|

Eu conheço gente que gasta um dinheirão por mês para comprar CDs e DVDs e gravar tudo o que vê pela frente com o PC. Mas, adivinha só: existe uma forma de economizar nos discos e guardar tudo o que quiser em imagens ISO, também conhecidas por imagens de disco.

Imagens ISO? Que raios é isso? Um ISO é uma imagem, uma foto de um CD, DVD ou Blu-ray que contém todos os dados dos sistemas de arquivo contidos em tal mídia.

Uma vez criada esta imagem de disco, é possível montá-la (executá-la) como se fosse um disco físico, real. Isso significa menos CDs e DVDs espalhados pela mesa do PC e mais dinheiro no bolso.

A maioria dos programas de gravação de CD/DVD consegue reconhecer e usar tais imagens, possibilitando a cópia de dados existentes ou criando novas unidades a partir dos arquivos existentes. Entretanto, o DAEMON Tools é um dos mais simples de usar e permite criar e abrir imagens de disco sem complicações.

Neste artigo, mostraremos o que é necessário para criar uma imagem de disco com o DAEMON Tools. É fácil, muito fácil:

1. Baixe e instale o DAEMON Tools

Claro que você vai baixar o DAEMON Tools no Softonic e começar a instalação do programa, que é bastante simples. Na primeira tela você escolhe o tipo de licença para usar o DAEMON Tools. No nosso caso, a grátis serve perfeitamente:

Depois disso, você passa pela tela dos Termos da Licença:

E, em seguida, a tela dos Componentes de Instalação. Aqui, vale uma observação: as configurações padrão do DAEMON Tools são adequadas e você não precisa mexer em nada:

O DAEMON Tools oferece ainda a instalação de aplicativos extras como uma barra de ferramentas para o navegador e um programa para medir estatísticas. Cabe a você escolher se quer ou não tais aplicativos:

2. Configurando o DAEMON Tools

O DAEMON Tools tem um visual bem simples. No centro da tela inicial, você vê o ícone de uma engrenagem onde são feitas as configurações principais:

Clique no ícone para abrir a janela de opções:

Na coluna da esquerda estão todas as preferências do DAEMON Tools. Em "Geral",você determina o idioma e se quer que o programa funcione no "piloto automático": ótimo para não ter dor de cabeça na hora de criar e montar imagens de disco.

Em "Integração", estão todas as extensões de arquivos que serão automaticamente reconhecidas pelo DAEMON Tools:

3. Criar uma imagem ISO a partir de um CD

Para começar, insira o CD na unidade de leitura e rode o DAEMON Tools. Na tela principal, clique em "Criar Imagem de Disco", no ícone do CD com um disquete:

Agora, ajuste as opções para criar esta imagem. Normalmente, não é preciso fazer muito já que o DAEMON Tools identifica automaticamente a origem da mídia e a pasta de destino. Uma coisa é certa: se você quiser alterar a imagem de destino, basta escolher a mais conveniente na opção "Arquivo de Imagem de Destino":

Clique em iniciar para começar a cópia. O processo p0de demorar um pouco, dependendo da velocidade de leitura e a capacidade do disco. Simples e muito fácil de fazer!

Comentados

  • mariana |
    12/03/13
    mariana

    descobriste a polvora com esse tuto, quem não sabe fazer isso é mesmo lerdo....

  • Vidatti |
    01/04/13
    Vidatti

    eu quero criar uma .iso a partir de arquivos da meu pc....

  • Gustavo |
    26/04/13
    Gustavo

    É normal ficar o ícone do app o tempo inteiro, mesmo quando não estou usando, na barra de drives do pc? Obrigado

  • bruno salinas |
    31/05/13
    bruno salinas

    me ajuda ai, o meu pc tem windows 8, e eu tive que baixar o "daemon tools pro edition advance" só que eu não tenho nenhum tutorial dele!!! e eu queria baixar bully scholarship edition, ja faz um tempo :(

  • anommnymus |
    16/07/13
    anommnymus

    :p

  • JAbrantes |
    19/06/14
    JAbrantes

    eu quero criar um iso

26/10/14
Seu avatar