15 plugins e complementos que não podem faltar no Windows

Estes utilitários melhoram seu PC e o tornam mais seguro. E o melhor de tudo: são grátis. Está esperando o que para baixá-los?

Quando você formata o PC ou compra um novo, instalar uma lista de utilitários essenciais é um bom começo, mas não suficiente para aproveitar o Windows ao máximo. É preciso dar um passo além e adicionar todos os plugins, codecs, atualizações e bibliotecas que o PC necessita para desenvolver suas atividades sem problemas.

Muitos desses componentes essenciais não estão incluídos no sistema operacional, e por isso apresentamos aqui uma relação breve de tudo o que você precisa para sobreviver em um Windows recém-instalado.

Service Pack para Windows

A primeira coisa a se colocar na mochila é o Service Pack do Windows 7 ou o Update 1 do Windows 8. Os pacotes de serviço contêm todas as atualizações de segurança e rendimento mais importantes, e em muitas ocasiões é um requisito mínimo para os programas funcionarem. No caso do Windows XP, a atualização do Service Pack 3 é imprescindível se deseja que sua máquina sobreviva ao temido XPocalipse.

Download do Windows 8.1 Update 1

Adobe Flash Plugin

Para quem curte jogos Flash e algumas páginas de vídeos, o Adobe Flash Player, plugin oficial da tecnologia de animações mais usada na internet, é um download obrigatório. A última grande versão do Flash está disponível para Internet Explorer nesta versão; também existe a alternativa para Firefox, Chrome e Opera. Considere que se trata de um plugin às vezes inseguro; logo, avalie bem o software antes de fazer a instalação.

Download do Adobe Flash Player

Java Runtime Environment (JRE)

Muitos aplicativos e grande parte dos serviços mais complexos da internet precisam do Java para funcionar. Felizmente, ele pode ser instalado em dois minutos. Baixe o instalador do Java Runtime Environment e aproveite os applets e aplicativos desta tecnologia.

Download do Java Runtime Environment

K-Lite Codec Pack

Um bom pacote de codecs dará ao Windows a habilidade de rodar toda classe de filmes e canções. Recomendamos o excelente K-Lite Codec Pack (e sua versão de 64 bits, se usa o Windows x64). Além de codecs, o pacote inclui todo tipo de utilitários de configuração para que se possa definir com detalhes a qualidade da reprodução de cada formato de vídeo.

Download do K-Lite Code Pack

Daemon Tools

Mesmo que o Windows 8 seja capaz de montar imagens ISO de CD e DVD como discos rígidos, há muitos outros formatos que escapam a ele e não têm opções avançadas para para esse mesmo fim. O Daemon Tools, utilitário já clássico de montagem de imagens, é um componente imprescindível para todas as versões do Windows, ainda mais depois que as unidades de leitura de CD/DVD passaram a ser opcionais nos computadores.

Download do Daemon Tools

Unity Web Player

Há algum tempo, eram poucos os jogos complexos carregados no navegador e eles costumavam usar o plugin Shockwave. Agora, a maioria opta pelo Unity Web Player, plugin do Unity para navegadores. Dê uma olhada na galeria de exemplos do Unity para ver do que este pequeno grande plugin é capaz. Se deseja experimentar um game que usa esta tecnologia, teste o Broforce, título que nos deixou literalmente loucos.

Download do Unity Web Player

PDFCreator

Assim como unidades de gravação de CD já não são mais tão populares, impressoras também estão em declive. Hoje em dia, é muito comum imprimir documentos como arquivos PDF e enviá-los diretamente ao receptor. O problema é que nem todos os aplicativos oferecem este tipo de formato na hora de salvar ou exportar um arquivo. Uma solução simples e grátis é o PDFCreator, instalado no Windows como uma impressora virtual e que gera arquivos PDF prontos para serem enviados a quem você quiser.

Download do PDFCreator

Service Pack para Office

Se você é usuário de qualquer versão do Microsoft Office, a instalação de um Service Pack é tão necessária quanto do Windows. Você tem o Service Pack 3 para Office 2007, o SP2 para Office 2010 e o SP1 para Office 2013. Estes pacotes são grátis e aplicam numerosas melhorias de estabilidade e rendimento às suas ferramentas favoritas como o Word, o Excel e o PowerPoint.

Download do Service Pack 1 para Office 2013

Classic Shell

No Windows 8 e 8.1, este utilitário tornou-se fundamental para quem passa a maior parte do tempo na clássica Área de Trabalho. Classic Shell não apenas recupera o botão Iniciar nas versões mais recentes do Windows, mas também modifica as combinações de teclado para facilitar a passagem de uma área de trabalho à outra. Seu rendimento e suas opções de personalização fazem com que se ajuste ao sistema como uma luva.

Download do Classic Shell

DisplayFusion

Mesmo que com o Windows 8 tenha melhorado muito, o gerenciamento de múltiplas telas ainda deixa a desejar. DisplayFusion é um utilitário de sistema que traz uma barra de tarefas em telas adicionais, permitindo definir fundos de tela diferentes e agregar botões às barras de título. No Windows 8, é inclusive capaz de transportar apps Metro à clássica Área de Trabalho por meio de um simples atalho de teclado.

Download do Display Fusion

Adobe Reader

Cedo ou tarde, você precisará abrir documentos em formato PDF. É por isso que a instalação do Adobe Reader é muito recomendável. Integra-se a todos os navegadores e, em suas últimas versões, está mais leve que algumas de suas alternativas. Outra opção é abrir os documentos diretamente no navegador (o Chrome, por exemplo, permite que você faça isso), mas se quiser mais controle, o Reader é indispensável.

Download do Adobe Reader

DirectX

Para jogar no Windows, além dos controladores gráficos, você precisa que as bibliotecas DirectX estejam em dia. Mesmo que muitos jogos venham com elas e com outras bibliotecas, não é exagero garantir a instalação da última versão de antemão.

Download do DirectX Redistributable

.NET Framework

.NET Framework é outro conjunto de bibliotecas necessário para executar muitíssimos programas no Windows. É recomendável instalar todas as suas versões recentes: 4.0, 3.5 e 2.0. Para saber quais você tem, baixe e execute o simples utilitário .NET Framework Version Checker. Algumas das mensagens de erro mais frequentes ao executar aplicativos no Windows são consequência de não ter estas bibliotecas instaladas.

Download .NET Framework 4.0

Microsoft Silverlight

Silverlight é a alternativa da Microsoft ao Adobe Flash. Vários sites já estão usando essa tecnologia para apresentar animações e aplicativos complexos. Os exemplos enviados pela comunidade de usuários deixam patente a potência da plataforma. Mesmo que seja menos popular que tecnologias como Flash ou HTML5, o Silverlight é um download recomendável para todos os usuários do Windows.

Download do Microsoft Silverlight

Um antivírus portátil da sua escolha

Os antivírus clássicos são cada vez menos eficazes na hora de detectar ameaças e consumem cada vez mais recursos de forma injustificada. Se quiser todo o poder de um antivírus sem a carga extra que supõe ter um programa do tipo, baixe um antivírus portátil e deixe-o na Área de Trabalho ou na barra de tarefas. Um clique duplo e será como soltar toda uma equipe em missão de busca e captura no HD.

Download do Norton Power Eraser

E outros não tão populares…

Na última edição deste artigo, não mencionamos velhos monstros como Adobe Shockwave, Quicktime e Adobe Air. Atualmente, estes plugins já não são necessários. Tampouco colocamos controladores ou drivers gráficos e de som. Por outro lado, se há plugins que você acredite que deveriam estar aqui, é só deixar um recado nos comentários.

Quais plugins são imprescindíveis para você?

[Artigo original em espanhol]

Leia também:

Carregando comentários