Uma nova linha do tempo do Facebook, com rolagem horizontal

Calma! O Facebook não vai mudar de novo. Pelo menos, não que eu saiba. Apesar de (bastante) controversa, a ativação da Linha do Tempo do Facebook está sendo feita de maneira gradativa aos usuários da rede social e alguns ainda têm a sorte – ou azar – de continuarem a ver o seu mural como antes. Mas, de acordo com o próprio Facebook, a Linha do Tempo será obrigatória para todos em breve. (Para os que já receberam a atualização e estão descontentes, ainda existe uma maneira de desativar a Linha do Tempo.)

Então, a que se refere essa “nova apresentação” citada no título do post? Trata-se de um projeto da Microsoft chamado “A Year in the Like” que convida quem tem perfil no Facebook a acompanhar um resumo dos últimos doze meses escrito a partir dos comentários de seus amigos e familiares.

O visual do “A Year in the Like” é o que mais chama a atenção. A informação corre na tela enquanto os meses vão passando na parte de baixo, como se realmente você viajasse no tempo. E o aplicativo ainda é totalmente interativo: além de controlar a barra do tempo, você pode clicar em qualquer comentário e recuperar a situação em que ele foi publicado. Se estiver associado a uma foto, ela aparece como imagem de fundo. Definitivamente, uma volta ao passado em grande estilo.

Outras duas funcionalidades incrementam ainda mais essa interatividade, tornando a experiência de navegar pelo “A Year in the Like” o mais personalizada possível. A primeira é o filtro de conteúdo, que permite selecionar as frases apresentadas por fotos, vídeos ou atualizações de status e até mesmo por grupos ou pessoas específicas. A outra é a criação de um filme da sua vida com dois minutos de duração. E mais: você escolhe quem são os coadjuvantes dessa sua biografia rápida entre seus amigos do Facebook. Depois, pode compartilhar a montagem diretamente no próprio Facebook, no Twitter ou copiar a URL e enviar para quem quiser.

O “A Year in the Like” é um desses aplicativos para Facebook que precisa de autorização para acessar seus dados, mas nada além do que você já publica abertamente no seu próprio perfil.

Viaje na sua Linha do Tempo do Facebook por meio da experiência proporcionada pelo “A Year in the Like” e deixe aqui seus comentários (ou a URL do seu vídeo) para que a gente te conheça melhor. 🙂

Carregando comentários