WhatsApp: o tique duplo não significa que a pessoa leu a mensagem

A questão acima está virando uma verdadeira polêmica entre os usuários do WhatsApp. A maioria das discussões acontece porque muitas pessoas pensam que a marca dupla do app significa que a mensagem foi lida e, por isso, ficam bravas quando não recebem resposta. Na Espanha, o assunto até virou um curta-metragem.

Mas será que é isso mesmo? Descubra, de uma vez por todas, o que significa o tique duplo do WhatsApp:

Entendendo o WhatsApp:

Para quem ainda não conhece, o WhatsApp é um sucesso absoluto entre os usuários de smartphone. O programa permite o envio grátis de mensagens de texto, fotos e vídeos entre celulares conectados à internet.

O sucesso é tanto que as operadoras de celular estão sentindo no bolso a queda dos torpedos SMS, já que seus clientes, cada vez mais, usam o app para enviar mensagens – até mesmo com emoticons – aos amigos e familiares.

Símbolos do chat do WhatsApp:

Quando você envia uma mensagem, o primeiro sinal que aparece é um reloginho. Isso significa que o celular está tentando enviar a mensagem, mas que ela ainda não foi recebida pelos servidores do WhatsApp. Isso acontece por problemas de conexão ou devido a falhas temporárias nos servidores do WhatsApp.

Logo depois aparece uma marca verde: . Isso significa que a mensagem foi recebida pelo servidor do WhatsApp e que, a partir de agora ,a máquina vai tentar enviar a mensagem para o celular do destinatário. É importante ressaltar que a marca verde não significa que o aparelho do receptor recebeu a mensagem. O aparelho pode estar desligado ou desconectado da internet.

Quando a mensagem é entregue, aparece o duplo tique verde: . É aqui que começa a polêmica. O sinal significa apenas que o celular da pessoa recebeu a mensagem, e não que o texto foi lido. A pessoa pode estar no banho, dirigindo ou com o aparelho na bolsa e não ter lido a mensagem.

Isso pode ser confirmado pela página oficial do WhatsApp: a marca significa que a “mensagem foi entregue ao telefone de seu parceiro de conversa. Nota: não indica que a mensagem foi lida, somente que foi entregue”.

Polêmica

Então por que toda essa confusão? Por incrível que pareça, a culpa é do iPhone. O sistema operacional do iPhone não permite que os servidores do WhatsApp saibam que a mensagem foi entregue (mesmo que ela tenha sido) enquanto o aplicativo não for aberto pelo usuário. Isso acontece pela maneira que o sistema foi desenhado, por questões de segurança.

A marca dupla só aparece quando o usuário do iPhone abre o WhatsApp. Nos outros sistemas, como Android, BlackBerry, Symbian, Windows Phone e Java S40, os servidores detectam que a mensagem foi entregue ao celular, mesmo que ela não tenha sido lida.

Como no começo a maioria das pessoas que usavam o WhatsApp eram usuários de iPhone, criou-se a ideia que a marca dupla significava que o receptor tinha lido a mensagem, o que era quase verdade: significava que o app tinha sido aberto pelo receptor.

Quando usuários de outros sistemas começaram a usar o WhatsApp, as marquinhas duplas começaram a aparecer sem que a outra pessoa usasse o celular. E iniciou-se a confusão.

Então, para resumir: a marca dupla significa apenas que a mensagem foi entregue ao outro celular (ou, caso o dispositivo do receptor seja um iPhone, que o texto foi entregue e o app, aberto).

Mensagem ainda não foi enviada
Mensagem recebida pelo servidor
Mensagem recebida no aparelho

Para saber tudo sobre o WhatsApp, consulte o nosso guia:

Carregando comentários