|

O Brasil tem a maior taxa de crescimento no Facebook, com uma média de 10% a mais de novos usuários ao mês. Isso seria algo em torno de 20 milhões de pessoas que entram na rede social mais popular do planeta a cada 30 dias.

Além do sucesso no Brasil, o Facebook já é um fenômeno mundial e, como quase qualquer tipo de moda, tem os seus problemas...

Por exemplo, o que dizer em caso de uma criança querer abrir sua própria conta no Facebook? Qual é a idade mínima recomendada? Adolescentes e crianças devem ser tratados igualmente?

Enfim, são muitas perguntas e o OnSoftware selecionou oito razões para mostrar a você que o Facebook não é adequado para crianças. Confira:

1. Termos de Uso

Pouca gente sabe, mas os Termos de Uso do Facebook recomendam uma idade mínima para se usar a rede social: 13 anos. Parece muito, pouco, adequado? Não existe um consenso na internet sobre tal questão. Entretanto, é sempre bom levar em consideração o tipo de conteúdo que pode ser acessado por uma criança.

É impossível tentar criar uma conta no Facebook e usar uma idade que seja inferior aos 13 anos: uma mensagem é exibida dizendo que a ação não pode ser processada. Se uma criança mentir a idade e cometer algum tipo de delito digital, as consequências podem ser gravíssimas, inclusive para os pais.

2. Encontros indesejáveis

Pode parecer um chavão, mas é fato: o Facebook confirma a Teoria dos Seis Graus de Separação. Em resumo, tal teoria declara que, ao redor do mundo, são necessários um máximo de seis laços de amizade para que duas pessoas estejam ligadas.

No Facebook, é possível ver a ação de amigos, de amigos de amigos, de amigos de amigos de amigos e, finalmente, de desconhecidos. Agora, lembra do velho conselho que a sua mãe repetia sem parar? "Nunca fale com estranhos!".

- Por que deixar que seus filhos falem com estranhos na internet?

- Será que as crianças sabem dizer "não" em redes sociais?

- Você gostaria que estranhos soubessem tudo o que os seus filhos fazem no Facebook e fora dele?

Reflita sobre isso.

3. Conteúdo Inapropriado

Diferentemente de buscadores e outras páginas de conteúdo, o Facebook não dispõe de ferramentas de controle parental. Portanto, é um território propício para que as crianças encontrem praticamente o que quiserem, seja porque realmente estão buscando ou por acaso.

Além das atividades de pessoas estranhas, pode-se encontrar facilmente páginas de fãs ou grupos semitas, violentos, sexuais, torcidas organizadas e etc. Os resultados podem ser perigosos para a formação da criança.

4. Gramática e ortografia: para quê?

Triste mas verdadeiro: a geração do SMS, das redes sociais e demais tribos cibernéticas têm uma linguagem praticamente própria. Só que tal linguagem é inimiga mortal da boa escrita e leitura. E, acredite, dá desespero ver como a molecada escreve hoje em dia... Sem dizer, claro, que os mestres da literatura cometeriam suicídio em massa se vivessem em nosso tempo.

Tanto a gramática como a ortografia são absolutamente massacradas no Facebook. Tais faltas irão parar nas provas do colégio, no vestibular, na universidade, no trabalho... Enfim: incentive a leitura em detrimento ao Facebook e suas crianças serão muito mais felizes - e criativas!

5. Os RHs do mundo inteiro estão no Facebook

Tá na moda escancarar a privacidade. Tanto faz se tem gente que você nunca viu na vida sabendo de assuntos estritamente pessoais: o negócio é ser popular, alegre e jamais ter problemas no Facebook. Ou, você conhece alguém que não seja 100% feliz em redes sociais?

Pois é... O problema é que isso anda tão exagerado que já existem pessoas e empresas de Recursos Humanos especializadas em vasculhar perfis de candidatos em redes sociais. E, acredite: se uma delas encontra um perfil que foi criado para uma criança, o resultado não será nada agradável...

Tais empresas já olham o histórico do Facebook de alguns candidatos em até 5 anos retroativos. E não só por conta das fotos em baladas e raves enlouquecidas ou bebedeiras monstro. Existem também as atualizações de status, as piadinhas sexistas, as fotos picantes... E não é exagero! Agora, imagine a pergunta de um entrevistador a um candidato numa entrevista de emprego: "Então, meu bom rapaz, quer dizer que você só abandonou as fraldas aos cinco anos de idade?". Que deselegante!

6. Tratamento de dados

Embora seja possível excluir completamente uma conta do Facebook e torná-la invisível, é praticamente impossível saber se estes dados estão seguros nos servidores da rede social. Recentemente, inclusive, uma notícia dava conta de que as fotos apagadas no Facebook podem ser acessadas por até três anos...

Melhor deixar isso para um adulto: uma criança não entende tais riscos e consequências - para elas, tudo isso é uma confusão enorme.

7. A vida de verdade é muito melhor

Uma criança tem coisas muito mais divertidas que fazer do que ficar no Facebook. Mesmo que seja nas grandes cidades, fechadas em seus condomínios semiabertos, brincar sempre foi muito mais divertido do que qualquer computador.

Procure centros cívicos, clubes de leitura, escoteiros mirins ou associações de bairro: lá, as crianças são muito mais felizes que no Facebook. Além disso, ficar muito tempo diante do monitor não faz bem para a vista.

8. Será que, quando adulto, seu filho vai querer ter um perfil no Facebook?

Pense na frente, no futuro e responda: qual é o principal motivo para você criar uma conta no Facebook para um bebê? Tem muita gente que já fez isso... Também tem muita gente que é "anti-facebook" - eu mesmo sou e minha filha também já começa a ser...

Um erro dos pais é decidir pelos filhos, acreditar que eles sabem o que é melhor para eles. Papo-furado: cada pessoa é diferente, inclusive os filhos. É muita pretensão da sua parte, pai ou mãe, acreditar que você vai decidir o que é bom para o rebentos. Então, cabe a eles escolher se querem ou não ter uma conta no Facebook.

Você concorda com estes pontos? Conhece outras razões? Compartilhe a sua opinião com a gente!

[Inspirado no OnSoftware FR]

Comentados

  • leticia |
    01/04/12
    leticia

    legal isso em!!

  • mariana |
    03/04/12
    mariana

    muito bom.

  • marcio |
    06/04/12
    marcio

    show de bola vou deletar o meu.

  • Gui |
    07/04/12
    Gui

    Ótima matéria, esse é o toque que as pessoas precisam de vez em quando para acordarem de um perigo que esta debaixo do nariz.

  • Jandherson Nero |
    10/04/12
    Jandherson Nero

    TOP

  • Louis Clark |
    18/04/12
    Louis Clark

    Facebook e outos modismos e pra quem nao tem o que fazer! Vai procurar servico,bando de desocupados!

  • David Clark |
    18/04/12
    David Clark

    Esse negocio de facebook,twiter e outras besteiras e pra gente de baixo QI. A internet oferece rock & roll,filmes,jazz,blues,MPB e muita informa;ao legal,mas por que conversar com estranhos que jamais conheceremos

  • marvin |
    28/04/12
    marvin

    cada um faz o que quer e o gosta da vida, gente sem moral com suas postagens, deve ser um bando de gente que tem vida dupla, certinhos pela frente e por traz bando de devassos. Falso MOralismo isso sim.

  • Guilherme |
    29/04/12
    Guilherme

    Ótimo! :*

  • Edu |
    01/05/12
    Edu

    it's fine! :)

  • Reinaldo |
    06/05/12
    Reinaldo

    Pertinente, sem dúvida! Só que, infelizmente, a informática está e estará presente cada vez mais em nossas vidas e esse controle é inevitável. Daqui a pouco os RH's saberão até o que pegamos de comida nos restaurantes por quilo...

  • Alex SAvio |
    10/05/12
    Alex SAvio

    o facebook é uma boa ferramento de interagir com a sociedade mas nos nao devemos falar da vida pessoal pq é uma coisa que todo mundo ver então é so ter cuidado com que posta e o que comenta ..........

  • JOÃO |
    18/06/12
    JOÃO

    DEVEM TER CUIDADO COM O QUE PUBLICAM. HOJE MESMO RASTREEI UMA PESSOA VENDO AMIGO DO AMIGO DO AMIGO...DESTA PESSOA. DESCOBRI ONDE ESTÁ, FAZENDO O QUE COM QUEM. ATIVIDADES QUE DESENVOLVE, ROTINA (TRABALHO, CASA, DIVERSÃO.) ENTÃO, CUIDADO.

  • labfkrheif |
    23/06/12
    labfkrheif

    eu tenho já 11 anos e nao aceito ninguem no meu msn quem eu nao conheço e nao tenho nenhum menino só quem meu pai minha mae e meus irmaos conhessem , é recomendavel eu fazer um ??

  • Angela zecchin |
    09/08/12
    Angela zecchin

    acho que crianças no face têem que ser tutoradas por adultos responsaveis e constatemente vigiadas ;para sua própria segurança e do resto da família. Como podemos exigir desses pequenos internautas que saibam sobreviver nessas redes ;se grande parte dos adultos não sabem nem ao menos se portar de maneira decente e discreta ¨? E que ao contrário : fazem de suas vidas um livro ESCANCARADO ,para que qualquer um leia e passe à frente ...Acho enfim que devemos pensar muuuito antes de apresentar às nossas crianças ,o ¨MUNDO MARAVILHOSO DO FACEBOOK ¨...porque se vc é um desses pais que acha que filho inteligente é filho conectado ao face ...Ah meu amigo ; voce ja perdeu o controle !

  • aline |
    10/08/12
    aline

    EU AMO FACE MAS EU PERGUNTO SE EU POÇO TER UM EU TENHO 9 ANOS

  • Vanderborg |
    19/08/12
    Vanderborg

    No meu face so tenho parentes e pessoas que eu realmente conheço, ja são 151 amigos, eu ja mudei o comportamento de muitos deles, não interessa aos outros se tu peidou ou vais almoçar, e so se comportar como na vida real que não da problema.

  • Aleh |
    11/09/12
    Aleh

    Não apenas o face e as demais redes sociais que aguarda "uma caixinha de surpresa", mas a ineternet em si, pois apresenta sombrosamente, horrivelmente um ter impactante de conteúdo pornográfico (imoralidade, pervesão sexual etc), como apologia a violência, preconceitos, a promiscuidade e uma gama de malefícios que hoje é visto não apenas pelos "adultos", como também (infelizmente) pela nova geração que surge, isso e muito mais impacta na sociedade de hoje que vemos, ouvimos e convivemos,quer entre familias, organizações etc.

  • André Diniz |
    18/09/12
    André Diniz

    Os pais deveriam proibir que crianças imaturas ficassem expostas a conteúdo adulto das redes sociais, assim como de novelas e qualquer típo de mídia que possa incutir na cabeça da criança idéias para as quais ainda não estão preparados... Acho extremamente irresponsáveis os pais que permitem que seus filhos entrem em Facebooks e MSN apenas porque a mãe do coleguinha também permite.

  • bete |
    02/10/12
    bete

    Não precisávamos de Facebook para nosso aprendizado qdo éramos crianças. Nós tivemos várias etapas até chegar ao Facebook. O ICQ, o MSN, SKYPE, ORKUT. E agora tudo junto , cheio de surpresas e armadilhas a todo instante no Facebook. Elas tem que amadurecer pra decidir usar. Se querem jogar, Procurem meios mais exclusivos para isto, não no Face.

  • vitor |
    11/11/12
    vitor

    isto e um bocado estupido

  • Rosana Couto |
    13/11/12
    Rosana Couto

    É muito importante considerar essas informações, nossas crianças estão com muita liberdade e necessitamos reduzir esse acesso até certa idade. Gostei,muito!

  • Elisa... |
    14/11/12
    Elisa...

    é mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!! vo deletá o meu

  • fabiano |
    22/11/12
    fabiano

    isso e demais porque minha filha que um facebook e estar errado demais

  • wemerson |
    30/11/12
    wemerson

    eu tenho 8 anos e quero parece que tenho 11 anos

  • Angelo |
    01/12/12
    Angelo

    Concordo plenamente contigo... Você postou isso. Eu li, outros leram... mas ninguém ligaria se o publicasse no Facebook. Só se fosse uma frase de, no máximo, três palavras e simplificadas. As pessoas estão alheias às informações e só gostam de banalidades. Basta entrar nos sites de relacionamento para comprovar isso. São poucos os que se interessam por coisas que realmente têm valor. E deplorável a situação em que o mundo se encontra e isso é desanimador. Não acho graça nas informações que, ali, postam. Meu conselho é que os pais tomem ciência das informações pessoais como fotos, vídeos, e outras coisas que podem ser perigosas e colocar a vida de crianças,adolescentes e jovens em risco. Muitas vezes os pais não se dão conta disso e acabam incentivando. Acredito que a tecnologia poderia ajudar muito. Porém ela está distorcendo o seu papel e conduzindo a humanidade à regressão.

  • mauro de Oliveira |
    02/12/12
    mauro de Oliveira

    Grato pelo toque.

  • Fernando B |
    03/12/12
    Fernando B

    1. Além de todos os perigos, existem sites próprios para crianças, onde a comunicação entre usuários é monitorada, como o Cartoon Network e o Clube Penguim;

    2. Incentivar a criança a mentir desde pequeno é uma ótima maneira de dizer que leis servem para ser quebradas... péssimo começo !

  • Nataniel Menezes |
    07/12/12
    Nataniel Menezes

    Minha sobrinha queria criar um face para ela, depois destas preciosas informações, vai ter de esperar a idade certa, parabéns pelas sábias orientações....

  • kaka de Jesus |
    08/12/12
    kaka de Jesus

    Que comentário excelente! esses dias encontrei no meu facebook alguns amiguinhos de minha filha de 8 anos , crianças de 8, 9 anos... então minha filha me perguntou porque ela não tinha? e falei que ela só teria um quando tivesse a idade mínima que é 13 anos,sabe o que ela me respondeu, uma garota de 8 anos," mãe eu só vou fazer um facebook pra mim quando eu tiver com 18 anos, pois já vou está maior" isso me enche de orgulho. Ela pode até fazer um facebook aos 13 anos, mas ela já tem a conciência que participar de uma rede social não é assunto pra criança. Por isso meus parabéns pelo belissímo comentário,concordo plenamente, todos os pais deveriam ler essas 8 razões.

  • pedro de souza |
    13/12/12
    pedro de souza

    desejo saber o que e facebooik´;sou maior de idade,nacido em 1935.

  • Jordana Carmen Fiori |
    21/12/12
    Jordana Carmen Fiori

    EU SEMPRE APORRINHO MINHA MAMÃE PARA ELA FAZER UM FACE,ORKUT,MSN E ETC,MAIS NÃO VOU MAIS FAZER ISSO PORQUE JÁ ENTENDI,EU SÓ TENHO 9 ANOS DE IDADE,E EU JÁ TENHO UM E-MAIL COM APENAS UNS 8 AMIGOS,E ISSO JÁ ESTÁ BOM,EU SÓ QUERIA TER ESSAS COISAS POR QUE A MAIORIA DOS MEUS COLEGAS DA ESCOLA TEM TUDO ISSO E EU QUERIA TER TAMBÉM. MAIS AGORA NÃO VOU MAIS FAZER ISSO,MINHA MÃE SEMPRE DISIA QUE OS PAIS PODERIAM SER PRESOS. MAIS AGORA EU SÓ VOU MANDAR UM GRANDE BEIJO PRA QUEM PUBLICOU ISSO PORQUE ESCREVEU O CERTO!!!

  • cassiani |
    23/12/12
    cassiani

    Tenho 9 anos e eu vou sim fazer um face aranco a guela de quem me bloquear de novo que eu ja perdi meu face por causa disso viu...

  • miriam.vinhas.3 |
    19/01/13
    miriam.vinhas.3

    Cassiani,você não sabe nem escrever ainda e quer ARRANCAR A GOELA de quem te bloquear? Vai estudar. O tempo que você perde com futilidades, deveria gastar com coisas mais inteligentes, por exemplo estudar. Seus pais é que deveriam fazer comentários sobre esse artigo e não você.

  • adailson |
    29/01/13
    adailson

    agradeço pelo esclarecimento a equipe do facebook

  • Esther |
    01/02/13
    Esther

    Gostei diso pois da que a 2ano terei o meu facebook eo poderei asesalo pois só tenho 11 anos

  • ana paula |
    05/02/13
    ana paula

    criança pode ter face

  • sara dester |
    07/02/13
    sara    dester

    face é uma ma influensa para todos

  • Laís |
    22/02/13
    Laís

    eu sou criança e acho um pouco injusto isso mas também acho justo pois fazem coisas e mostram fotos inadequadas pra mim por exemplo

  • leo kiil |
    25/02/13
    leo kiil

    Laís Tomara Q Vc Veja Algo Inadequado Pra Sua Idade Tipo Assim Violencia E Essa Coisas Pq É Justo Isso. E Tbm Todos Desses Comentario Podem Ser Crianças,Tenho 15 Mas N É Pq Sou Mas Velho Q Estou Falando Isso É Pq Eu Acho Isso Certo Ps/ estou falando serio )(

  • kokimitio |
    25/02/13
    kokimitio

    eu quero ter facebook alias tem neninos ede o8 ou 8 ou 7 ou 10 anos que tem pq os meroner nao e boia edeia ??????????????

  • erica rodrigues |
    27/02/13
    erica rodrigues

    legal isso ne pessoal ainda bem q eu nao sou crianca

  • matheus |
    31/03/13
    matheus

    legal de mais+++++

  • Júlia |
    31/03/13
    Júlia

    bom a maioria das crianças tem facebook... Eu tenho 09 anos e tenho facebook isso mentira quase todas as criança tem facebook criança pode ter sim facebook !!!

  • Marilu |
    06/04/13
    Marilu

    Concordo com tudo isso e tem muitos perigos que rondam o face que os pais nem imaginam. Parabéns pela iniciativa!

  • brenda |
    08/04/13
    brenda

    e legal bom mesmo

  • fatima marisa lima |
    14/04/13
    fatima marisa lima

    como faço para bloquear o fecebook da minha filha ela é de menor não fui eu que abri o fece para ela

  • Paulo |
    15/04/13
    Paulo

    É desolador ler as respostas das "supostas" crianças que responderam a este artigo.

  • Tatiana |
    17/04/13
    Tatiana

    gostaria de saber quais são os perigos que uma criança pode ter ao utilizar o Facebook quais o risco que ela corre,oque pode acontecer com a criança por favor alguém pode me responder

  • gabinho |
    22/04/13
    gabinho

    Olhe,eu tenho facebook e orkut desde 5 anos de idade portanto hoje tenho 9 anos,mas nem toda criança é igual as outras algumas tem a capacidade de entender a linguagem de adultos e outros,por mais que eles escrevam tb vc eu sempre ponho você,também,Nem toda criança é assim, algumas tem capacidade,vamos supor que eu tenha 15 anos e sou retardado?? aí não vou entender nada né então não depende de idade depende da capacidade de inteligência um abraço e algumas poucas crianças tem sim acordo de ortografia e de ficar em computador,um abraço espero que leiam isso para verem que sou inteligente e sou criança,todo mundo é diferente.não é por idade e sim capacidade de inteligência feito por gabinho da 4 serie

25/07/14
Seu avatar
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. Próxima