|

Há alguns dias, publicamos um artigo que falava sobre as principais razões para se abrir uma conta no Twitter. Falávamos da liberdade, agilidade e outras vantagens que o maior serviço de microblogging do mundo tem e porque seria interessante fazer parte dele.

Entretanto, como tudo na vida, o Twitter também tem pontos negativos... Para fazer papel de advogado do diabo, neste post vamos mostrar porque o Twitter não presta e, claro, porque você tem de correr de lá como o próprio cramulhão foge da cruz. Dê uma olhada:

1. Muita informação: não dá para ler tudo

É matemático: quanto mais gente você segue, maior a quantidade de informação na sua timeline.

Chega um momento em que a quantidade de tweets é tão grande, mas tão grande, que fica impossível ler tudo... Se você sofre de algum tipo de hiperatividade, certamente vai curtir seguir milhares de pessoas e grudar no Twitter o dia inteiro.

Isso fará você dizer...

2. "Virei um escravo do Twitter e esqueci de viver"

Você virou um robô e não consegue fazer outra coisa da sua vida a não ser tuitar! É um risco e acontece com muita gente: uma dependência excessiva, que faz com que a vida real praticamente desapareça.

Lembre-se: um show, uma balada com os amigos, uma noite de Ano Novo e outros eventos na vida real são muito mais divertidos.

3. Tentei entender mas não rola: o Twitter não é para mim

Eu conheço muita gente que não vê a menor graça no Twitter. Pessoas que realmente não entendem o que se passa ali... Ainda mais com essa história de hashtags, trending topics, menções, seguidores...

Quem não curte o Twitter realmente deve achar tudo isso uma chatice... Sem dizer na bagunça. Por exemplo, qual é a hashtag a ser usada: #euro, #euro2012, euro 2012 ## ou #euodeiohashtgs? Mistério...

4. Preciso mais que 140 caracteres

Aqui, os que amam o Twitter que me desculpem mas 140 caracteres não servem para expressar nada. Ter de resumir frases, cortar palavras, abreviar e sei lá mais o que para não ultrapassar o limite parece um insulto à língua, seja lá qual for.

É simples: 140 caracteres não são suficientes e não permitem dizer muito. E ponto!

5. Prefiro o Facebook

O Twitter vai direto ao ponto: você escreve o que quer e, se tiver espaço, pode adicionar um link ou subir uma foto e mais nada. É exatamente por isso que muita gente prefere o Facebook: lá só falam com quem conhecem e podem saber dos mínimos detalhes das vidas dos seus amigos.

Isso, claro, sem dizer as fanpages, os games, álbuns de fotos e muito mais. Em resumo: o Facebook é melhor que o Twitter.

6. É uma mediocridade sem fim: TTs e hashtags

Os trending topics ou, no Twitter em português, "Assuntos do Momento", são palavras ou frases que estão em evidência no Twitter, em determinado momento. O problema é que, em 95% das vezes, são temas que não interessam a você. Sim, é hora de abandonar o microblog...

Apenas para que se tenha uma ideia: o tal Justin Bieber não sai dali nunca... Ok, a molecada tem todo o direito de exaltar o seu "ídolo", mas... bom, menos, né? Menos...

7. Escrever bem e Twitter: convivência impossível

Aqui, a linha que divide o Facebook do Twitter é muito tênue. Em ambas as páginas, o povo escreve mal, errado e os erros de ortografia são uma regra - quando deveriam ser exceção. Triste, mas verdade.

O bom é que no Facebook dá para bloquear "assassinos do idioma"... "No Twitter também!", gritarão os mais xiitas. Sim, no Twitter também dá, mas é um bloqueio definitivo, não apenas de determinado post.

E, cá entre nós, é muito desagradável quando alguém escreve com erros gramaticais.

8. Não gosto de informação falsa, de boataria

Se você não gosta mesmo, fique longe do Twitter - boatos, trolls, fofocas e qualquer outro tipo de informação não confiável é o que mais se vê por lá. Atenção porque nem tudo o que você lê é verdade.

Isso sem contar os perfis falsos ou de mentira que lotam o Twitter...

9. Twitter está na moda. (E eu não suporto a moda!)

Você quer (e sempre quis) ser uma pessoa independente, sem amarras. Odeia ouvir falar "mas todo mundo gosta" e não está nem aí para tendências e modismos. Ótimo, fuja do Twitter - é uma ótima maneira de dizer ao mundo o quanto você quer manter a sua privacidade e a sua vida lá fora em segurança ;-)

Se você discorda de tudo o que escrevemos aqui, então é melhor ler o outro lado: 9 motivos para entrar no Twitter :-)

(Inspirado no OnSoftware FR)

Comentados

  • Alguem que nao curte twitter |
    25/07/12
    Alguem que nao curte twitter

    DETESTO O TWITTER NUNCA ME SENTI CONFORTAVEL FIZ PQ AMIGOS INDICARAM Q INSISTIRAM, É MONOTO, É PUR TIETAGEM, É SO LEGAL PARA FAMOSOS FICAR COM O PEITO CHEIO E COM O EGO INFLADO. OU SEJA TWITTER É PARA QUEM GOSTA DE BABAOVO E PUXASSAQUISMO.

  • Francisco |
    29/07/12
    Francisco

    "1. Muita informação: não dá para ler tudo": verdade, por isso limito o número de perfis que sigo :) Quer um relacionamento? Vá para o Facebook! :) "2. "Virei um escravo do Twitter e esqueci de viver"": Verdade. Vou pensar melhor sobre isso! rs 0.0 "3. Tentei entender mas não rola: o Twitter não é para mim": Não concordo. Dá pra entender, cada um define sua hashtag e seus seguidores aderem :) "4. Preciso mais que 140 caracteres": Não concordo. Twitter não é rede social. Repito: Quer um relacionamento? Vá para o Facebook! :) "5. Prefiro o Facebook": Não dá pra comparar. Cada um tem sua função paralela :) "6. É uma mediocridade sem fim: TTs e hashtags": Não concordo. Já fiquei sabendo de muitos assuntos interessantes e notícias de última hora através do TT. "7. Escrever bem e Twitter: convivência impossível": Concordo! E como mencionou, em qualquer lugar, inclusive no mestre Facebook ;P "8. Não gosto de informação falsa, de boataria": Não concordo. Não é tão frequente este tipo de informação e no Facebook tem os mesmos problemas. Eu mesmo já tive que comentar um post que era HOAX, linkando para as explicações :) "9. Twitter está na moda. (E eu não suporto a moda!)": Não concordo. O que é prático é chamado de "moda" porque passam a usar. O Twitter tem sua função de informar algo rapidamente em tempo real e acredito que sempre será assim. No geral, gostei do post. Parabéns! :)

  • WDHellS |
    09/08/12
    WDHellS

    Tenho alguns profiles no Twitter, nos quais utilizo como acesso resposta em sites que tenham escolhas de conecção para postar. ou seja,para uso não twitáveis.

    Além do mais,assim como toda a internet,não passa de mais uma counicação fantasma com o computador. Oque diferentemente,funcionaria melhor como resposta progresso ou publicações profissionais entre clientes.

  • Um aprendiz |
    15/08/12
    Um aprendiz

    Conexão com cç é dose!

  • joyce |
    23/08/12
    joyce

    que legal

  • 69736D |
    15/09/12
    69736D

    pra que serve o twitter?

  • M |
    08/10/12
    M

    O Facebook é muito mais "modinha" que o twitter, suas fan page estão cheias de coisas copiadas de outros sites (conhecidos vulgarmente na internet como "kibes"), coisas sem utilidade, fora que o analfabetismo está dominando (pessoas que escreviam de um jeito no velho orkut que não entendíamos nada estão lá no facebook).

    Tudo isso fora as grandes "correntes" tão querida pelos facelovers/orkuteiros.

    E se pararmos pra pensar, o twitter é um microblog informativo e/ou pessoal e não uma rede social para falar intimamente, manter relação e afins, assim como Francisco disse.

    O post foi uma boa ideia e claro, sua opinião, mas não concordo com os motivos apresentados.

  • @oDiegoNeves |
    09/07/13
    @oDiegoNeves

    Parei de ler no 1º motivo

  • Douglas |
    17/07/13
    Douglas

    Opinião todo mundo tem... O Autor desse tópico tem 9 razões para não ler twitter...Logo, tem alguém com quinhentas razões para se ter... Em suma, o mundo virtual seria o quê sem redes sociais? E TODAS têm sem contra!!!!!!

  • Douglas |
    19/08/13
    Douglas

    Exclui meu facebook e to pensando em exluir o twitter e o skype , não vejo ultilidade alguma .

30/10/14
Seu avatar