GTA 5: personagens, missões, assaltos, Los Santos e todas as novidades

O GTA 5 está sendo desvendado aos poucos – o que é bom para quem tem que esperar até o dia 17 de setembro. Depois de alguns trailers de personagens, a Rockstar deu mais mostras de que o jogo promete mesmo. Já dá para ter uma ideia de jogabilidade e alguma coisa mais…

Hoje vamos dar uma olhada em algumas dessas novidades que já foram reveladas: mudança de personagens, importância das missões, novos esquemas… Confira as principais delas e veja o que a Rockstar está aprontando:

Três anti-heróis, três formas de ver a vida

A mudança mais relevante no GTA 5 é a possibilidade de controlar três personagens: não é exagero, você não irá com apenas um personagem por missão, e sim com três ao mesmo tempo! A qualquer momento do jogo, você pode alternar entre eles.

Isso faz com que o GTA 5 tenha uma jogabilidade muito mais dinâmica e adaptada para cada jogador. Desta forma, de acordo com o ponto do mapa em que você esteja, aparecerão missões diferentes. Sem dúvida que o GTA 5 será um game de contrastes.

Um exemplo: imagine que você está jogando com o Franklin, numa moto, e percorrendo Los Santos tranquilamente. De repente, você decide jogar com Trevor… O anti-herói está pegando uma praia, um sol e rodeado de cadáveres!

A diferença entre ambos os personagens não está apenas no aspecto ou nas atividades, mais também nas habilidades. Herdado do San Andreas, o GTA 5 trará um sistema de melhora de habilidades como sigilo, disparo, resistência, condução e até capacidade pulmonar. Mas não é só isso: cada um dos três protagonistas tem um “poder especial”, ideal para determinadas missões.

Como o Franklin é um ás do volante, tem a habilidade de fazer com que o tempo vá mais devagar enquanto dirige – perfeito para quando você está em uma perseguição com a polícia. Trevor, por outro lado, tem o dobro do seu poder de luta, já que é um tipo furioso e violento. O mais calmo dos três é Michael, que terá um poder similar ao de John Marston em Red Dead Redemption: parar o tempo em tiroteios para calibrar sua pontaria.

Os assaltos mais incríveis

A Rockstar garante que no GTA 5 você não se limitará às missões principais. Claro que elas existirão e serão importantes, mas também existirão assaltos sensacionais – e serão realmente espetaculares!

Agora, cada operação deverá ser planejada cuidadosamente, com todos os detalhes bem controlados. Nada de entrar num banco, dar duas cambalhotas e sair com a grana.

Cada operação começa no momento em que você decide quem será o seu comparsa. Trevor, Franklin e Michael estarão sempre por perto e poderão contratar capatazes para executar o serviço. Você pode escolher entre pilotos, atiradores e várias outras habilidades. Além disso, negociar a parte da grana e o salário por cada missão também faz parte da trama.

Depois do planejamento, vem a execução. Nesta parte, tudo o que você aprendeu na saga GTA continua parecido.

Máquinas de matar

Tem gente que diz que os combates na saga GTA são simples, pobres. Até podem ser e foi por isso que a Rockstar deu atenção especial a este quesito no GTA 5. Os combates terão uma espécie de sistema de objetivos a serem cumpridos, que permitirão atacar um inimigo em concreto.

No GTA 5, também vai dar para atirar ao mesmo tempo em que o personagem corre, assim como haverá um novo sistema de coberturas. Além disso, pela primeira vez na saga GTA, a saúde se regenerará, ainda que só até os 50% – os kits de saúde e outros objetos continuam sendo fundamentais.

Praticando os seus hobbies favoritos

Mas a vida não é só trabalho em Los Santos. Você vai descobrir que cada um dos protagonistas do GTA 5 tem hobbies e vícios.

Lembra que no San Andreas o CJ podia jogar basquete? No GTA 5, Franklin curte esportes extremos, motos estilo Harley-Davidson, paraquedas e mergulho.

Também existem zonas de Los Santos que são mais tranquilas e exclusivas: dá para jogar tênis, golfe e até fazer ioga!

Uma cidade viva!

Muita gente se decepcionou quando ficou sabendo que, no GTA 5, não haveria a área completa de San Andreas… É compreensível. Mas todos os temores se dissiparam quando foi possível comprovar que Los Santos é uma cidade completamente reformulada!

A parte urbana terá muito mais movimento, mais gente e mais vida. A interação será muito mais intensa e você pode até conseguir algum “serviço extra”. Nos alredores, montanhas com fauna e flora locais completam o cenário. Talvez seja possível até praticar caça!

Um multiplayer revolucionário

Bom, mas a pergunta que fica é: e o modo multiplayer? Ainda não há muita informação disponível, mas a Rockstar já adiantou que será “muito especial e diferente”.

Mesmo sem dizer nada, há uma pista na primeira demo: no menu de personagens, existe um ícone de cada um dos protagonistas e… um outro ícone! Será possível jogar com um quarto personagem, provavelmente externo? Só o tempo dirá…

Agora é a sua vez: quais foram as novidades mais impactantes do GTA 5 na sua opinião? Comente!

Carregando comentários