|

Certamente alguém já deve ter se perguntado o que é, onde está e para que serve a internet? Podem parecer perguntas esquisitas mas, provavelmente, a resposta não é fácil como parece. Hoje em dia, quase tudo pode ser feito pela Internet: enviar e-mails, bater papo com quem quiser, fazer ligações ou jogar são apenas algumas delas.

Se você acha que a palavra "internet" por si só é um mistério, neste capítulo do nosso Curso de Informática Básica veremos temas relacionados à rede. Como procurar e encontrar alguma coisa, prevenir riscos e, mais importante, navegar com prazer e segurança pela rede.

O que é a Internet? Do quê estamos falando?

Grosso modo, Internet é um emaranhado de redes cheias de informação e conectadas entre si. Por meio delas você tem acesso ao mundo maravilhoso da Web. Notem que são coisas diferentes: Internet engloba todos os serviços disponíveis, inclusive Webs, que nada mais são do que o conteúdo (páginas) aberto ao público.

O que há na Internet? Praticamente tudo. Você pode acessar notícias, ver vídeos, ouvir música e muito mais. Portanto, se você está no começo, não se assuste com a quantidade brutal de informação: existem maneiras de filtrar e encontrar apenas o que você quer.

Quem faz a Internet?

Não existe um "dono" da Internet. O grande barato da rede é justamente que todo mundo possa incluir qualquer tipo de conteúdo. Você, inclusive! Como? Simples: quando você comenta algum artigo ou notícia, quando participa de algum fórum, quando cria um perfil no Facebook, no Orkut ou qualquer outra forma de interação existente.

Onde está, fisicamente, a Internet? A Internet é um programa?

Não, a Internet não é um programa. Para acessar a rede é necessário um programa chamado navegador ou browser. Como o próprio nome diz, o navegador é o barco que você conduz pelo mar de informação na Internet. Existem vários navegadores, sendo os mais populares o Internet Explorer, o Google Chrome e o Firefox.

Como entro na "Internê"?

Se você já instalou o navegador, basta clicar duas vezes no seu ícone e começar a exploração. Mas, para onde vou? Bom, a melhor forma de começar é procurar temas que você curta: esportes, música, cinema, teatro, enfim. Você verá que o volume de informação é brutal.

Além disso, a Internet é como uma cidade gigantesca e, cada página web, tem um endereço próprio, evidentemente, para serem encontradas com maior facilidade. Por exemplo, se você quer entrar no Softonic para baixar novos aplicativos para o seu PC, digite: www.softonic.com.br.

Mas, onde eu digito isso? No navegador, há uma barra onde digitamos a URL, ou seja, o endereço da próxima parada do nosso barco. Exatamente como na imagem abaixo:

E o que há no Google, Bing, Yahoo e outros buscadores?

A resposta está na imagem:

E não é exagero quando dizemos "tudo o que você quiser": os buscadores servem exatamente para que você possa encontrar o que procura. Imagine que você gosta de "porquinhos da índia pretos" e tivesse que digitar um endereço de cada vez para encontrar pessoas que também curtem. Duvida? Então veja com seus próprios olhos:

Ahhhhhhhhh, moleza digitar só 13.600 endereços diferentes, né?

Atenção com possíveis perigos

Sem dúvida, um dos grandes receios de quem começa a navegar pela rede é o temido vírus. Existem vírus na rede, mas há muitas formas para você se proteger. Não clicar em páginas/links que você não conheça de verdade é uma delas. Se você acha que não é suficiente, vários aplicativos cuidam da sua segurança ao navegar.

Outro medo recorrente é o de efetuar pagamentos por Internet. A Internet é um lugar excelente para se fazer compras, a evolução tem sido constante e é muito seguro. Entretanto, assim como qualquer compra que você faça, existem riscos é não podemos fechar os olhos para este fato. Se você ainda está começando e tem pouca experiência, não compre sem antes aprender como funcionam os sistemas de pagamento online. Uma boa dica é pedir ajuda para alguém que já sabe do assunto.

Que posso fazer na Internet?

Aqui a resposta é a mesma de antes: praticamente tudo o que você quiser. Alguns exemplos:

  • Encontrar informação abundante sobre qualquer assunto;
  • Ler notícias, ouvir rádio e até ver TV;
  • Encontrar vídeos sobre qualquer assunto;
  • Enviar e receber e-mails;
  • Consultar mapas, rotas e endereços;
  • Ver a previsão do tempo;
  • Falar com pessoas que estão longe;
  • Baixar programas e jogos

Estes são apenas alguns exemplos: agora você pode deve explorar a Internet e procurar o que mais gosta!

Outros artigos

Para ler outros capítulos do Guia de Informática Básica, clique nos links abaixo:

Capítulo 1: Ligar e desligar o computador

Capítulo 2: Mouse e Teclado

Capítulo 3: Arquivos e Pastas

Capítulo 4: "Está tudo minúsculo!"

Comentados

  • gerli |
    21/10/11
    gerli

    eu não consigo entra no meu orkut

  • beatriz sena da silva |
    01/02/13
    beatriz sena da silva

    eu quero fazer curso de infomatica

  • cicero natanael |
    20/03/13
    cicero natanael

    muito bom!

  • Edson |
    09/05/13
    Edson

    Mega interessante. Por favor, permaneça sempre atualizando este artigo.

  • camila |
    16/05/13
    camila

    ebom mesmo]]

  • jonathan |
    18/07/13
    jonathan

    é legal

01/08/14
Seu avatar