|

Quem tem um Android mais velhinho, sabe que tais dispositivos não têm muita memória interna... Infelizmente, depois de instalar alguns aplicativos, o espaço simplesmente acaba!

Entretanto, com um pouco de paciência dá para forçar que os novos aplicativos sejam instalados diretamente no cartão de memória do Android. Quer se aventurar? Então, saiba como:

Pré-requisitos:

1. Prepare o dispositivo:

Antes de começar, você precisa ajustar o celular para que tudo funcione corretamente. Vá a "Configurações > Opções do desenvolvedor" e ative a opção "Depuração de USB", como na imagem:

2. Instale os programas

Para começar, instale ambos os programas citados nos pré-requisitos.

Um detalhe importante: depois de instalar o Android SDK, execute-o, selecione o pacote "Android SDK Plataform-tools" e clique em "Install 1 package", para atualizar o programa:

Essa atualização é necessária para que uma utilidade chamada Android Debug Bridge permita que o você se comunique com o dispositivo por meio de uma linha de comando.

3. Conecte o celular ao computador

Agora, pegue o cabo USB, conecte o celular ao computador e tenha certeza de fazer apenas isso. Nada de selecionar opções como "montar a unidade no computador" ou outras que podem aparecer na tela.

Ao conectar o celular, o Windows deve detectar que você atualizou o Android SDK corretamente.

4. Execute o comando para forçar a instalação de apps no cartão de memória

Para abrir uma tela de comando, vá a "Iniciar". No campo de buscas, digite "cmd" e dê "Enter", como na imagem:

O que você verá é algo como isso:

Aqui, um parêntesis para que você entenda o que vai fazer: o sistema Android tem três maneiras de entender onde um aplicativo deve ser instalado:

- 0 (auto) - o celular escolhe onde instalar um aplicativo;

- 1 (internal) - tudo é instalado na memória interna do aparelho,

- 2 (external) - tudo é instalado na memória externa do aparelho.

Então, na tela preta (tela de comando) que foi aberta antes, digite o comando adb shell pm set-install-location 2.

Como você pode suspeitar, o número "2 (dois)" do comando é exatamente a sua mensagem para o dispositivo dizendo: "a partir de agora, tudo será instalado no cartão de memória".

Para comprovar se tudo deu certo, execute outro comando: adb shell pm get-install-location. Se tudo deu certo, a resposta será "2 [external]", como na imagem :-)

Caso você queria reverter o processo, basta refazer todos os passos e, em vez de usar o "2 (dois)" no comando, use o "0 (zero)".

E aí, conseguiu espaço extra na memória interna do Android? Conte para a gente nos comentários!

Comentados

  • Thalles |
    24/08/13
    Thalles

    não consegui, da erro ao digitar o codigo

  • karen beatryz |
    09/10/13
    karen beatryz

    eu tambem nao consegui

  • joaovictor.fran.5 |
    13/02/14
    joaovictor.fran.5

    Dá o seguinte erro no cmd: 'adb' não é reconhecido como um programa externo ou interno, um programa operável ou um arquivo em lote

  • luiz.rasiel.9 |
    25/03/14
    luiz.rasiel.9

    No meu LG L9, até parece que deu tudo certo, até são criadas pastas no cartão SD, mas todas as instalações que tento fazer ainda vão direto para a memória interna, já repeti o processo umas 5 vezes e sempre dá o mesmo erro.

  • ricardo.arantes.96199 |
    06/04/14
    ricardo.arantes.96199

    Dá o seguinte erro no cmd: 'adb' não é reconhecido como um programa externo ou interno, um programa operável ou um arquivo em lote

21/08/14
Seu avatar