5 apps essenciais para você melhorar seu celular Android velho

Se o seu Android é daqueles que custa a fazer tudo, não o jogue fora ainda: existem apps que podem estender sua vida e mantê-lo ágil e rápido.

Os celulares Android mais baratos têm recursos suficientes para executar o WhatsApp e um pouco mais. Eles usam versões antigas do Android e carecem de espaço de armazenamento, memória e potência para executar os apps mais novos. Milhões de pessoas padecem todos os dias com tais limitações.

O que ocorre é que a qualidade do  telefone é aceitável até quando você descobre que a bateria se esgota em pouco tempo, ou que a memória interna fica cheia após instalar quatro apps. Só que eles são aparelhos que podem ser usados durante muito tempo sem problemas, se as práticas de manutenção adequadas forem feitas e os apps especiais usados.

Em seguida, apresento os apps que costumo recomendar para os meus amigos que têm telefones Android antiquados, econômicos ou pouco potentes. São todos gratuitos, e o pouco espaço que ocupam merece a chatice que é a sua instalação. Você pode usar todos ou apenas uma. Espero que sejam úteis.

Clean Master: remove o lixo e aumenta a memória interna

Clean Master para AndroidOs apps da Android têm o costume de gerar lixo em forma de arquivos. Essas acumulações de arquivos, rara vez úteis, se chamam cache e ocupam um espaço valioso da memória interna do telefone. Podem ser apagadas manualmente, mas o procedimento é um tédio.

Clean Master é para o Android o que o CCleaner é para o Windows: um limpador de arquivos e downloads que só ocupam espaço inutilmente. O app é fácil de usar e atraente. Possui uma ótima função para fechar apps e fazer tudo andar mais rápido.

AutoKiller: consiga mais memória RAM

Autokiller para AndroidOs apps que são abertos no seu Android ocupam espaço na memória de trabalho do telefone, a memória RAM. Ao estarem inativas na RAM, os apps não só tornam mais lento o sistema, como também gastam bateria. Fechá-las manualmente requer muito tempo.

O AutoKiller gerencia a memória do Android e fecha os apps inativos, que ficaram em segundo plano, gastando mal os recursos. Basta ir à aba de processos e pressionar qualquer um. Outras funções requerem a compra da versão Pro.

AppMgr (App 2 SD): mova os aplicativos para o cartão SD

AppMgr para AndroidPor defeito, o Android instala os apps na memória interna do telefone, e ignora o espaço livre que há no cartão SD. Mesmo tendo 30GB livres no cartão SD, o WhatsApp não pode se atualizar porque a memória interna está cheia.

Ao mover os apps para o cartão SD, o AppMgr soluciona essa situação embaraçosa. É um clássico que segue vigente, inclusive nos telefones novos graças a outras funções, como a ocultação de apps e a possibilidade de exportar uma lista de apps instaladas.

DU Battery Saver: economiza bateria de forma inteligente

DU Battery SaverEconomizar bateria é uma das preocupações básicas de todo o usuário da Android. As antenas (WiFi, BlueTooth, 3G), o brilho da tela e os apps carregados são fatores que influenciam na autonomia do dispositivo. Podem ser modificadas manualmente, mas requerem tempo e conhecimento.

O DU Battery Saver é o meu app para economizar energia favorito, e não apenas por seu aspecto magnifico: os modos de economia são intuitivos e fáceis de aplicar, e também há ajustes inteligentes que se adaptam ao telefone. Além disso, o app é compatível com quase todas as versões antigas do Android.

Lightning Launcher: consulta e inicia seus apps rapidamente

Lightning LauncherO launcher, ou inicializador, é o principal app  do Android, que se encarrega de mostrar os ícones dos apps em tela. Se o seu inicializador de apps ficou muito lento ou carregado, você pode provar outros mais rápidos. No Google Play, há para todos os gostos, mas não são muito leves.

Um dos inicializadores mais rápidos é o Lightning Launcher, que ocupa apenas 304 kilobytes de espaço e funciona com Android 2.0 ou superior. É um pouco diferente dos outros e requer algo de prática e configuração prévia, mas creio que sua simplicidade vai cativar.

Outros conselhos para melhorar seu Android problemático

Por mais que você instales apps, a otimização perfeita só é conseguida se você cuidar do seu telefone: apague os aplicativos que você não usa, não carregue widgets nem fundos animados e procure alternativas leves aos seus aplicativos favoritos. Tenha cuidado também com downloads feitos por aplicativos, já que eles não costumam ser detectados como apps separados.

Um truque que você pode aplicar é obrigar o Android a instalar todos os apps no cartão de memória SD (nos sistemas compatíveis). Outra opção é fazer o root do celular, uma operação que permite pular as limitações do telefone, como a eliminação de apps que vem de fábrica ou a velocidade do processador.

Quais são seus apps e conselhos de otimização favoritos?

[artigo original em espanhol]

Carregando comentários