Como instalar manualmente o iOS 6 no seu dispositivo

Atualização: Se você está procurando a nova versão do sistema, veja neste artigo como atualizar o seu dispositivo para o iOS7.

Quando a Apple lançar o novo sistema operacional do iPhone 5 para os usuários de outros modelos, a maioria das pessoas fará a atualização via OTA (Over-The-Air) e instalará o iOS 6 direto no dispositivo. O problema dessa opção é que muitas vezes os servidores da Apple ficam sobrecarregados com as inúmeras tentantivas dos usuários de baixar o novo sistema ao mesmo tempo. A melhor opção é esperar para atualizar no dia seguinte, quando o tráfego é menor.

Também é possível usar o iTunes para fazer o update automaticamente, mas neste caso é importante fazer um backup do dispositivo antes da atualização. Isso porque este método apaga todo o conteúdo do aparelho. O iTunes provavelmente usará os mesmos servidores do OTA, o que provavelmente vai deixar lento também o download desta opção.

A terceira alternativa é baixar o arquivo do iOS 6 (chamado ipa) de forma separada e instalar manualmente o novo firmware pelo iTunes. Baixar o arquivo ipa do iOS 6 garante que você terá o arquivo completo e não encontrará erros no meio da atualização por causa dos servidores sobrecarregados. Vamos ver como se faz:

1. Baixe o arquivo ipa da Apple

Para baixar o novo iOS 6, basta ir diretamente para a página de suporte técnico da Apple.

Geralmente a empresa deixa a última versão do sistema do iPhone disponível para download. Você também pode encontrar os links para cada dispositivo aqui:

2. Faça um backup do dispositivo

Antes de qualquer coisa, faça um backup do seu dispositivo e transfira qualquer compra que você fez para o PC. Ao instalar o iOS 6, seu aparelho é limpo completamente e o último backup é restaurado. Deste modo, se você não atualizar a sua biblioteca, você poderá perder os seus aplicativos e informações importantes.

2. Selecione o arquivo pelo iTunes

Depois de fazer o backup, encontre a opção “Versão” da página de informação do iOS no iTunes:

Se você estiver usando o Windows, segure a tecla Shift e clique em “Checar atualização”. No Mac, segure a tecla Option e clique em “Checar atualização”.

Isso vai abrir o explorador de arquivos. Acesse o local onde você salvou o arquivo ipa do iOS 6 e clique nele. Isso vai iniciar o processo de atualização.

Agora é só esperar até que o novo iOS 6 seja instalado no dispositivo.

Depois da atualização do sistema, você terá o iOS 6 rodando no aparelho. Caso tenha outros dispositivos, repita o processo a partir do item 2 em cada um deles, mas é provável que alguns dos novos recursos não funcionem, dependendo do aparelho.

Carregando comentários