|

Existem várias razões para que alguém decida mudar de navegador. Pode ser por desempenho, funções, extensões, velocidade, etc. Quem já usa o Firefox há algum tempo, sabe que o browser da Mozilla é completo em vários sentidos e, em condições normais de temperatura e pressão, não gostaria de trocá-lo por outro. Entretanto, este dia pode chegar...

Depois do nosso comparativo de browsers, um dos mais elogiados, por crítica e público foi o Google Chrome. Muito rápido, com boa quantidade de extensões e temas e um visual limpo, o navegador do Google é um forte candidato para substituir o Firefox.

Para que o trauma não seja ainda maior, que tal conhecer configurações básicas do Chrome para que fique quase igual ao Firefox?

Definir o Chrome como navegador padrão

Depois de instalado, você percebe que no lado superior direito do Chrome existe um símbolo de uma "chave de boca". É ali que a brincadeira começa e onde você faz quase tudo o que precisa.

Para definir o Chrome como browser padrão, clique em Ferramentas (chave de boca), vá a Opções > Básicas e, no rodapé da página, clique em “Fazer do Google Chrome meu navegador padrão”.

Uma função que se sente falta logo que o Chrome é instalado é o botão de página inicial. Sem pânico: na mesma página, duas opções acima está “Mostrar botão Página Inicial”. Marque esta casa e o botão aparecerá como mágica na interface do browser.

Importe os favoritos do Firefox

O Chrome está totalmente pelado. Seus favoritos estão todos no Firefox e você não consegue nem imaginar a sua vida na web sem os blogs, notícias e RSS que mais curte. Muita calma.

Clique outra vez na “chave de boca”, vá a Opções > Coisas pessoais e procure a opção "Dados de Navegação".

Aí é fácil: clique em “Importe dados de outro navegador”, selecione o Firefox e clique em “Importar”

Note que, além dos Favoritos, dá para resgatar histórico de navegação, senhas e mecanismos de busca.

E onde estão os Favoritos?

Você importou tudo o que queria, mas não tem a menor ideia de onde seus favoritos foram parar... Tudo bem, nada de desespero, clique outra vez em “Ferramentas” e procure a opção “Gerenciador de Favoritos”.

É aí que você organiza, edita, importa e exporta o conteúdo da web que mais gosta.

Como incluir uma página nos meus favoritos?

Na barra de endereços do Chrome existe uma estrela branca, no cantinho direito. Quando estiver em uma página e quiser adicioná-la aos favoritos, clique nesta estrela.

Uma pequena caixa de diálogo é aberta e é possível renomear ou escolher a pasta de destino para salvar a página como favorito. A estrela, claro, fica amarela :-D

Quero colocar o Softonic como página principal

Ótima decisão! E fazser isso não dá o menor trabalho. Clique em “Ferramentas” e logo em Opções > Básicas. Procure “Página inicial”, selecione “Abrir esta página” e digite o nosso endereço lá.

Baixei um monte de aplicativos no Softonic. Onde eles estão?

A maioria dos navegadores vem com uma pasta de downloads pré-configurada. Para personalizar a sua, clique na “chave de boca”, depois em Opções > Configurações avançadas e procure por “Downloads”.

Em “Local do download” você altera a pasta de destino.

Meu Chrome não tem uma barra de buscas

Tem sim, só que ela está integrada à barra de endereços. Qualquer palavra digitada aleatoriamente vira uma busca. No Google, claro...

Quero limpar os dados de navegação mas não sei como

Outra vez: clique na “chave de boca”, depois em Opções > Configurações avançadas e procure a opção “Privacidade”.

O botão “Limpar dados de navegação” permite que você esvazie o cache, limpe senhas, cookies, histórico e deixe o Chrome livre de qualquer informação pessoal.

Obviamente que existem mais opções no navegador do Google. Esta lista foi apenas para dar uma “olhada” no que é imprescindível saber quando se muda de um browser para outro.

Sabe alguma outra configuração legal? Então conte para nós nos comentários.

Comentados

  • Anonimo |
    27/04/12
    Anonimo

    Chrome Tá Melhor A Cada Versão, Firefox Ta Morrendo aos Pocos, a Barra de Abas do meu firefox Fica Lento Nos Efeitos, Então To Usando o Chrome e o Opera

  • Bruno Daniel |
    05/06/12
    Bruno Daniel

    Muito bom tutorial. Estava exatamente com essas dúvidas. O Firefox está dando muitos problemas ultimamente, não gostaria mas estou trocando para o Chrome e esse post me encorajou. Bom, texto. Abs.

  • daniel |
    05/01/13
    daniel

    o problema do meu chrome que nao aparece o botao de opção uqe é o principal. o que eu faço?!!!

21/12/14
Seu avatar