Como usar o Google Maps offline no Android

Não há nada como ter um celular com GPS e um bom aplicativo de mapas. Você descobre onde está, verifica endereços de lugares e ainda escolhe o melhor caminho para chegar ao destino. O que poucas pessoas sabem é que o Google Maps permite baixar mapas diretamente no seu dispositivo para você consultar mesmo quando estiver offline. Este recurso é extremamente útil quando estamos de viagem, para não gastar rios de dinheiro com as tarifas de dados em roaming.

Com este recurso você pode verificar a sua posição no mapa com o GPS, ver os nomes das ruas e locais guardados nos seus favoritos. Tudo sem gastar nenhum dado de internet. Apesar de simples, o recurso está um pouco escondido, por isso resolvemos escrever um tutorial sobre como baixar os mapas na nova versão do Google Maps:

1. Procure o mapa para baixar

Abra o Google Maps e procure o endereço ou a cidade que você quer ter disponível no celular Android. Com o zoom (fazendo o movimento de pinça com os dedos), escolha a área que vai ser guardada. Lembre-se que quanto maior o espaço escolhido, mais memoria ocupará.

Escolha a área e clique na barra de pesquisas do Google Maps

2. Encontre a opção para disponibilizar o mapa offline

Para que a opção apareça, é necessário que o campo de pesquisa esteja vazio. Caso contrário, o Google Maps vai mostrar o seu histórico de buscas. Para limpar o campo de pesquisa, clique no “X” à direita:

Quando o campo de pesquisas estiver vazio, aparecerão outras opções da área escolhida: comer, beber, comprar, etc. Baixe a tela até encontrar a opção “Disponibilizar off-line esta área do mapa” e dê um clique.

3. Faça o download do mapa

Se tudo der certo, o Google Maps vai voltar ao mapa escolhido, e uma mensagem indicando que o mapa está sendo baixado aparecerá no campo de buscas:

Ainda não disponível no Brasil

Infelizmente, este recurso ainda não funciona em muitas cidades, inclusive as do Brasil. Mas não se desespere. Veja este outro tutorial sobre como usar Mapas GPS no Android (inclusive no Brasil), usando o OsmAnd.

De qual cidade brasileira você gostaria de baixar o mapa para navegar offline no Google Maps?

Carregando comentários