Acesse o Facebook sem fazer login

Você é do tipo que se irrita ao digitar diferentes e-mails e senhas várias vezes por dia quando acessa seus perfis em sites e redes sociais? Pois saiba que, pelo menos no Facebook, dá para pular a etapa do login.

A maior rede social do mundo permite vincular contas já existentes em webs populares, como o Google e o MySpace, com o seu perfil na página. Assim, se já estiver logado no Gmail, por exemplo, o Facebook identifica a conta de forma automática e oferece acesso direto ao serviço, sem que seja preciso digitar suas credenciais.

Esse sistema só é possível porque o Facebook utiliza a tecnologia OpenID, um recurso que extende os dados de login de uma conta para várias outras e dispensa o gerenciamento de múltiplas senhas. Além de economizar tempo no processo de identificação, o OpenID é uma boa maneira de controlar melhor a sua identidade digital.

Confira o passo a passo de como vincular contas no Facebook:

1) Acesse normalmente seu perfil no Facebook, clique na seta do menu superior direito da página e, em seguida, em “Configurações da Conta”:

2) Clique em “Contas vinculadas”:

3) Abra o menu “Adicionar uma nova conta vinculada” e selecione o serviço que você já usa, por exemplo o Google. Clique em “Vincular uma nova conta”:

4) O Facebook pedirá que você confirme a operação digitando a sua senha:

5) Na janela que aparecerá automaticamente na tela do Facebook, confirme que deseja usar os dados de login do site selecionado no Facebook.

Agora é só se acostumar com um único login! Nada de ficar escrevendo e-mails e senhas diferentes para cada perfil online que você tem. O único detalhe é que a ferramenta de contas vinculadas só funciona para pessoas cadastradas. Ou seja, não dá para usar o OpenID se você é um novo usuário do Facebook e ainda não se cadastrou.

Carregando comentários