|

Windows ou Mac? A velha dúvida que surgia no momento de decidir por um computador deu lugar a um novo dilema na hora de comprar um smartphone: Android ou iPhone? Assim como a primeira pergunta, a dúvida entre Android ou iPhone não tem uma resposta exata. Cada sistema apresenta um estilo próprio, aparelhos distintos e uma dinâmica que se adapta melhor a um tipo ou outro de usuário. A escolha pode até ser influenciada pelos comentários de amigos e também de outras pessoas - em especial, de profissionais e especialistas em tecnologia -, mas a decisão final é bastante particular.

Nosso colega Tom Clarke, diretor de redação do Softonic EN, resolveu expor os motivos que o levaram a trocar o Android pelo iOS após três anos de convivência diária com o sistema operacional do Google. O que ele nos conta é uma experiência real e completamente pessoal, mas que vale a pena conhecer para ter mais fundamentos na hora da escolha. Confira e tire suas próprias conclusões:

Estou com meu iPhone há algumas semanas. Quando o recebi, levei entre uma e duas horas para configurar as minhas contas do Google e de aplicativos. Então, apaguei e resetei o meu Nexus S. Desde esse dia, nem sequer pensei em pegá-lo novamente.

E assim, ao que parece, a minha decisão de migrar para um telefone com Android três anos atrás (o que também significa três telefones atrás) agora não significa nada. Durante esse tempo, eu defendia o Android com unhas e dentes e, provavelmente, ajudei a convencer algumas pessoas a optar por um HTC ou Samsung no lugar do iPhone "de sempre". Porém, nos últimos 6 meses, percebi que eu o estava defendendo cada vez menos. Comecei a me cansar do Android e cobiçar os iPhones que via ao meu redor. Eis o porquê:

Hardware

Meus dois primeiros celulares Android não eram os dispositivos mais poderosos do mercado, então seria injusto criticá-los agora, dois ou três anos depois. Mas meu aparelho mais recente, um Nexus S, foi amplamente elogiado como "a melhor experiência Android que você pode ter" quando foi lançado. O hardware, para ser honesto, é implacavelmente feio em comparação com o iPhone. Telas desproporcionais com controles pouco sensíveis ao toque, bordas sobressalentes, plástico preto, muitos logotipos, uma fragilidade generalizada que sugere - no mínimo - menos qualidade na construção... O iPhone 4S (branco), por outro lado, mostra-se realmente elegante.

Estabilidade

Eu tive diversos problemas com a qualidade das chamadas, a duração da bateria, falhas aleatórias e um comportamento estranho do Android. Frequentemente, os problemas têm sido imprevisíveis e difíceis de reproduzir - o tipo mais frustrante de erro. É inaceitável que um telefone deixe de funcionar no meio de uma chamada e se reinicie. E daí se o sistema operacional é “open source”, se o teclado trava e as chamadas não podem ser atendidas?

Aplicativos e interface de usuário

A maioria dos softwares que você deseja no seu telefone está disponível para Android. Então, aplicativos não são um problema. O problema é o sistema operacional em si e, especialmente, a sua versão mais recente, a Ice Cream Sandwich. Estava usando o ICS desde dezembro e nunca cheguei a gostar dele. A experiência de usuário não tem uma consistência, muda de aplicativo para aplicativo e torna o processo de usar o telefone algo parecido com: “Ah, sim, agora estou usando este aplicativo, então tenho que fazer dessa maneira”. Além disso, a estética do Android é atroz. As fontes do sistema, as cores e o design, em geral, não são bonitos. Acima de tudo, o Ice Cream Sandwich dá a impressão de ter sido projetado por um criador de temas amador em vez de um designer profissional. Isso me fez sentir vergonha do meu telefone... e de mim mesmo.

São Francisco

Ou, para ser mais preciso, o iPad que comprei lá numa viagem a trabalho. Desde setembro, quando comecei a usar o iOS regularmente, aprendi a amá-lo. Ele pode não ser perfeito, mas - sem dúvida - é melhor do que o Android. E a qualidade dos dispositivos ainda está vários passos à frente daquilo que você verá rodando Android. Sou usuário de Mac desde que tinha 13 anos. Amo o meu MacBook Air, amava o meu iMac - que agora está um pouco velho e enferrujado -, amo o meu iPad, meu Mac Mini e já estou começando a amar o meu iPhone. Isso tudo faz sentido. (Por "amor", neste caso, entenda como "estou muito feliz com".)

Então... adeus, Android. Foi uma caminhada relativamente longa se você pensa no quanto a tecnologia muda em três anos. Quando escrevi originalmente este texto, inclui aqui um pouco sobre como eu poderia procurá-lo em algum momento no futuro, como uma antiga paixão. Mas não sou esse tipo de pessoa. Nós nos divertimos juntos, mas me sinto muito melhor com o iPhone. Sinto muito, Android, mas acabou. Fim.

E você, o que tem a dizer? Se ainda não tem um smartphone e quer comprar um, qual seria a sua escolha? Se já tem, quer continuar com ele ou pensa em trocar? Conte-nos a sua história.

Comentados

  • Marcelo |
    23/05/12
    Marcelo

    Sua experiência relatada aqui foi de extrema importância. Eu já tinha uma desconfiança em relação ao sistema apesar de nunca ter usado. Particularmente, eu vivo um certo momento de indecisão no assunto pois como profissional de desenvolvimento de software estava tendendo a partir para a plataforma apple. Acho que para o programador, a política de reembolso da apple é mais clara e concreta. Agora como usuário, acho que o iphone tb tá sobrando em qualidade. Abraço.

  • Karen Adomo |
    04/06/12
    Karen Adomo

    Bom, gosto é algo que não se discute.

    Tenho um android, adoro, ainda é 2.3 e não quero iphone.

    O iphone sempre me enche os olhos e tal, mas para um usuário comum ele está fora de questão pelo valor e trabalho que dá ter um. Não é acessível como o android é.

    Quando resolvi comprar um telefone pesquisei muito, e é um tal de jailbreak, e o bluetooth só funciona com outro iphone, e conta na apple store e blá blá blá. Pessoas normais não têm tempo nem paciência pra tanta coisa.

    Nem deveriam comparar, é outro tipo de experiência e pra cada pessoa vale uma coisa.

    Eu quero um aparelho apenas para chamadas, jogos, personalizar e tal.

    Então, pra quem precisa ter mil e uma coisas a mão o iphone realmente deve ser melhor.

  • Jose Victor |
    06/06/12
    Jose Victor

    Tenho um Iphone 4 e um Motorola Atrix rodando a versão 2.3, sem duvidas gosto é gosto e por experiência própria o ANDROID é bem melhor, não só pela flexibilidade mas também pelo desempenho!

  • cassio |
    13/06/12
    cassio

    chorei

  • Clodoaldo Baptista |
    21/06/12
    Clodoaldo Baptista

    Boa tarde.

    Eu tive o primeiro I phone, vendi e comprei na epoca um Motorola Defy com andrid 2.1, só passei nervoso meu Deus que raiva, por muitas vezes quase quebrei ele na parede kkkk atualizei até o 2.3, porém ainda não muito satisfeito , vendi e comprei um motorola Atrix, que droga outra #@7%¨ troquei por um samsung sII e não gostei também, muitos bugs e tal , reeinicia do nada e depois de tanto tempo descobri que não importa o aparero que eu adiquira o problema é o sistema Android que não presta, e agora voltei para o I phone que nunca deveria ter saído, ele é simplismente o melhor e ponto final.

  • Pablo |
    11/07/12
    Pablo

    COM TODO RESPEITO AO ANDROID, MAS WINDOWS PHONE 7 E IOS SÃO OS MELHORES, E O ANDROID NÃO FICA EM SEGUNDO, FICA EN TERCEIRO DEPOIS DO BLACKBERRY

  • @tonyferreira5 |
    15/07/12
    @tonyferreira5

    Feliz com meu Windows Phone, já que eu não posso comprar um iPhone. Android, nem pensar!

  • Willyan Aleksander de Paula Machado |
    09/08/12
    Willyan Aleksander de Paula Machado

    Sinceramente, depois de de ler o texto, pensar comigo mesmo sobre a experiência que tenho com meu android, o preço que paguei pelo meu smartphone (milestone2 comprado final do ano passado) e ler estes poucos comentários sobre o post, percebo uma situação comum: Computação, a ciência exata, não é tão exata assim. É o mesmo caso que acontece com pessoas que tem computadores exatamente iguais, marca modelo, dia da compra, mas que acabam tendo problemas ou experiências totalmente diferentes. Problemas acho que todos os usuários tem, até mesmo os do "divino" iPhone, mas isso vai da experiência, infelizmente você não pode apenas julgar um celular pela opinião dos outros, a sua experiência, e principalmente, os seus gostos irão influenciar muito. Eu me apaixonei pelo android, vejo várias críticas sobre funcionalidades ou coisas sobre ele que p/ mim são acertos. O Android atende à uma certa parte dos consumidores, o iPhone a outra parte e assim vai.

    O Importante é não ter preconceito, é ter opinião sobre esse assunto p/ ser mente aberta e não fazer escolhas copiando e colando a opinião dos outros.

  • monalisa |
    04/09/12
    monalisa

    Eu amo meu android e nao trocaria jamais por um iphone.

  • Marcos |
    17/09/12
    Marcos

    A vida trata da liberdade... Não vou filosofar, vou ser curto e grosso. Android me dá liberdade. Não tenho que ficar preso a um sistema embarcado/proprietario pra fazer milionario aos que já são, e muito... Só preciso de liberdade se quiser provar as centenas de distribuições gratis e livres dos diversos Android. A Google só fez um favor a todos nós mas infelizmente muitos não percebem isso.

  • alexandre nunes |
    26/09/12
    alexandre nunes

    estou com o comentario doWillyan Aleks. Cada um tem seu proprio aparelho seja ela android ios etc. eu tenho um milestone 3 e estou adorando ele. o android pra mim esta rodando bem e estou aguardando o lançamento do mileston 4 . agora iPhone é pra quem quer aparecer que tem algum estatos. quer ter estatos? compre um iphone xing-ling e boa.

  • luvialca |
    09/10/12
    luvialca

    "estatos"... :(

  • Rodrigo |
    23/11/12
    Rodrigo

    "Resistência a mudanças" isso é uma coisa que poucos conhecem. Mas existe, e se uma pessoa esta na zona de conforto ela não muda nem a pau. A pessoa passa a vida toda comprando a mesma marca de sabão em pó e se recusa a trocar. Quanto aos celulares, ja tive os dois Android 4 e IOS. Existem aparelhos e Sistemas Operacionais. Quem tiver o melhor aparelho e o melhor Sistema Operacional ganha certo? Como isso é possível?? Somente testando todos eles é que saberei qual é o melhor e poderei dizer adeus a zona de conforto. Tudo que a Apple faz geralmente é superior em qualidade sem se falando de hardware vide McBook Air. Porém software é outra coisa, mas após testar os dois posso dizer que o IOS é superior, dura mais a bateria, nunca trava ao contrário do Android. Porém tem tb o Windows que pra min não serve pelo menos por enquanto(tipo lançam um aplicativo primeiro pra IOS depois Android e depois bem depois Windows). Sobre o Galaxy S3 é um exelente aparelho mas basta pegar um Iphone 5 e ver que é superior e por ai vai. Aos usuários do Android não fiquem frustrados ja fui um de vocês, e ainda sou pq ainda tenho Android, mas ele fica guardado na gaveta quando uso meu Iphone e meu Ipad todo dia. PS: As crianças de 3 anos de idade sempre preferem o IOS do que o Android alegando que é mais facil e mais funcional. Pra quem tem Apple TV e impressora HP Airprint sem fio nem preciso dizer o que é usar o recurso de AirPlay e Airprint. Apple wins this War!

  • trinitron |
    24/11/12
    trinitron

    Tenho tablet dual core, começou com android 2.3, senti maravilha no android 4. Essa atualização dar só para que manja, pois não é oficial, fiz porque travava toda hora e dava a tela fechar ou aguardar. Android 4 travava sempre que queria mandar email Mandava travava, fechava programa, mandava travava. Sem dúvida ele sincroniza contatos, agenda permite convidar, mas trava direto, mesmo configurando para não baixar mais que 1 dia de email e sem anexo. Um saco, botei o 4.1 e perdi aplicativos. Teclado físico não funciona mais legal.

    Se não tem tempo de fussar, instalar sistema operacional e ler em inglês manuais, não perca seu precioso tempo e vai para ios, do contrário Android. Ou seja, tem que estudar, trabalhar, fechar reuniões ios, brincar, ser programador, geek, hacker e tem tempo de sobra, Android.

    Tenho iPhone e vou cair fora do meu asus slider dual core para um ipad.

  • Daniel Apple Lover sim, e daí? |
    04/01/13
    Daniel Apple Lover sim, e daí?

    Adorei o "Estatos" que o amigo escreveu lá em cima kkk. Deu pra perceber que iOS é só para quem sabe escrever "Status" e não "Estatos" kkkkkkk.

    Tenho uma coisa a dizer sobre o Android e o iOS. Não sei se alguém já ouviu falar em "quantidade não é qualidade". Pois bem, na minha opinião, a Google quer ter quantidade de usuários do seu Android, sem se preocupar muito com a qualidade do sistema. Sou deficiente visual (cego), e para mim, iOS é o melhor pois tem acessibilidade em todo o sistema, coisa que o Android não tem nem na tela home.

    Alguém aqui já ouviu falar em Voice Over? pois é, é um incrível leitor de telas do iOS, sim, leitor de telas! ele faz a leitura de tudo o que aparece na incrível tela de qualquer iDevice, ideal para quem não encherga como eu.

    Pergunte se o Android tem algo parecido... Claro que não. eles fingem ter um tal de (talkback), mas é só para dizer que tem. quando se ativa o tal leitor, ele só faz umas espécies de sons sem nenhuma funcionalidade. uns tipos de pins ou pons. ou ainda xrass ou rasks que não ajudam em nada um cego usar com autonomia o sistema.

    Resumindo: Android = lixo.

  • José Augusto |
    22/01/13
    José Augusto

    Tive um Android Defy só passei raiva.. Peguei um iPhone 3gs, 3gs ainda! Mil vezes melhor.. E agora comprei o iPhone 4. Andorid nunca mais e sem mais.

  • Rodrigo Primor |
    04/04/13
    Rodrigo Primor

    Um ano e alguns meses atrás comprei um Xperia Arc, era o top dos aparelho com Android na época. Era maravilhoso, rápido, despertava olhares. Agora, com Android 4.0.4, tenho vontade de quebrar meu Xperia toda vez que ele trava, ou falta espaço de armazenamento interno, pois só tem 512mb (16gb no cartão). Isso realmente é irritante. As opções de personalização e a qualidade de imagens realmente impressionam no Xperia, mas de que adianta isso se quando estou com pressa e quero abrir as mensagens ou faazer uma ligação ele trava, e tenho que desligar o aparelho e ligar de volta? Estou mudando para um Iphone 5.

  • Celso |
    01/05/13
    Celso

    Fussar? Encherga esta perdoado, porque fica dificil para quem nao enxerga.

  • Jade |
    13/06/13
    Jade

    Pra mim tá todo mundo falando grego. Faço um esforço enorme pra tentar entender cada sistema,e haja paciência pra tanta comparação! Acho que vou continuar com meu Nokia C3. Só faço ligações mesmo e se quiser entrar na internet, uso o wi-fi que estiver disponível e tá beleza! Fora que é muita grana pra investir em aparelhos que em menos de uma ano se tornam ultrapassados. Pronto falei. AHAHAHAH

  • David Machado |
    25/06/13
    David Machado

    sinceramente, acho que seu problema nunca foi o android, e sim o aparelho xing ling que você usava para rodar os aplicativos. o melhor dos softwares ou sistemas operacionais muito pouco podem fazer para compensar um equipamento ruim...

  • Carol |
    26/06/13
    Carol

    Amo meu android!

  • Luan |
    15/07/13
    Luan

    O Android é um bom sistema operacional, só que trava muito. Mesmo em aparelhos Top de Linha, ele chega a dar raras engasgadas, erros inexplicáveis, chegando até a reiniciar o aparelho sozinho. Usei Android em dois aparelhos: Xperia S e Samsung Galaxy S2, não tive uma experiência ruim, mas razoável. Tive oportunidades de utilizar aparelhos da Apple, Ipad e Iphone, mas não gostei do sistema, é rápido, fluido, bonito e tals, mas não me agradou viver no mundo da Apple. Recentemente adquiri um aparelho com Windows Phone 8 (Nokia Lumia 720) e estou satisfeito com o sistema. Ele é bonito, intuitivo, rápido e integrado com redes sociais e o Office. Perfeito para produtividade. Só peca na quantidade de Apps da Windows Phone Store, mas os essenciais de outros sistemas já estão presentes, em sua maioria. Vejo muito potencial no sistema da Microsoft.

  • Rafael |
    23/08/13
    Rafael

    O cara é cego, mas sabe diferenciar "status" de "estatos". kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esses ninjas, mal posso ver seus movimentos!

  • jonatasls |
    14/11/13
    jonatasls

    Assim como o entrevistado da matéria, gostava do Android, mas com o tempo algumas coisas passaram a me dar muita raiva. Na minha humilde opinião o Sistema Android é bom (utilizei por mais de um ano), mas ainda tem muito a evoluir. Realmente conta com muitos apps, o que é muito bom, mas por outro lado quem é usuário sabe a confusão que as fabricantes (LG, Samsung, Motorola e etc.) de telefones para Android fazem no sistema. Não são à toa os inúmeros comentários na Google Play de usuários insatisfeitos com softwares e games que rodam bem em um aparelho e outro com mesmo hardware não roda. Outro ponto que piorou muito do Android 2.3 para o Android 4 é o gerenciamento de memória do aparelho. Isso tem prejudicado muito o desempenho dos aparelhos que depois de um tempo ligados sofrem com engasgos e travamentos e ter que ficar recorrendo toda hora com o botão de liberar memória ram ou reiniciando o aparelho para aquele game mais pesado rodar sem travadinhas. Não tenho tanta grana pra comprar um Iphone novo, mas reconheço o fino toque que a Apple coloca no IOS a ponto de prolongar muito a vida útil do Iphone (Veja o exemplo do 3GS). Já no Android o potencial do hardware não é totalmente aproveitado, não há muita evolução no software nesse sentido, mas apenas nas funcionalidades. E aí está à resposta de porque um app ou um game as vezes roda muito melhor no Iphone (MESMO COM HARDWARE INFERIOR) do que no Android. É impressionante como no Iphone você trabalha com muitos apps em segundo plano sem alterar visivelmente a desempenho do aparelho. Resolvi há 1 semana atrás trocar de aparelho (Tinha um Galaxy S2 Lite), aproveitei para tentar o Windows Phone e depois de 1 semana de uso, mas já bem explorado... rs..rs, posso dizer que o sistema é muito bom. Em matéria de desempenho e fluidez o Windows Phone é sensacional e está muita a frente do Android, nisso a Microsoft acertou e seguiu o exemplo da Apple, com o seguinte diferencial, os aparelhos estão muito baratos. Perfeita integração entre sistema e hardware. Aparelhos com pouca memória ram (512mb tem desempenho fantástico), assim como no IOS. É verdade que a Loja não tem tantos apps como a Play, mas já tem os melhores. É apenas uma questão de tempo para o sistema se popularizar e tomar mais espaço no mercado. Por enquanto nem penso em voltar de jeito nenhum para o Android. O Windows Phone me deu tudo que eu queria.

17/04/14
Seu avatar