|

O Gerenciador de tarefas é uma das ferramentas mais práticas do Windows para solucionar problemas. Por exemplo, quando o navegador ou qualquer outro aplicativo trava, é lá que vamos para encerrar o processo e poder continuar trabalhando.

No Windows 8, o Gerenciador de tarefas foi turbinado com novas funções e um visual mais moderno e atraente, que facilita o uso. Com ele é possivel controlar processos, conferir o desempenho do sistema e das conexões à internet, consultar usuários registrados ou definir os programas que iniciam com o Windows.

Para não se perder no meio de tanta informação, preparamos este post que explica cada uma das utilidades do novo gerenciador.

O primeiro passo é, óbvio, saber abrir a ferramenta. Aperte a tecla Windows no seu teclado para ativar a interface tradicional do Windows, clique com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas e selecione a opção "Gerenciador de tarefas". O gerenciador tem o modo tradicional, que contém todas as informações, e o modo compacto, mais resumido. Você pode alternar entre os dois clicando em "Mais detalhes/Menos detalhes".

Gerenciar e finalizar processos

A primeira aba mostra todos os processos ativos. A informação é exibida de uma forma mais clara e colorida. As colunas da direita indicam o consumo que o programa faz do processador, da memória, do disco e da rede.

Finalizar algum dos processos em execução continua sendo muito fácil. Clique nele com o botão direito do mouse e escolha a opção "Finalizar tarefa".

Desempenho do sistema

Aqui você acompanha a performance de vários componentes do computador como o processador, a memória e o disco. A aba mostra também gráficos de como está a sua conexão à internet e exibe estatísticas dos dados que a máquina envia ou recebe.

Histórico de aplicativos

O "Histórico de aplicativos" mostra quais são os aplicativos que consomem mais recursos do PC e os que transmitem mais dados pela rede. Analisando esta informação, você pode detectar quais aplicativos deixam o computador lento e dar uma turbinada para trabalhar com mais comodidade encerrando algum deles.

Personalizando o menu Inicializar

Aqui você pode escolher quais os programas devem iniciar quando você roda o Windows. O gerenciador mostra a lista desses aplicativos. Para evitar que algum programa rode de forma automática toda vez que ligar o computador, selecione-o na lista, clique com o botão direito do mouse e marque a opção "Desabilitar".

Serviços

Na aba "Serviços" aparecem todas as tarefas do sistema operacional, quer as que estejam em execução ou paradas. A lista agora inclui uma descrição breve de para que serve cada um dos elementos. Um clique no botão direito do mouse pode iniciar, parar ou reiniciar qualquer tarefa da lista.

Como criar um atalho para o Gerenciador de tarefas

Uma opção interessante para quem quer economizar tempo é criar um atalho permanente para o Gerenciador na tela principal do Windows 8. É simples. Abra a Charms bar (leve o ponteiro do mouse para o canto inferior direito da tela), selecione a ferramenta de busca e digite "gerenciador".

A seguir, clique com o botão direito do mouse no ícone do Gerenciador de tarefas para abrir o menu de configuração e marque "Fixar em Iniciar".

O atalho aparece automaticamente na interface do Windows 8.

Saiba tudo sobre o Windows 8:

Comentados

16/04/14
Seu avatar