|

Depois de muitos rumores e espera, o gigante Google finalmente lançou o seu serviço de armazenamento online. O Google Drive oferece 5GB grátis (expansíveis até 16TB, pagando) para você guardar qualquer tipo de arquivos na nuvem e acessá-los de qualquer lugar.

Quais as vantagens do Google Drive?

Espaço para guardar arquivos na nuvem não é nenhuma novidade. Outros serviços, como os famosos DropBox, Microsoft SkyDrive ou  Box para celulares já ofereciam isso antes. A principal novidade do Google Drive é a possibilidade de editar e compartilhar documentos online.

Mas os novos recursos não param por aí. O Google Drive usa a tecnologia de identificação de textos em imagens (OCR) para reconhecer o que está escrito em documentos escaneados e fotografados. O Google Goggles também é usado para identificar objetos fotografados. Ao fazer uma busca por “Torre Eifel”, por exemplo, seus retratos da viagem a Paris podem sair nos resultados de busca.

Como se inscrever no Google Drive?

Para conseguir os 5GB online, é preciso pedir acesso ao serviço para o Google. Visite a página do Google Drive e registre seu e-mail. Quando o seu HD virtual ficar pronto, o Google enviará um aviso e então você já poderá usar o seu Google Drive.

Integração com outros serviços do Google

Outra das principais vantagens do Google Drive é a completa integração com outros serviços do Google, principalmente com o Google Docs. Isso significa que é possível abrir, visualizar e editar seus arquivos no próprio navegador. Até mesmo os vídeos podem ser assistidos online em um player igual ao do YouTube:

Além dos 5 GB do seu HD virtual, ao se inscrever no serviço, o seu Gmail ganha automaticamente uma caixa de entrada de 10GB e, sua conta Picasa, 1 GB, para que você possa guardar mais fotos.

Enviar anexos grandes por e-mail também ficou mais fácil. Agora é possível mandar apenas o link de acesso (já integrado ao Gmail), com a opção de permitir que outras pessoas editem o seu documento.

Google Drive no celular

O aplicativo do Google Drive para Android já está disponível enquanto o de iPhone está a caminho. Na verdade, o que houve foi uma transformação do antigo app Google Docs. Nele é possível visualizar, abrir e editar o que está guardado no seu disco virtual.

Quais são as limitações do Google Drive?

A principal limitação do serviço está relacionado justamente ao seu ponto forte: edição de arquivos. No Google Docs era possível editar praticamente qualquer arquivo de texto, como Doc, RTF ou TXT. Já no Google Drive, é necessário converter ao formato do Google (Gdoc).

Outra desvantagem são os arquivos criados diretamente no novo serviço. Eles não ficam acessíveis em modo offline, a não ser que você configure o navegador Google Chrome especificamente para isso (abrindo o serviço no navegador e selecionando “Set up Docs offline”).

Google Drive é melhor que o DropBox?

Os dois serviços são muito parecidos e ambos mantêm uma pasta sincronizada no seu computador. O DropBox é uma das opções mais usadas para armazenar arquivos online. Já o Google Drive tem como diferencial a edição online, com a desvantagem de ser necessária a conversão ao formato Google para usar essa função.

Mas nada impede você de utilizar os dois serviços ao mesmo tempo, sem esquecer outras opções como o Microsoft Skydrive e o Box para celulares.

Chegou a hora de aposentar de vez o pendrive. E, se já começou a usar o Google Drive, não se esqueça de comentar aqui no OnSoftware o que está achando do serviço!

Comentados

  • Edson |
    25/04/12
    Edson

    Parece interessante, mas estou tão acostumado ao meu Dropbox q vai ser difícil migrar de um para o outro. Talvez eu o use mesmo somente pra compartilhar docs. Uma pergunta: Eu já tenho 25Gb de espaço no Gmail (me custa $5/ano), logo é 99,99% de chance de eu não ganhar esses 10Gb extras com a ativação do Drive, não é mesmo? Outra coisa, o nome do outro serviço citado é Google Goggles.

  • keciane |
    26/04/12
    keciane

    que bom vcs ter criado isso alen de nos ajuda nos garante sucesso na escolha

  • Marcelo |
    09/05/12
    Marcelo

    A versão para Android fica atrás do Dropbox. Mas nos pc´(02) e notebook (01) onde uso, os dois são praticamente iguais. Só muda a edição do Google Drive, o que acho desnecessário enquanto tiver os programas instalados na máquina. Porém, para o AutoCad, por exemplo, será uma vantagem editar online. Em breve ele poderá ajudar até numa entrevista de emprego.

  • carlos barbosa |
    21/05/12
    carlos barbosa

    Tem algum ´usermanual´para o google drive?

    Não consigo comprar mais espaço no dropbox. Fica dando que o endereço de cobrança do cartão de crédito não confere (e não tem jeito!). E não há nenhum ´fale conosco´ que funcione no dropbox. Alguém tem alguma sugestão? Senão vou ter que comprar no drive.

  • Glaucia |
    13/08/12
    Glaucia

    Olá, vou precisar administrar mais de uma conta do googleDrive. é possível ter em meu pc mais de um acesso? Ou seja, posso ter no meu pc o drive da conta A, outra da Conta B...?

  • Wilson Octavio |
    23/10/12
    Wilson Octavio

    Existe a versão do Dropbox em português. Eu instalei no meu smartphone e está em inglês. Alguém pode me ajudar. Grato. Wilson

  • noriyuki |
    19/12/12
    noriyuki

    Alô Google. Não consigo comprar um pacote do Google Drive para 100 GB. Só aparece uma mensagem dizendo "ocorreu um problema", mas não diz qual o problema. O que está havendo?? O serviço não está disponível??

  • cris |
    22/05/13
    cris

    quando compartilho um arquivo a pessoa que receber precisa ter conta no gmail?

  • hoaozinho |
    06/07/13
    hoaozinho

    100 % bom nota 1000 muito bom mesmo é muito legal gostei e aprovei espero não ter dor de cabeça ok faça o seu é de graça

  • Balint |
    23/07/13
    Balint

    O site Minhateca.com.br oferece HD virtual ilimitado e totalmente gratutio!

  • [ADM AnzyNn] |
    24/07/13
    [ADM AnzyNn]

    Vou fazer o teste no Minhateca.com.br pra ver se prestas, porque o skydriver tah sem futuro pra não dizer outra coisa...

    Vlw Balint pela dica...obrigado...

18/04/14
Seu avatar