Nossos 10 personagens favoritos da saga Grand Theft Auto

Ânimo: faltam menos de cinco meses para que o GTA 5 comece a ser vendido oficialmente. Claro que é muito tempo mas, para que a espera seja menos dolorosa, preparamos uma lista com os nossos personagens favoritos da saga GTA.

Ainda que Michael, Franklin e Trevor aparentem ser promissores, colocamos em nossa lista somente personagens com os quais já tivemos contato antes. Não importa se são protagonistas ou coadjuvantes: todos têm bastante carisma e personalidades fortes.

Embarque nesta viagem de mais de 10 anos e confira os nossos ídolos do GTA:

Toni Cipriani (GTA 3 e GTA: Liberty City Stories)

Toni Cipriani não é o protagonista em Grand Theft Auto 3, mas derrota Claude no quesito carisma. Por isso está em nossa lista.

Toni é o clássico mafioso, Capo da família Leone e, como em toda família italiana que se preze, é unha e carne com a sua “Mama” – será coincidência que tenha o mesmo nome que o Capo de “Os Sopranos, que também tem uma relação de amor e ódio com a sua progenitora?

Acho que não: a Rockstar certamente se inspirou em Tony Soprano para criar o seu personagem. Toni Cipriani é, sem dúvida, um casca grossa.

Catalina (GTA 3 e GTA: San Andreas)

A franquia GTA é caracterizada por ser uma saga de caras brutos em que as mulheres praticamente não se destacam: servem apenas para mostrar uns decotes gigantes e se jogar pra cima dos caras. No GTA 3, Catalina cumpre o seu papel com perfeição e ainda supera expectativas.

Isso porque, durante o jogo, descobrimos que ela é ninguém mais e ninguém menos do que a chefe de um cartel colombiano! Claro, se voltamos ao San Andreas, era aquela que nos dava missões e se proclamava nossa namoradinha… Pena que não dá pra jogar com ela no mítico mod Hot Coffee!

Tommy Vercetti (GTA: Vice City)

Antes de escrever este artigo, perguntei a alguns amigos e outros editores do Softonic quem, na opinião deles, era o protagonista favorito na saga GTA e um nome foi muito repetido: Tommy Vercetti. Não é para menos: o protagonista mais carcamano da saga (não é à toa que é chamado de “O Açougueiro de Hardwood”) é dublado por ninguém menos que o ator Ray Liotta.

Não é casualidade que o protagonista do filme “Os Bons Companheiros” seja o dono da voz de Vercetti: ele é totalmente scorsesiano, típico dos filmes sobre a Máfia. Além disso, passou por vários perrengues antes de ser esse tipo durão.

Lance Vance (GTA: Vice City e GTA: Vice City Stories)

A maior influência de Grand Theft Auto: Vice City é a clássica série policial “Miami Vice“, da década de 80. Lance Vance é uma prova viva disso: roupas coloridas, atitude arrogante e uma personalidade explosiva.

Lance é um dos principais aliados de Tommy Vercetti em Vice City e, mesmo traindo o seu comparsa, descobriremos que dentro deste traje estilo “Tony Montana“, de Scarface, existe um coraçãozinho de manteiga que se comove frequentemente…

Sobretudo quando o assunto é a sua família: o seu bem mais valioso!

Carl Jonhson (GTA: San Andreas)

CJ é um dos protagonistas de Grand Theft Auto que também apareceu muito nas minhas pesquisas. Seu sucesso se deve ao fato de que, ainda que seja um cara mal, é possível entender os motivos que fizeram Carl entrar para o mundo do crime: uma história familiar dura, cheia de tragédias.

Daí surge o desejo de vingança que é patente no personagem: sua mãe foi assassinada no começo do jogo. Mesmo assim, é um tipo com uma certa veia cômica e até piedoso: dá a algumas de suas vítimas a chance de redimir-se. Além disso, surgiu a opção de personalizar o CJ como você quisesse! Eu fiz ele virar um gordão 😛

Frank Tenpenny (GTA: San Andreas)

Um dos maiores vilões da saga não poderia ficar de fora – ainda que, claro, no GTA, ninguém é santo. Mas, porque o Tenpenny e nenhum outro? Simples: é um dos personagens com mais facetas distintas em toda a série.

Policial corrupto, Tenpenny chantageará CJ para que faça suas “correrias” e não duvidará em disseminar o caos entre as gangues, para que se matem mutuamente.

Além disso, tem a voz dublada pelo espetacular Samuel L. Jackson! Alguém precisa de mais algum outro motivo para adorar essa figura?

Little Jacob (GTA IV)

No GTA IV, o taciturno Niko Bellic conta com a ajuda de muita gente mas, sem dúvida, Little Jacob é um dos personagens mais divertidos do jogo. Tipo aquele amigo que você nunca apresentaria aos seus pais e com quem, ao mesmo tempo, se diverte horrores.

Membro da gangue Jamaican Posse, Little Jacob é um chapado clássico – mas suas loucuras não impedem que seja um ladrão de mão cheia e ótimo negociador na venda ilegal de drogas e armas ilegais.

Sem dúvida, uma figuraça, literalmente!

Brucie Kibbutz (GTA IV e GTA: The Ballad of Gay Tony)

Brucie Kibbutz é um personagem secundário no GTA IV e é o típico saradão de reality show: puxa ferro o dia inteiro, curte carrões bregas e as mulheres mais siliconadas que existem. Claro: não podem faltar festas e outros pequenos prazeres da vida-quase-loka™.

Mas Brucie não é apenas engraçado. Suas missões relacionadas com dirigir como se a “estrada acabasse atrás dele” e curtir as melhores festas até amanhecer nos levam diretamente a um destes filmes tipo Velozes e Furiosos: muita adrenalina, ruído, músculos e pouco,  pouquíssimo conteúdo.

Johnny Klebitz (GTA: The Lost and Damned e pontas no GTA IV e GTA: The Ballad of Gay Tony)

Jonathan Klebitz tem a honra de ser o primeiro motoqueiro do GTA. Sempre rolavam umas tribos urbanas, mas os motoqueiros nunca estiveram tão bem representados como em The Lost and Damned. Mais que nunca, estão completamente ligados aos seus veículos.

A maioria das missões em The Lost and Damned acontecem em duas rodas e nelas, frequentemente, estarão outros membros da gangue, conhecida por “The Lost”. Não tem nada melhor do que sair detonando tudo com os amigos, não é?

Yusuf Amir (GTA: The Ballad of Gay Tony)

Se você ganhou muito dinheiro e quer investir no ramo imobiliário, esqueça Yusuf Amir. Este megalomaníaco de origem árabe não perde nenhuma oportunidade de passar a perna em quem seja. Que o diga Luis Lopez, o dominicano protagonista do The Ballad of Gay Tony.

Com apenas duas missões no jogo, Yusuf é um dos personagens mais carismáticos e que, em pouco tempo, fará com que você roube helicópteros, lanchas, que assassine rivais, policiais e provoque acidentes de trânsito em série. Sem a menor dúvida, um dos personagens mais enganadores do GTA.

Confesso que escolher apenas 10 personagens da saga GTA foi uma tarefa árdua. Além disso, não é fácil deixar gente como Claude Speed, Niko Bellic e Luis Lopez de fora. Entretanto, o espaço é pequeno e, pessoalmente, os coadjuvantes sempre têm um Q de mistério que acho mais legal.

Agora é a sua vez: quais personagens do Grand Theft Auto você incluiria na lista? Comente!

Carregando comentários