|

A maioria das pessoas se conforma em diferenciar os tipos de software de duas formas: grátis ou não. O problema começa quando você entra no Softonic para baixar algum programa e encontra coisas como: Shareware, Freeware, GPL, Demo, Teste... E agora, o que isso tudo quer dizer? Será que é apenas um plano maquiavélico dos fabricantes de programas para confundir minha cabeça?

Não, não é nada disso. O que acontece é que, ainda que as diferenças entre cada tipo de licença sejam pequenas, são absolutamente necessárias. Cada programa tem características distintas e é normal que as licenças não sejam iguais. Outra coisa que influencia são os acordos internacionais de licenças que, de certa forma, regulam tais nomenclaturas.

Mas, chega de enrolação: vamos direto ao ponto para que você não tenha mais dúvidas, de uma vez por todas.

Freeware / Grátis

Essa é fácil. O programa que leva esta licença é um presente para você. Criado por um desenvolvedor de bom coração, despreocupado com vantagen$ financeira$. Em alguns casos, existem ressalvas como, por exemplo, o programa só pode ser usado para fins pessoais, domésticos e etc. Nestes casos, se diz "Grátis para uso não comercial".

Por outro lado, há outros desenvolvedores que precisam de dinheiro para hospedar programas, comer, comprar roupas e, com sorte, tomar uma cervejinha. Criam software grátis e pedem uma “ajudinha”, no caso de pessoas que queiram contribuir. São os chamados programas Donateware e são mantidos por meio de doações.

Outros são mais específicos e pedem um Postcardware: as pessoas que usam seus programas são convidadas a enviar um cartão postal ao autor.

Adware / Grátis e com publicidade

Tecnicamente, também são programas 100% grátis. Ao mesmo tempo, despertam amor ou ódio, porque se mantém por meio de publicidade... O problema é que, em certos casos, tal publicidade é realmente chata, invasiva e/ou irritante.

Há uma diferença entre tipos de programas com licença Adware. Alguns obrigam a instalação de componentes publicitários ou barras de ferramentas. Outros apenas oferecem a possibilidade de colaborar ou só exibem conteúdo publicitário.

GPL / GNU / BSD / OpenSource

São tipos de licença muito conhecidos para quem conhece Linux e, basicamente, são programas livres para baixar, usar, distribuir e, inclusive, serem modificados. Isso porque, além do programa em si, seu código fonte também é distribuído. eMule e Ares são bons exemplos de programas com licenças GPL.

Existem pequenas diferenças entre cada sigla e explicaremos cada uma delas em um post dedicado ao tema.

Demo

Demo quer dizer demonstração: permite que você conheça o funcionamento de um programa, dê apenas uma olhada. Estas licenças são muito usadas para games. Você tem a chance de conhecer o jogo e decidir se compra ou não.

Para se ter uma ideia, é como quando a gente vai à feira e o vendedor de fruta distribui pedaços de melancia para todo mundo que passa. Depois de provar, você escolhe se leva a danada prá casa ou não.

Shareware / Teste

Neste caso, o programa disponível para download tem algum tipo de limitação. Podem ser funções específicas e/ou tempo de uso grátis determinado. Depois deste prazo, é necessário comprar o programa completo.

Trial

É muito parecido ao Shareware. A diferença principal é que nesta licença necessariamente tem uma data de validade. Acabado este período, o programa para de funcionar. Chegou a hora de tirar a carteira do bolso...

Versão Completa

Neste tipo de programa, não tem choro, nem vela. Não existe Trial, Demo ou Teste. Você tem de comprar o programa completo.

Agora, quando for baixar algum programa no Softonic você já sabe o que cada um destes nomes quer dizer, certo?

Comentados

  • Helton John Dias Carvalho |
    22/09/11
    Helton John Dias Carvalho

    Olá tenho um e71 nokia 3 chips,ele está cortando nas ligações? como acabar com esse problema?

  • ernande |
    13/03/12
    ernande

    baixei o ares só que quando vou baixar musica ele pede para fazer o registro do are ? ai pede o codigo como faço pra arrumar o codigo?

  • Carlos |
    14/11/12
    Carlos

    O que significa, nos jogos para java, Gratis(ads)?

  • pery torres |
    20/03/13
    pery torres

    estas explicações são o que eu esperava para ter o conhecimento exato do que vou baixar em meu computador; evita baixar e logo após ter de remover o programa por ele não ser compatível ou não ser o que eu preciso para meu PC. obrigado.

  • nai |
    20/09/13
    nai

    muito bem

02/09/14
Seu avatar