, mas não fica para trás em nada! rsrs

  • daniel setubal |
    31/07/12
    daniel setubal

    Verdade, se a nokia atualizase o Symbian , eu não trocava por nada, symbian faz a anos atraz o que os atuais telefones vieram fazer só hje.

  • Leandro |
    01/08/12
    Leandro

    Criou todo esse artigo só porque lhe falta condições de adquirir um aparelho da Apple? Que dó que dó que dó...

  • Anaufabeto |
    05/08/12
    Anaufabeto

    Desde a época da bateria selada que percebi que compra um apple era otarice. Gastar dinheiro em algo que te deixa preso só pq tem uma interface de patricinha. Não é permitido transferir arquivos, condena determinadas linguagens,etc. Isso é neonazismo pós modernista.

    Veja Materia que saiu naquela época: http://www.estadao.com.br/noticias/tecnologia,usuario-processa-apple-por-bateria-de-iphone,28161,0.htm

  • JVR |
    05/08/12
    JVR

    por isso que existem ferramentas como jailbreak

  • rodrigo |
    05/08/12
    rodrigo

    Tirando a questao d hardware, acho o Iphone muita frescura, como essas do post. Tem muito aparelho equivalente/melhor, mas sem o "status social", no fim o marketing faz seu papel

  • vai corinthians |
    07/08/12
    vai corinthians

    android é o melhor

  • DUMILDE |
    07/08/12
    DUMILDE

    A ANDROID É COMO WINDOWS TEM MAIS VANTEGENS MALTA OBSERVE O APARELHO MUITA NOVIDADE, JA ESTA NO TOP

  • Diesil |
    11/08/12
    Diesil

    Amigo em nada o android supera o Iphone irei comprar o Iphone4S proximo mes antes disso analisei muito todos celulares do novo galaxy 3 até o mas fraco de todos o Iphone 4s é o novo super bombastico vc fala ai que ele n pode usar o blut, Claro ele é Americano e so quem tem ele no Brasil são pessoas de alto nivel mas ele está de baixo preço até ele tem apps da apple que comparado a da android é 1bilhao de vezes mas pratico internet mas veloz ja testei amigo pesquise e saiba mas esse site pode ser alto mas sobre isso n sabe nd

  • fcabral |
    16/08/12
    fcabral

    Se todas as pessoas de "alto nivel" escreverem como o Diesil, o corretor automatico nao dah conta... rs...

  • Edio |
    19/08/12
    Edio

    Acrescente ainda a possibilidade dos telefones Android contarem com bateria reserva e saída hdmi para tv. O que o Iphone não tem. A única desvantagem do Android, e poder estar nos shing ling.... Já o IOS da Aple só nos Iphone pad, etc Por isto eu prefiro o Android em um smartphone de qualidade, tipo Samsung.

  • Marcos |
    04/09/12
    Marcos

    Vc é doido eu consigo usar muito bem o meu iPhone. Consigo usar todos os aplicativos que pretendo o meu iPhone é melhor que ateu tel andróide e posso passar qualquer coisa via Bluetooth. Este tel é Pra pessoas Intelectuais não Pra pessoas limitadas em aprender a explorar

  • Maia |
    05/09/12
    Maia

    Muito boa fcabral!!! huahuahuahahuahuahu

  • leonardo |
    08/09/12
    leonardo

    meu iphone nunca fez nada de erado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • weliton |
    10/09/12
    weliton

    a maça apodrece o symbiam envelheceu OO ANDROID JA esta aqui no presente e La no futuro. Meu Android GALAX S COM TV DIGITAL.BAIXEI VARIOS TEMAS. USO GPS SEM NET ANDROI E DOIDO DE MAIS.

  • Adriano B. |
    10/09/12
    Adriano B.

    Sou fanboy apple mesmo,e dai? mas antigamente nao era,e que,ja tive 2 galaxy,um ace e um S,nao fiquei satisfeito com nenhum,por que o S simplesmente morreu e o Ace ta morrendo aos poucos,sou um usuario cauteloso,sempre tive capinhas,peliculas e andava com aqueles meioes horriveis,nenhum dos dois foi transportado com chaves nem nada. mas,eu tenho um iPhone,um 3gs,de 2009,que era do meu irmão (ele comprou um 4s e me deu os antigo) ele ja derrubou da escada,andando de bicicleta,ele ta todo riscado mas ainda funciona perfeitamente e é muito melhor e mais simples de usar,enquanto os meus samsungs pararam de funcionar sozinhos,o iPhone que foi surrado ainda funciona,por isso sou fanboy

  • Nada ver, iPhone humilha |
    18/09/12
    Nada ver, iPhone humilha

    iPhone HUMILHA essa coisinha podre que vocês chamam de Android.

  • Rafael |
    15/10/12
    Rafael

    Quem é bom sempre chega ao topo nas vendas se os androids fossem fraquinhos a Sammy não teria papado a macanzinha em vendas... E viva a foto panorâmica no Iphone 5 Óóó ual aiii eu quero um Iphone 5 kkkkk no primeiro milestone da Motorola já tinha essa opção... Carcaça de alumínio Óóó... Esta certo que o s3 é de plástico mas pra mim o que importa mesmo e dentro da fera hardware para quem quer hardware monstros recomendo lg, Samsung, HTC e por aí vai menos a macanzinha kkk a apple que de graças a Deus que existe seus fiéis e fanáticos fanboys pq sem vcs ela já estaria ferrada agora. Viva o Android e seus hospedeiros kkkk

  • Túlio |
    24/10/12
    Túlio

    Android é kernel de linux, para usuários experientes que não vão pelo status. Esse pessoal da maçã que fala: - Ah, o iOS é mais fácil e mais rápido, etc.. lembre-se que o padrão da apple é feito para contagiar o consumidor, lançando 1 iPhone e iPad por ano, com o mesmo padrão de hardware nas respectivas linhas de produto. É por isso que os apps rodam tão bem, pois como o hardware é o mesmo, mesmo será o número de linha nos códigos. Se o iOS rodasse em vários dispositivos como o android, a instabilidade seria a mesma... quando conheci o iPhone, fiquei maravilhado com suas funções, tanto é que meu sonho de consumo na época era ter um iPhone. Hoje gosto bastante do iPhone como produto, mas odeio a apple pela sua postura egocêntrica e seus fanboys toscos e sem argumento. Resumindo, iOS é para noobs, crianças ricas e mulheres. Android é para quem quer fuçar, aproveitando parte do kernel do linux para explorar o SO, além de estar em produtos mais baratos.

  • oie |
    29/10/12
    oie

    mas vocês não pensaram que na hora de vender o iphone é muito mais valorizado que um android

  • KAIO - LUMIA 920 |
    08/11/12
    KAIO - LUMIA 920

    sou mais meu nokia lumia 920 com WINDOWS 8 WINDOWS 8 WINDOWS 8 WINDOWS 8 eh isso aeh cambada SISTEMA DE COMPUTADOR MESMO e naum de smartphone. android e ios voltem chorando p suas maes vão.kkkkkk

  • Lucas |
    19/11/12
    Lucas

    Tenho um Iphone é um android ,e sou muito mais o android ,iPhone é super limitado , app maioria paga,enquanto no android é quase tudo gratuito, iPhone só tem status

  • Samuel |
    30/11/12
    Samuel

    Bem Lucas, vc esta mal informado pois somente a appstore brazileira tem apps limitados , pois a do USA contem bem mais aplicativos. E nao adianta discutir sobre gostos, cada um compra o smartphone que mais cabe ao seu padrao de utilidade, eu prefiro bem mais iOS. E alem doque nao foi a apple que saiu plagiando as outras empresas.

  • julio |
    02/12/12
    julio

    po de pois de ler tudo isto acho que vou ficar mesmo com meu Blackberry 7900. Aqui o nivel e outro sem comentarios...

  • Well Pimentel |
    02/12/12
    Well Pimentel

    Concordo com a maioria das pessoas que disseram aqui que o Android é melhor... Hoje, eu uso Iphone, mais pelo conhecimento mesmo.. Mas logo em breve vou migrar novamente pro Android ! Resumo: - IOS: Muito bom em navegação, todos os Apps abrem super rápido, a câmera dele é Perfeita, Design lindo, e etc.. - Android: Hoje em dia é o mais usado entre os usuários, pode-se tê-lo em vários dispositivos ! O fácil acesso de compartilhamento entre outros dispositivos, sua multi personalização, milhões de Apps gratuitos, entre outras mega vantagens que ele tem, como a memória expansível, Eu creio que mesmo sendo uma função já anterior, ainda continua vigorando !

    Enfim..o IOS é Perfeito....Mas de qualquer forma gente, o Android é melhor !

    sorry ;)

  • Vinìcius |
    10/12/12
    Vinìcius

    O Android é bem melhor! O IOS também não é ruim, ele é bem legal, mas eu prefiro 1000x o Android!

  • M!ch@el SJC. |
    25/12/12
    M!ch@el SJC.

    Rafael já que vc gosta hardware compra um pc e coloca no ouvido rsrs... O processador do IPhone e feito pela Samsung sim que o hardware da Samsung e melhor sem duvidas mais o que importa se o hardware e melhor mais top mais OS android trava pega um S3 na mão e desliza a tela o sistema engasga mesmo com processador de 4 nucleos mesmo com 1gb de ram o que manda e o OS o da Apple o processador roda em dois nucleos de 800mhz memoria ram de 512mb e da show em qualquer celular que roda android virus no IOS nem pensar so se a apple store tiver virus como aplicativo por isso e bom um sistema fechado o Android e tão aberto que e so a umidade do ar subir pronto já pega virus mais essa briga sempre havera sem duvidas mais ainda opto pelo meu bom IPhone 4s estou muito satisfeito com ele e pretendo trocar pelo 5 mais so daki uns anos!!!!!!!!!

  • Morgana |
    27/12/12
    Morgana

    nunca ouvi diser um oooooooooooooooohhhhhhhhhhhh de um iphone ,o meu android da para baixar os mesmos aplicativos como talking tom. e o galaxy s 3 e bem maior e mais fino que um iphone sem falar que iphone sao muito caro.

  • Emilio |
    28/12/12
    Emilio

    Bom gente,eu já usei vários celulares com sistema android mas comprei um iphone 4s eu particularmente amei D+

  • Ricardo |
    04/01/13
    Ricardo

    pois o meu iphone pega os mesmo aplicativos do androide eu gosto do meu iphone a unica desvantagem que ele tem e por que os aplicativos sao pagos no app store ok

  • dilson petter |
    12/01/13
    dilson petter

    Android e melhor naõ tem como !!1

  • Estevão |
    30/01/13
    Estevão

    Comprei um Galaxy S3 e não gostei! Antes tinha um iPhone 4s e hoje estou pegando um iPhone 5.

    O ruim do Android é a travadeira. Mesmo o S3 me dá raiva. Vou fazer ligação o trem as vezes trava. Vou jogar algum jogo pesado o trem tbm trava. Exemplos: Modern Combat 4, NFS Most Wanted. Sem falar que não existe Infinity Blade nem FIFA 13 pra Android ainda! 2 jogaço pra se jogar online ou sozinho. Android é bom... mas não se identifica comigo. iPhone sempre roda as coisas perfeitamente.

  • Bruno |
    26/02/13
    Bruno

    Meu deus quanto fanboy desocupado. Please STOP the mimimi! Trabalho em uma multinacional fabricante de celulares. Trabalho no controle de qualidade dos aparelhos.Testo aparelhos Android e iOS. Ambos são ótimos. Não tem essa de X é melhor que Y. Todos eles tem seu ponto forte e fraco. Tudo é uma questão de analisar o custo x benefício. É a mesma coisa que comprar um carro. Tendo uma Ferrari ou um Gol, ambos vão sair do ponto A e ir pro ponto B. Agora quem bater o carro ou for assaltado.....rsrs o prejuízo é proporcional ao status ( coisa que brasileiro pobre paga um preço alto pra ter) kkkkkkk. Detalhe: uso um Nokia com lanterna kkk

  • lily |
    26/02/13
    lily

    a e dai trava mas nao fica uma hora travado mil vezes um adroid do que esses iphones pequininhos e mirradinhos e cheios e impossivel executar esse processo hahahahahahahahahahahahaahahahahahahahahahahahahahhahhahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahhahahahah vai te cata

  • Mauricinho |
    05/03/13
    Mauricinho

    E questao de gosto...os produtos da apple tem estilo. Tenho um computador ios windows, mas comprei um notebook mac pq fui mexer no do meu amigo e adorei. Tive um android que a bateria nao durava nada. Tenho tres geracoes de iphone, tudo com jailbreak, e posso dizer: -iphone eh status sim, eh coisa de mauricinho e patricinha, eh obvio, so compra quem pode, -facil de repassar, vender -os apps, na maioria sao pagos, sinal que os developers tem mais recursos para continuar melhorando(naun sou contra "de graca", mas os "gratuitos" tem seus motivos, se naun sao material furtado, roubado...)

  • Zé ninguém |
    19/03/13
    Zé ninguém

    Meu Iphone é 3GS 32 gosto dele, mas o ruim do Iphone é quando chega a hora de trocar a bateria dá raiva isso, vc têm que desmontar o aparelho todo não sobra nem uma peça têm que soltar até o último parafuso trocar a bateria e depois montar tudo de novo, isto é a simples troca de uma bateria vc têm que levar para um técnico e transferir arquivos via blu é um tormento.

  • Rodrigo Lelles |
    15/04/13
    Rodrigo Lelles

    Sempre falei mal da Apple porque era muito limitado e MUITO caro e era fã do Android. Mas depois de adquirir um tablet e celular android que custaram quase o mesmo preço dos produtos Apple e me deparar com uma interface cheia de travamentos, instabilidades e no fim das contas não supriram minhas necessidades.

    Hoje em dia possuo um Macbook Pro, Ipad 2 e Iphone 4S.

    Em suma, desde que comecei a trabalhar e a ganhar muita grana e tive condições de comprar produtos da Apple sei o porque eu falava mal da Apple, era falta de capital.

    Hoje em dia apesar de ainda gostar bastante do robozinho verde, não troco mais de sistema operacional.

  • beto |
    16/05/13
    beto

    Os cara sao metidinho a riquinho tenho android e muito parecido com computador para vcs ter uma ideia uso teclado e mouse no tablet jogo cs 1.6 ,mas nao posso falar gosto sistema operacional de computador quanto mais parecido melhor fuiiiiii cambada

  • Doug |
    16/05/13
    Doug

    escrever erado ja ta errado :) deve ter enviado essa mensagem do iphone :)

  • F |
    18/05/13
    F

    A Apple se preocupa muito com seus usuários.

  • Diego |
    19/05/13
    Diego

    Esse dai queria um iPhone e não tinha dinheiro, cara esse android trava mais que não sei I que ate no s3 trava e imagina nos outros então, olha, tenho um iPhone mas ja tive vários celulares com android antes e posso te dizer seguramente que o sistema operacional do iPhone ganha de goleada pra cima do android, pode ate ser caro, mas vale cada centavo ! E vamos ajudar o dono do post a comprar um iPhone e acabar com essa inveja ! kkkkkkkk

  • Karolina |
    20/05/13
    Karolina

    Nada a ver essa coisa de Iphone ser melhor..Tenho um S2 e sou muito satisfeita! Apple é caro, e na minha visão, tem um designer feio para cacete! Mas sei lá, cada um de sua forma! Eu nunca teria um celular, que me proibi de personalizá-lo.

  • NunoCorp |
    20/05/13
    NunoCorp

    Odeio FanBoys de qualquer gênero, acham que ter um iphone, comprado em 12x sem juros é sinônimo de pessoa bem sucedida. Dinheiro nunca foi problema para mim, comprei um galaxy S4 para mim e dei pra minha noiva um iphone 5. Destarte, os dois SO são ótimos, cada um dos dois tem vantagens e desvantagens. Achei o S4 muito grande, dei de presente para meu pai com uma semana de comprado, e voltei para o meu Galaxy S2 surrado. Em suma, minha noiva não troca seu iphone 5 pelo galaxy S4 e eu não troco o meu S2 pelo iphone 5. Não obstante, deixo um recado para os FanBoys, fansboys do iphone, procurem argumentos, mesmo que não sejam validos ou verdadeiros, para defender o IOS da apple, mas, por obséquio, parem de falar que quem admira o android ou até mesmo o MP7, é porque não tem condicões de comprar um iphone.

  • NunoCorp |
    20/05/13
    NunoCorp

    Minha sugestão é,

    Quem quer um aparelho hardcore, que gosta de customizar o aparelho e uma galeria multimidia customizada, android é uma excelente opção, e para quem quer um aparelho de fácil manuseio, "simplicidade sofisticada" e sem travamentos, o iphone é uma excelente opção e seus dois ultimos modelos, conta com um hardware, no todo, excelente. Tenha uma boa escolha e um bom dia.

  • AppleStore |
    20/05/13
    AppleStore

    Resumindo, apple e para quem pode, android e para o povo.

  • Tarso |
    21/05/13
    Tarso

    Android é melhor quem compra o iphone vai se arrepender pra caramba eu já tinha um e não gostei as aplicações são limitados e não se troca bateria facilmente isto me irritava. Mais quando comprei o galaxy 4 gostei muito Portanto recomendo o ANDROID.

  • Kdzuk knoxx |
    22/05/13
    Kdzuk knoxx

    2 razoõs pra comprar um iphone: a) Não tem vírus. b) O hardware é feito totalmente para o software, diferente desses "windows para celulares" :p

  • Felipe |
    24/05/13
    Felipe

    Maioria de apps pagos? Ok tem mais, porém os aplicativos do iPhone são melhores. Hardware com 2 núcleos? O sistema roda limpo não precisa de precessador com milhares de núcleos. Na hora de vender? (Risos) praq vender um iPhone se ele supri a necessidade de qualquer um durante mt tempo, e se tiver que vender ainda sai no lucro.. Já tive vários androids e na Hr q vc mais precisa cade? Ta travado vai precisar de TIRAR A BATERIA REMOVÍVEL (por isso q as baterias são removíveis eles já conhecem o próprio sistema (eternos risos). Assumam que é mais bonito que n tem um iPhone por falta de capital... Que quando conseguirem vão sair correndo querendo um. Eu use muito android só que reclamava. Flw chorões que só sabem chamar os fanboys de gays ou algo parecido. Haja

  • Bruno Santos |
    25/05/13
    Bruno Santos

    Tive Android por uns 12 meses.. fucei até o último. Pesquisei bastante, usei todos os tipos de aplicativos, e etc. Ai então mudei para o iPhone. Da mesma forma pesquisei bastante, usei vários tipos de aplicativos e fucei bastante. Na minha opinião o iPhone é bastante superior pela estabilidade, no Android eu experienciei vários tipos de bugs, travadas, erros não solucionáveis nos aplicativos, até mesmo nos mais famosos como facebook.. o que não acontece no iOS. O iOS também presa bastante a qualidade visual, que no Android deixa mais a desejar, como por exemplo na área de trabalho, as legendas dos ícones ficam "comidas", o que eu acho bastante feio. Enfim, o Android não é um sistema ruim, jamais... Só acho que os usuários leigos, daqueles que não entendem muito de computador, vão aproveitar na maioria das vezes uns 30% do dispositivo, enquanto os usuários leigos do iPhone devem conseguir aproveitar uns 70% pela facilidade de configuração. Já para os usuários mais experientes, e menos exigentes em relação ao visual do sistema, o Android deve ser a melhor alternativa.

    OBS: Continuarei com o iPhone :)

    Seria legal se as pessoas que adoram falar que o iPhone é pior e etc... tivessem a oportunidade de utilizar por um tempo, para ai sim dar a sua opinião.

  • Gge |
    28/05/13
    Gge

    Pelomenos o iphone ta livre de viros

23/08/14
Seu avatar
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. Próxima