Como fazer fotos com efeito cutout no Photoshop

Cutout é um desses efeitos bem simples que os fotógrafos usam para transformar uma imagem mais ou menos em um cartão postal. Sabe aquelas imagens de Nova York em preto e branco com alguns táxis amarelos passando? Isso aí é o tal cutout. A boa notícia é que conseguir uma foto dessas é muito mais fácil do que parece. Acompanhe o nosso tutorial para aprender como fazer cutout no Photoshop.

A primeira coisa a fazer é selecionar uma imagem que tenha algum elemento colorido interessante para destacar. Para o nosso exemplo, eu escolhi uma foto noturna com várias janelas iluminadas. Abra a imagem no Photoshop e crie uma camada de ajuste em Layer>New Adjustment Layer>Hue/Saturation.

Arraste a barra de saturação para a esquerda até o valor ficar em -100% e clique no botão OK para passar a imagem a preto e branco.

Aqui é que começa a parte mais divertida e delicada. Selecione a borracha no painel de ferramentas do Photoshop e desenhe com um pincel de bordas suavizadas as partes que quer manter com a cor original. A imagem colorida aparece nos lugares por onde passa a borracha criando um belo efeito cutout. Basta um pouco de paciência e prática para fazer a seleção corretamente e obter um resultado final excelente.

Esse truque funciona com o Photoshop, mas também é possível fazer fotos com efeito cutout em outros editores de imagem como o GIMP ou o Paint.NET.

E aí, deu vontade de experimentar, né? Prepare suas fotos e compartilhe com a gente!

Carregando comentários