|

Assim como acontece nos computadores, os celulares Android também armazenam arquivos temporários para fazer com que alguns programas abram com maior rapidez quando forem executados novamente. Trata-se de um recurso prático, mas que aumenta o consumo de espaço no celular.

Além disso, alguns dispositivos Android têm pouca memória interna e, muitas vezes, aparece aquele aviso chato, dizendo que você já não pode mais instalar novos aplicativos por falta de espaço. Nestes casos, o que se pode fazer para ganhar espaço? Simples, limpar o cache, como se faz também nos computadores.

Você pode fazer tal limpeza por meio de aplicativos ou, como explicaremos a seguir, de forma manual. Confira:

1. Abra as configurações do seu Android

Mesmo que a versão do seu Android não seja a mesma que a do nosso, as ferramentas do sistema operacional costumam ser bem parecidas. Toque no ícone "Settings" ou "Configurações":

2. Vá ao gerenciador de aplicativos

Na lista de opções disponíveis nas configurações do celular, procure "Gerenciador de aplicações" ou "Manage applications", como na imagem:

3. Selecione o aplicativo e limpe o cache

Agora, você escolhe de quais aplicativos quer excluir os arquivos temporários. Ao selecionar um programa, algumas opções de dados são exibidas:

Entre tais informações, estará a do Cache, com um botão para que você apague os arquivos temporários. No nosso caso, este botão se chama "Excluir cache":

Toque este botão para apagar os arquivos relacionados e ganhar espaço no seu dispositivo.

Mas, e se eu não quiser excluir o cache manualmente? Sem problemas, no Softonic existem aplicativos para gerenciar arquivos e aplicativos no Android. Um deles é o Clean Master, o CCleaner para Android, que é bem fácil de usar e elimina qualquer arquivo inútil do seu dispositivo.

Conte para a gente nos comentários como você faz para ganhar espaço no seu Android?

Comentados

  • alberto mateus |
    27/06/13
    alberto mateus

    preciso do meu e-mail seu total funcionalidade. pois tenho dificuldade para entrar em contacto com os meus amigos. boa tarde.

  • eliezer.souto |
    14/12/13
    eliezer.souto

    Achei tudo muito prático. Parabéns!

01/11/14
Seu avatar