10 “Easter Eggs” do Google

O Google adora esconder pequenos segredos nos produtos e serviços que oferece. Faz 15 anos que a empresa inunda a internet com memes, referências da cultura pop e outras piadinhas de tecnologia. Resolvemos fazer uma lista dos dez melhores Easter Eggs do Google e como você pode acessá-los. Esta lista se estende a vários produtos e softwares da companhia, incluindo Search, YouTube, Android, Maps e outros.

1. Easter Egg de Busca: Zerg Rush

Se você já jogou Starcraft, talvez conheça os Zerg, uma raça alienígena que se organiza em colônias, como se fossem insetos. Uma das principais estratégias desta raça no game é a chamada “Zerg Rush”, que prioriza lançar um exército de unidades baratas para subjugar inimigos rapidamente. Ao digitar “Zerg Rush” na busca do Google a tática é recriada.

Os “O’s” cairão nos resultados das buscas e tentarão destruir cada link. Cada “O” pode ser destruído ao clicar neles três vezes, mas a quantidade que aparece na tela dificulta o trabalho. Ao destruir tudo, os “O’s” juntos formam um “GG” enorme, um acrônimo comum no Starcraft que significa “Good Game” (bom jogo, em português).

2. Easter Egg do Tradutor: Beatbox

O Google Translate é uma maneira de tentar entender outras línguas, mas… e a língua universal da música? Tudo bem, o beatboxing pode não ser um instrumento musical de verdade, mas é uma maneira interessante de transformar sua voz num instrumento de percussão. Digitar certas frases na caixa de diálogo do tradutor do Google transforma o ícone “Escutar” no modo “Beatbox”. Você deve inserir várias linhas para ativar essa função, embora seja difícil encontrar o mínimo necessário. O texto abaixo mostra alguns textos de sons traduzidos rusticamente para os rudimentos do Beatbox.

Experimente usar estes “sons”: pv, bk, vk, zk, krp, pv, ds, bsch, tk e kt

3. Easter Egg do YouTube: botão VHS

Para o 57º aniversário do VHS, o YouTube acrescentou o botão “Tape Mode”. A brincadeira não está mais disponível, mas deixava os vídeos com um visual mais degradado, uma pausa borrosa e cheia de ruído visual. O botão geralmente estava desligado, mas podia ser acessado ao incluir “&vhs=1” ao final de qualquer link do YouTube.

4. Easter Egg do Android: Imagens secretas

Desde o Android 2.3 (Gingerbread), o Android incluiu imagens secretas que podem ser acessadas no menu “Sobre o dispositivo”. Acesse “Configurações &raquo Sobre o dispositivo” e clique rapidamente no campo “Versão Android”. Se for com suficiente velocidade, um desenho secreto aparecerá de acordo com a versão do sistema operacional que você tem instalada.

Imagem escondida no sistema Android

  • 2.3 (Gingerbread) – um Robô Android num apocalipse zumbi.
  • 3.0 (Honeycomb) – uma abelha Android.
  • 4.0 (Ice Cream Sandwich) – Robôs Android voando como um Nyan Cat.
  • 4.1 e 4.2 (Jelly Bean) – um monte de jujubas enchem a tela, que podem ser dispersadas arrastando o dedo na tela.
  • 4.3 (Jelly Bean) – Similar ao anterior, só que começa com uma única jujuba enorme que cria mais jujubas quando você clica nela.

5. Easter Egg de Imagens: Atari Breakout

Ao fazer uma busca de imagem com o termo “Atari Breakout”, os resultados de busca se transformam em uma grade colorida parecida ao clássico jogo Breakout. Uma barra é controlada com o mouse para rebater a bola e destruir as imagens. Quando o nível for completado, uma nova busca de imagem aleatória será feita e as imagens correspondentes serão usadas para o nível seguinte.

6. Easter Egg de Serviços Múltiplos: Klingon, Pirate e outras línguas

Os serviços do Google têm línguas comuns como inglês, espanhol e alemão. O que pode surpreender é que em alguns desses serviços, como o de busca, você pode expandir a lista para incluir línguas raras – e até mesmo cinematográficas. A maioria delas são línguas reais, mas entre elas estão também configurações para o Inglês Pirata, Klingon, Elmer Fudd, Hacker, entre outras. Essas línguas superdivertidas normalmente só mudam a página inicial principal, deixando as seções mais importantes em inglês note-americano.

7. Easter Egg do Maps: a equipe do Google no Street View mundo afora

O Google tem várias sedes espalhadas pelo mundo, com muitos empregados que amam o local de trabalho. Ao procurar várias dessas localidades, você pode visualizar uma grande parte da equipe do Google por meio do Street View.

8. Easter Egg do Maps: Ilha Meia-Lua, Antártica

Se você ainda usa a vista clássica dos Google Maps (ou se nunca atualizou para a nova), você pode explorar toda a Ilha Meia-Lua. Arraste o ícone principal na ilha e ele vira um pinguim. Você poderá ver a ilha no Street View, como se fosse uma estrada. Conforme mencionado antes, esse Easter Egg não funciona na versão atualizada do Maps.

9. Easter Egg do Maps: outros mapas secretos

Existem muitos outros segredos guardados dentro do Google Maps. A maioria está espalhada em localidades aleatórias. Procure por 44 14’39.77″N 7°46’10.71″E e dê zoom: você verá um coelho. Se você procurar por 47.110579, 9.227568 e ativar o Street View, poderá ver uma pequena amostra do paraíso entre as nuvens:

Você também pode dar uma espiada no Tardis do Doctor Who: basta procurar por “Police Telephone Box London”.

10. Easter Egg da Logo: Pac-Man de dois jogadores

O Google celebrou o aniversário do Pac-Man mudando a logo da página inicial para uma versão do game clássico. Ao clicar em “Insert Coin” duas vezes, a Ms. Pac-Man aparece, permitindo dois jogadores ao mesmo tempo. O jogo já foi removido da página inicial, mas ainda pode ser acessado no histórico dos Google Doodles, que mostra as criações antigas.

O Google ama os “Easter Eggs” e esses são apenas alguns dos que estão espalhados por aí, nessa imensa rede de serviços e programas oferecidos pela empresa. Infelizmente, alguns acabam sendo retirados do ar sem qualquer aviso, da mesma forma como aparecem. Um destes “Easter Eggs” desaparecidos era o jogo Snake nos vídeos do YouTube.

Aguardamos ansiosamente os novos “Easter Eggs” do Google escondidos no Android KitKat e no Google Glass.

Você conhece algum outro “Easter Egg” do Google?

[Artigo original em inglês]

Carregando comentários