|

Depois de analisar o Opera, o Google Chrome e o Firefox na primeira parte do nosso comparativo de navegadores, agora é a vez do Safari, do Internet Explorer e do RockMelt.

Safari, veloz e desatualizado

Por que escolher o Safari? Há pessoas que adoram tudo o que a Apple faz. Esperam em filas gigantes para comprar o último aparelho da maçã, juram que não conseguiriam usar outro sistema que não fosse Mac OS X e acham que Steve Jobs é Deus. Se você pertence a esse grupo, é bem provável que o Safari seja o seu navegador. É bastante rápido e, como acontece com todos os produtos da Apple, possui um visual bem cuidado.

O que você deve saber sobre o Safari? O navegador padrão da Apple sempre foi minoritário e representa apenas 3% do total dos usuários.  A primeira versão foi lançada em junho de 2003 e cinco anos depois apareceu o Safari para Windows. Por enquanto, novas notícias sobre o Safari 6 são poucas. Imaginamos que o futuro lançamento do novo Mac OS X Lion 10.7 acelerará a chegada do browser.

O que o Safari tem que falta aos outros navegadores?É óbvio que se você tem um Mac, a integração total com o Safari facilita muito sua vida. Para quem tem Windows, as vantagens não são tantas. No site oficial aparece uma mensagem que diz que o Safari é “o navegador mais rápido do mundo”. Segundo os nossos testes, o Chrome é o vencedor, mas o browser da Apple chega perto. O histórico de sites visitados e os favoritos mostrados em 3D são um verdadeiro colírio para os olhos.

Razões para não escolher o Safari É o único dos cinco grandes que continua com uma versão anterior. As últimas atualizações foram menores e ainda existem alguns problemas de segurança. Apesar da rapidez e do design típicos da Apple, achamos que as vantagens de usar o Safari são poucas e que existem alternativas melhores.

Internet Explorer, renovar ou morrer

Por que escolher o Internet Explorer? Antes do lançamento do Internet Explorer 9 muitos o davam por morto. A resposta da Microsoft foi contundente e, para surpresa geral, o navegador deu um salto de gigante para se atualizar e reconquistar o terreno perdido. Com uma interface bem mais enxuta que a do seu antecessor, o novo Internet Explorer destaca-se pela rapidez e pela segurança. Os filtros e barreiras personalizáveis transformam o seu navegador em uma fortaleza quase inexpugnável.

O que você deve saber sobre o Internet Explorer Lá vão os tempos em que o Internet Explorer chegou a ser usado por cerca de 90% dos usuários. Atualmente menos de 50% utilizam este browser, apesar de vir instalado de série nos computadores com Windows. A vulnerabilidade e as falhas de segurança foram, ao longo dos anos, um dos problemas mais sérios do browser, desde o lançamento da primeira versão em agosto de 1995. O IE (ou também MSIE ou WinIE) foi um dos primeiros browsers com suporte ao CSS, ActiveX e JavaScript. Será que este Internet Explorer renovado consegue recuperar a posição de destaque dos tempos dourados?

O que o Internet Explorer tem que falta aos outros navegadores? Os dois aspectos que marcam a diferença são a integração total com o Windows 7 e a segurança reforçada. Além do modo de navegação anônima InPrivate, o Internet Explorer traz filtros que protegem contra rastreamento e páginas fraudulentas. O navegador possui também um módulo especial para personalizar o gerenciamento de energia, otimizar os recursos e não sobrecarregar o sistema.

Razões para não usar o Internet Explorer? O fato de não ser compatível com o Windows XP é uma das mais importantes. As milhares de pessoas que continuam usando o velho e bom XP em todo o mundo ficaram de fora da festa. Quanto às extensões, o número é ainda bastante inferior ao de outros concorrentes como o Firefox ou o Google Chrome.

RockMelt, o navegador focado nas redes sociais

Por que escolher o RockMelt? Se você é do tipo que checa as novidades no Twitter, no Facebook ou nos seus RSS a cada cinco minutos, este é o seu browser. O RockMelt é uma proposta original que une navegação na internet com redes sociais e permite estar sempre por dentro de tudo o que seus amigos publicam.

O que você deve saber sobre o RockMelt RockMelt é um dos produtos mais interessantes desenvolvidos no projeto Chromium, a versão em código aberto do Google Chrome. Apesar de ser uma versão Beta, o browser é bastante estável e tem conseguido atrair a atenção de muitas pessoas desde que foi lançado em 2010. Com uma versão própria para iPhone, o RockMelt é veloz (100/100 no teste Acid3) e inclui quase todas as funcionalidades do Chrome.

O que o RockMelt tem que falta aos outros navegadores? O RockMelt está voltado às redes sociais e permite integrar suas contas do Twitter e do Facebook. Na parte da esquerda uma aba mostra seus amigos online no Facebook. Basta um clique para conversar com eles ou ver a última atividade de cada um. Do lado direito, vários ícones permitem acompanhar as novidades no Facebook, no Twitter ou nos feeds RSS que você quiser. O botão “Share” permite compartilhar com seus contatos o conteúdo que achar mais interessante.

Razões para não escolher o RockMelt Os desenvolvedores se esqueceram de incluir o Orkut, a rede social mais usada no Brasil. Além disso, é difícil se concentrar e acompanhar ao mesmo tempo todas as novidades do Facebook, do Twitter e das notícias RSS. Se você não quer que as redes sociais acabem consumindo quase todo o seu tempo livre, esqueça o RockMelt.

Para ler a primeira parte do artigo, clique aqui: Qual é o melhor navegador do mercado (Parte I)

Comentados

  • david |
    21/05/11
    david

    atualmente o melhor navegador é o fire fox mas, pelo comsumo execivo de memória as pessoas migram para o chrome como no meu pc é apenas 512 de RAM eu uso o chrome.

  • thiago rodrigo |
    14/07/11
    thiago rodrigo

    gostei eu queria que todos os progamas de donwload fose assim

  • clarinha |
    25/07/11
    clarinha

    o melhor navegador é o google chrome

  • renato |
    29/08/11
    renato

    eu uso o chrome eh rapidao, e eu jah to acostumado, tenho o safari no pc, vo desinstalar ele agora nem lebrava mais q tinha kkkk

  • ivonildo pita |
    23/11/11
    ivonildo pita

    olha o chrome, Mozilla firefox,opera, safári são bons, porém o navegador que eu uso atualmente é o Black Bird, não está atualizado mais ele é ótimo, a proposito alguém pode manter contato com o criador desse navegador para atualiza-lo, esse é bom, testem e vocês não vão parar de usar, é uma ótima opção, passei a usa-lo por curiosidade, más quer saber só uso ele, outro no momento nem pensar, sei que cada um tem o seu preferido, más testem que vocês vão gostar acreditem vão se amarrar, é rápido, não trava, o download é rapidíssimo, agora para que a home page fique sempre em Google é fácil, cliquem em tols, vai abrir uma pagina apaguem o que está escrito e escrevam, www.Google.com.br, feixe o navegador e reabram em seguida, que já vai abrir com a home page Google e pronto, nos demais navegadores é só clicar em ferramentas e seguir o mesmo procedimento, vocês podem colocar qualquer home page, ex: MSN, R7,UOL,IG,POP,YAHOO,TERRA,RJNET,BAIXAKI ALÉM DO PRÓPRIO GOOGLE, o vavegador que oferece a opção para se colocar todas essas home page é navegador opera, nesse caso ele é ótimo vocês não precisar baixar mais nenhum outro navegador, nele vocês poderão abrir qualquer home page, nesse caso o opera ganha de goleada para qualquer navegador, e muitas outras home page, mais não esqueçam de testarem o Black Bird acreditem vocês vão gostar.

  • IVANIR |
    17/12/11
    IVANIR

    Ôce intende memo du assunto mano,PARABENS!

  • André Domingos Ferreira |
    19/01/12
    André Domingos Ferreira

    Ola, Bom dia Eu estava navegando no Google E encontrei o Sofitonic Muito bom o conteúdo da Materia sobre navegadores Abraços Atenciosamente André Domingos Ferreira

    Tres Lagoas MS - Brazil

  • JP |
    31/01/12
    JP

    SÓ GCHROME 10!

  • thierry |
    16/09/12
    thierry

    para mim o rockmelt é o melhor ele é muito rapido :

    navegador nota

    rockmelt 9,8 mozila f. 9,0 google chrome 8,0 opera 7,5 avant 7,1 saferi 7,0 internet e. 1,0

  • MARIA DO AMPARO |
    25/01/13
    MARIA DO AMPARO

    QUERO ATUALIZAR MEU ORKUT MAIS Ñ SEI

  • CLAUDIO CESAR MESQUITA DE OLIVEIRA |
    26/01/13
    CLAUDIO CESAR MESQUITA DE OLIVEIRA

    Utilizei quase todos . Porém para serviços bancários ,segurança e suporte ainda o melhor é o Explorer . Colegas meus que via Chrome ou Firefox que utilizavam para transações bancárias tiveram problemas , afora muitas incompatibilidades de alguns sites para mim importantes. Enfim, foi o único que não me deu dor de cabeça até agora. O Chrome coleta dados para o Google , o que é indesejável e o Firefox algumas páginas que uso para trabalho não abrem direito. Pior Praticamente todas as estruturas de software estão voltadas para o IE . Ñão arrisco com segurança de dados .

  • leonardo |
    13/02/13
    leonardo

    pessoal tem bons navegadores alem dos tradicionais,experimentem o slim browser 6.o atualizado 2013 e muito bom.rapido e nao trava depois de debulha-lo e pegar seu mecanismo adeus !!!

  • ronilde |
    08/03/13
    ronilde

    E tb uso o chrome,eu gosto dele.

  • Lourenço2000 |
    23/04/13
    Lourenço2000

    uso 5 navegadores, o IE 10, chrome, opera, Firefox e Mmaxthon. No Windows 8 o melhor é o IE 10 que tá muito rápido, mas ele não usa o adobe flash, os vídeos do facebook não abrem. o que é rápido em todos é o maxthon, abre tudo e não trava. O chrome está travando muito agora. O Opera também e muito bom e rápido. O Firefox 20, é bom mais gasta muita memoria.

    Taí um pouco do que conheço desses navegadores, to com o Windows 8 e usando o IE 10 pois ele tá muito rápido no win 8. para jogos eu uso o maxthon.

    valeu...

  • edvando |
    16/06/13
    edvando

    eu uso mais o chrome o internet explorer dei atualização pro10 mais nao uso .gosto mais do chrome

  • mc catra |
    15/08/13
    mc catra

    pq nu meu pc o google crome trava i u mozila nem a internet explore

  • Rafael |
    25/08/13
    Rafael

    Impressionante mesmo, é o numero de analfabetos do brasil. Veja os erros grotescos de portugues que se encontra nos comentarios. Ai fica a pergunta, se o cara , sequer sabe escrever, como se mete a comentar algo de suma importancia? Ex de comentarios com erros infantis: Ivanir,David,mc catra. E sobre os navegadores: O chrome esta dando erro apos a ultima atualizaçao,ele para do nada de salvar senhas. Estou usando e testando o Opera e estou achando, ele otimo por enquanto. Obs. Desinstalei o Chrome.

19/12/14
Seu avatar