|

Chegou! O Carnaval já está aí. Milhões de brasileiros vão esquecer que existe amanhã, ir para os seus blocos, escolas de samba ou clubes e cair na folia até o sol raiar. E como é de praxe, todo o povo brasileiro se esbaldará com samba, frevo, axé e marchinhas, certo?

Errado! Ainda que seja impossível acreditar, existe sim muita gente que não curte Carnaval, né, Felipe? "Sim, eu vou ser o advogado do diabo: vou meter o pé na jaca. Odeio o Carnaval com todas as minhas forças e vou selecionar os melhores aplicativos para você se livrar de toda essa palhaçada."

Por outro lado, Rafael ama a festa. Já foi um milhão de vezes para Salvador e Olinda e é um verdadeiro especialista quando o assunto é Carnaval. "Carnaval é a melhor coisa do mundo! Não tem discussão. E existem aplicativos para celulares fantásticos para você cair de braços abertos na folia."

Para tentar colocar um pouco mais de pimenta no assunto, resolvemos escrever este post a dois teclados para quem ama e para quem odeia Carnaval. Mas, que raios isso tem a ver com software? Boa pergunta, atento leitor e antenada leitora.

Simples. Nesta história, mostraremos alguns aplicativos para celulares perfeitos para quem curte a festa popular e para quem não quer nem ouvir falar dela. Quer participar da discussão? Então, arregace as mangas e prepare a garganta:

Você adora Carnaval

Seja qual for o seu destino no Carnaval, ter o celular sempre ao lado é tiro certo para se encontrar no meio da folia. Há uma lista enorme de aplicativos que, entre outras coisas, revelam os locais mais agitados, compartilham as músicas mais tocadas e permitem até mesmo negociar abadás. Um verdadeiro arsenal para você ficar por dentro de tudo o que acontece nos principais carnavais do país.

Nessa altura do campeonato, se você ainda não tem certeza de onde vai passar o Carnaval, é hora de correr. O app Carnaval TIM 2012 pode ajudar nessa escolha ao fazer uma cobertura completa das maiores festas de Carnaval do Brasil. Além da programação do Rio de Janeiro, de Salvador e de Olinda, o aplicativo inclui São Paulo, e mostra fotos, horários e até a localização exata das festas por GPS. Carnaval TIM 2012 está disponível para Android e iPhone. Se você tem um Windows Phone, instale o Carnaval 2012 e conte as horas que faltam para o carnaval chegar.

Depois de definir o destino, o seguinte passo é a preparação. Aprenda as letras, compre os abadás e camarotes – se for para Salvador – e monte o seu roteiro. Carnaval do Rio é um app para Windows Phone que lista os blocos de rua da cidade por data e local. Carnaval 2012 ensina todas as letras dos sambas-enredo das escolas do grupo especial do Rio de Janeiro e de São Paulo. Caso o destino seja Recife e Olinda, os aplicativos Carnaval Recife 2012 e Carnaval PE mostram cada detalhe da festa nas terras pernambucanas. Para se dar bem em Salvador, tenha o Guia Folia Carnaval 2012 sempre à mão no iPhone ou no Android. Além de trazer os horários dos blocos, o aplicativo inclui uma seção de anúncios para você comprar ou vender abadás.

Programação pronta, é hora de cair na folia. Dois aplicativos são indispensáveis no celular nos dias de Carnaval. Bloco Droid Carnaval Rua 2012 é para quem tem Android e vai para o Rio: lista os blocos de rua por data e bairro, informa os horários e os locais de saída de cada um, localiza os mais próximos via GPS e ainda alerta quando começar o desfile dos favoritos. Se o seu destino é Salvador e você tem um iPhone, baixe o Carnaval Salvador 2012. Com a grade de programação atualizada em tempo real e a localização dos camarotes no mapa, você não corre o risco de perder o início do seu bloco nem de errar o local onde encontrar a galera.

Celulares e foliões preparados? A diversão está garantida e só acaba na Quarta-Feira de Cinzas.

Você odeia o Carnaval

Depois de ler esse monte de baboseiras, vamos falar sério: Carnaval nada, o negócio é se isolar em algum ponto onde não seja possível sequer ligar a TV, muito menos ouvir rádio e, se for para ouvir música, que seja de boa qualidade e sem pandeiros...

Aqui, na parte das pessoas de bem, que não curtem balançar seus corpos de forma descoordenada, vamos fazer uma lista de jogos para celular perfeita para passar a festa popular incólume e com os seus tímpanos em ordem.

Como até o futebol entra em recesso por causa do maldito Carnaval, Real Football para celulares Java é uma boa pedida: controles muito simples e fáceis de pegar o jeito;  jogadores reais; vários modos de jogo e 32 clubes europeus disponíveis para bater um bolão e esquecer mestres-sala e porta-bandeiras.

Se você tem um Android e curte carros, GT Racing: Motor Academy Free+ é um dos melhores jogos de corrida grátis que você pode encontrar. Gráficos 3D sensacionais, mais de 100 modelos de carros das melhores marcas para você escolher e modo multiplayer para detonar a galera online. Também existe uma versão para celulares Java e outra para Symbian. Pierrot e colombina nada: pise fundo no pedal da direita.

Ok, algumas fantasias de Carnaval são bem criativas e muito bonitas, mas duvido que alguma escola de samba se atreveria a ter uma ala inteira de Angry Birds. Pássaros enlouquecidos que querem destruir completamente o reino dos porcos: diversão garantida e vários níveis de jogo. Também dá para jogar as versões Angry Birds Seasons e Angry Birds Rio, todas para Android ou para Symbian.

Para escapar dos tenebrosos sambas-enredo, marchinhas e demais canções de gosto duvidoso, existem vários aplicativos para curtir sua música favorita. Se você não suporta a televisão, sem problemas: existe vida fora dos trios elétricos e passarelas do samba.

Depois, na Quarta-Feira de Cinzas, é só estufar o peito e gritar bem forte: acabou!

Comentados

16/09/14
Seu avatar