|

Twitter: sem sombra de dúvidas, um fenômeno da internet. O serviço de microblogging mais popular do sistema solar permite que você expresse tudo o que sente em apenas 140 caracteres. Sim, é preciso ter poder de síntese e ir direto ao ponto.

Mas a pergunta que fica no ar é simples: por que abrir uma conta no Twitter? Neste artigo, daremos nove bons (?) motivos para você cair de cabeça em um mundo totalmente novo, onde há muito o que descobrir. Certamente, algumas destas razões combinam com você. Confira:

1. Antes, preciso de mais informação

A agilidade é o ponto forte do Twitter. Desde que aterrissou na internet, o "passarinho" mudou a forma como as pessoas chegam às notícias. Não é exagero dizer que os jornalistas já não são mais os únicos a explicar e divulgar determinada informação.

Com o Twitter, blogueiros, celebridades, esportistas, médicos, catedráticos e gente comum passam a ser fontes de informação. E isso a uma velocidade única. O difícil é conseguir separar o joio do trigo. Entretanto, com um pouco de prática, você consegue filtrar o que realmente interessa.

2. Tenho um blog ou um site e quero que sejam conhecidos

Todas (ou quase todas) grandes marcas, jornais, pessoas e produtos têm um perfil no Twitter - não importa a qualidade do conteúdo. A ideia principal por trás desta ação é fazer divulgação, aparecer e, se possível, conseguir que alguém preste atenção ao que você tem a dizer.

Claro que, para atingir um nível aceitável de popularidade, é necessário ter paciência e tempo livre: a fama cibernética tem o seu preço - e não é barato.

3. Adoro celebridades e quero saber tudo sobre elas

Sim, as principais celebridades do planeta já estão no Twitter. Lady Gaga, Ashton Kutcher, a presidente do Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Gloria Pires, Luciano Huck, Serginho Groisman, Nelson Rubens, Adriane Galisteu, Patrícia Poeta, Os Paralamas do Sucesso, Skank, enfim... Celebridades dos mundos da música, da TV, do cinema e para qualquer tipo de gosto.

Alguns desses perfis são atualizados por moderadores: pessoas contratadas para usar o Twitter em seus nomes. Também existem perfis fake (de mentira) criados, sobretudo, para divertir. Alguns são ótimos, como o da Hebe Camargo, o do Vitor Fasano e o da Rainha da Inglaterra.

Apenas por isso, já vale ter uma conta no Twitter. Basta seguir estas pessoas para saber tudo sobre suas vidas, ideias, atitudes e ações. Diversão garantida, ainda que seja bem possível que você se decepcione com alguns deles...

4. É melhor que o Facebook

Acompanhar os amigos no Facebook foi legal... Isso mesmo, foi. No passado. Agora, não existe um dia sequer em que, ao acessar a rede social, não tenha que recusar convites para ter fazendas, participar de máfias, etc. Isso, claro, sem falar das fotos comprometedoras e/ou constrangedoras que, quase sempre, dão muita vergonha...

Enfim, o Twitter é melhor que o Facebook porque tem apenas o essencial: informação e links! Mais nada.

5. Quero conhecer gente diferente

No Facebook, você fortalece os seus próprios círculos de amizade - é difícil conhecer gente nova. O Twitter é muito mais aberto, mais livre e, na maioria das vezes, isso é muito divertido. Não existe a necessidade de ler tudo sobre as mesmas pessoas sempre.

Outra coisa legal é que, ao mesmo tempo em que você lê sobre temas sérios, o Twitter faz rir. Desta maneira, você ganha coragem para comentar e trocar ideias com gente diferente, o que é sempre interessante. Experimente!

6. Sua mãe não monitora tudo o que você faz

"Família, família: cachorro, gato, galinha. Família, família: almoça junto todo dia, nunca perde essa mania."

Mesmo sendo do longínquo ano de 1987, a música dos Titãs tem tudo a ver, principalmente com o Facebook. Ou você vai ter coragem de recusar um pedido de amizade de papai, mamãe, irmãos e aquela tia mala que sempre enche o saco no domingo?

O Twitter ainda tem essa qualidade de "inacessível", de ser muito rápido e de, naturalmente, repelir os pais. Além disso, por ter um visual relativamente poluído e pouco prático, não são muitos os que se aventuram a seguir os filhos no microblog.

7. Você encontra tudo no Twitter

Um emprego novo, um destino de viagem ou até o amor da sua vida - ainda que seja apenas pelos próximos 15 dias. Dá para achar praticamente tudo dentro do Twitter. Basta saber usar bem palavras-chave e o passarinho se trasforma em classificados atualizados em tempo real.

8. Deixe aflorar a criatividade

Uma das melhores coisas do Twitter é que, se você quiser, dá até para desenvolver sua veia poética para expressar qualquer tipo de ideia. Por exemplo, as hashtags são palavras-chave relevantes, associadas a um tipo específico de informação e que, no Twitter, vêm precedidas do símbolo '#'.

Imagine que você acabou de escrever o texto, a música ou o poema da sua vida e quer divulgar para a maior quantidade de gente possível. O Twitter é perfeito para isso e você só precisa usar uma hashtag, além de torcer para que as pessoas a popularizem. Tente algo do tipo #meupoemalindo e veja no que dá ;-)

9. Dá para levar o Twitter no bolso

Não importa qual seja o seu celular, existe uma versão do Twitter que roda no seu dispositivo. Não importa se você procura Twitter para Java, Twitter para Symbian, Twitter para Android, Twitter para iPhone ou Twitter para Windows Phone: no Softonic, você encontra todos eles.

Se você discorda de tudo o que escrevemos aqui, então é melhor ler o outro lado: 9 motivos para não ter um perfil no Twitter :-)

(Inspirado no OnSoftware FR)

Comentados

  • F Texxei |
    17/07/12
    F Texxei

    E MUITO LEGAL TER O TWITTER>>>>

24/04/14
Seu avatar