Como usar adesivos e emoticons no Instagram para Android

Se você já se perguntou alguma vez como seus amigos colocam adesivos (stickers), emoticons, emojis e outros ícones no Instagram e em outras redes sociais, hoje revelamos o segredo deles. É muito fácil!

Ao contrário do WhatsApp, Line e de outros programas de mensagens, o Instagram ou o Twitter não contam com adesivos e símbolos variados que podem ser selecionados a partir de um menu. No entanto, existe uma forma rápida de incluir esses desenhos nos textos ou comentários nessas redes sociais. Você só precisa de um app fácil de instalar e seguir este simples passo a passo.

1. Baixe e instale o CoolSymbols

Faça o download do CoolSymbols, um dos melhores apps para adicionar ícones às suas mensagens. Depois de aceitar os pedidos de permissão como de costume, instale-o no seu celular ou tablet com Android.

Instale o Cool Symbols Emoji Emoticon no celular

Quando abrir o app pela primeira vez, clique no botão Start! para começar a utilizá-lo.

Toque no botão Start para começar a jogar

2. Configure o app ou mantenha a versão original

Em seguida, aparecerá uma tela de configuração do app. Nela, você pode fazer alguns ajustes visuais, que não afetam seu funcionamento. Se o lado estético não importa muito para você, deixe as opções tal e como estão e saia do programa.

Você verá que, a partir deste momento, na barra superior de notificações, aparecerá um coração. Isso significa que o CoolSymbols sempre estará disponível para uso.

Ícone do CoolSymbols no menu de notificações do Android

3. Escreva o texto desejado no Instagram

Entre no Instagram, atualize seu perfil ou deixe comentários no post de um amigo. Apesar de nos referirmos ao Instagram, este tutorial é válido para qualquer app em que seja possível incluir texto ou deixar comentários (Facebook, Twitter, SMS…).

Escreva um comentário no post do seu amigo

4. Selecione o símbolo ou adesivo que deseja adicionar ao texto

Arraste a barra de notificações do seu Android para que apareça o ícone do CoolSymbols. Toque na opção Character Symbols.

Acesse a barra de notificações e toque em Character Symbols

Navegue pelos diferentes menus superiores. Cada um deles mostra vários tipos de emoticons e símbolos: caras, personagens, objetos, animais… Quando decidir o que vai usar, basta selecioná-lo.

Explore os diferentes tipos de emoticons e símbolos

Se você completou a operação com sucesso, o app exibe uma mãozinha fazendo o gesto da vitória.

Sinal de vitória para quando um emoticon é copiado corretamente

5. Cole no texto o símbolo selecionado

Seu emoticon já foi copiado para a Área de Transferência. Assim, simplesmente clique sobre o texto que estiver escrevendo e use a opção Colar.

Cole o símbolo na conversa em andamento

6. Repita a operação quantas vezes quiser

Se deseja adicionar mais emoticons aos seus textos, repita os passos 4 e 5 todas as vezes que desejar.

Repita os passos 4 e 5 para repetir a inserção dos símbolos

O CoolSymbols facilita o processo, já que todos os ícones utilizados anteriormente ficam salvos numa mesma seção. Desta forma, é muito mais simples acessar os emojis que você mais usa.

Emoticons mais usados ganham atalho no app

7. Desative o app quando não quiser utilizá-lo

Se acha que não vai usar o app por um tempo, mas não quer apagá-lo do seu dispositivo, você só precisa desativá-lo da barra de notificações. Para isso, acesse o programa normalmente, a partir do menu de apps do seu telefone ou tablet.

Desative aplicativo para usar símbolos normais

Desative as duas opções superiores. Com isso, o CoolSymbols  já não será mostrado na barra de notificações. Quando quiser ativá-lo, é só voltar a colocar On nessas duas funções… e pronto!

CoolSymbols configurado para iniciar entre as notificações

Uma forma melhor de expressar suas emoções

Graças a apps externos como o Cool Symbols, as possibilidades de expressão pessoal nas suas redes sociais favoritas aumentam infinitamente. Emoticons simples como “:-)” ou “:-P” já estão fora de moda. Agora, a tendência são os emojis popularizados pelo WhatsApp, que você pode incluir em todos os apps abertos à opção.

[Artigo original em espanhol]

Leia também

Artigo original publicado em 14 de junho de 2013 e atualizado em 30 de maio de 2014, por Maria Baeta.

Carregando comentários