Como usar mapas offline no Android

Uma das maiores vantagens de ter um smartphone com GPS é quando nos perdemos ou não sabemos como chegar em algum lugar específico. Nessas horas, aplicativos como o Google Maps ou o OsmAnd sempre salvam nossa pele e nos indicam o caminho correto.

O problema é quando não temos cobertura de sinal. Isso sem falar que, com o GPS e internet ligados, a bateria do celular acaba em um momento. O que muita gente não sabe é que tem como usar o GPS no Android sem precisar estar online, o que ainda pode economizar o gasto de internet para aqueles que não tem um pacote de dados.

Foi pensando nisso que decidi fazer um tutorial no Softonic de como usar o GPS do Android desconectado. Veja como é simples:

1. Instale o OsmAnd

A primeira coisa a ser feita é instalar o OsmAnd no Android. Este aplicativo permite baixar mapas da internet e guardá-los no cartão de memória do aparelho.

2. Procure os mapas do Brasil

Para fazer o download dos mapas do Brasil, entre em Configuração > Dados offline e clique na mensagem “Clique aqui para obter ou actualizar dados offline” para procurar os arquivos do país. Recomendamos estar conectados a uma rede Wi-Fi para baixar o mapa.

3. Baixe os arquivos do mapa

Depois de selecionar o mapa desejado aperte o botão “Baixar” para instalar o mapa no celular. O processo pode demorar uns minutos, dependendo da sua conexão.

Agora você já pode ver sua posição no mapa ou verificar endereços, mesmo quando o aparelho estiver sem cobertura. o OsmAnd mostra inclusive o caminho para chegar em um lugar específico, mas lembre-se que a  navegação por voz não funciona sem estar conectado à internet.

Carregando comentários