5 coisas que você precisa saber sobre o Snapchat

Complementando as fotos que se autodestroem, o Snapchat agora permite que você use o chat e faça videochamadas por meio de novos gestos táteis.

Disponível tanto para Android como para iPhone, o Snapchat tem como característica principal a efemeridade de seu conteúdo. Fotos, mensagens e conversas de vídeo não são armazenadas no celular. O grupo de desenvolvimento optou por preservar o espírito de imediatez e simplicidade que dá ao Snapchat seu charme – sem mencionar que também o transforma em um sucesso.

Antes de você pular diretamente para o chat de vídeo, aqui vão 5 coisas que você deveria saber antes de fazer uso das novas funções do app.

1. Para começar uma conversa, deslize a tela para a direita

Para facilitar conversas e chamadas de vídeo em tempo real, seus desenvolvedores adicionaram uma nova tela ao app. Para acessá-la, vá à seção na qual todos os snaps aparecem listados e arraste a tela da esquerda para a direita com o dedo sobre o nome do seu amigo.

Agora, você está no novo painel de chat, que inclui todas as mensagens trocadas com seu contato. Se o interlocutor está online, um ícone azul aparecerá no lugar do botão amarelo para que seja possível enviar um snap.

Ao arrastar a janela para direta, você pode iniciar uma nova conversa

2. Troque de câmera facilmente

Ao segurar o botão azul de vídeo, você pode mostrar ao seu amigo o que está vendo com a câmera traseira ou frontal do telefone. Se ele ou ela quiser começar um chat de vídeo, tudo o que ele/ela precisa fazer é apertar esse botão. Contudo, o Snapchat agora conta com uma pequena função para aqueles que não têm muita prática nesta área.

Se deseja ativar a câmera traseira do seu smartphone, basta mover a bolha de vídeo para cima. E se você deseja ativar a câmera frontal, arraste a bolha de vídeo para baixo.

A nova função do Snapchat permite escolher uma câmera do celular com facilidade

3. Sistema de notificações redesenhado

Na contramão da maioria dos aplicativos de chat, o Snapchat redesenhou seu sistema de notificações. A ideia é simples: notificações mínimas. Mesmo que alguém mande 10 mensagens seguidas para você, o número de mensagens pendentes aparecerá em um único alerta.

Outra pequena nova função que vem a calhar: quando seu amigo começa a escrever, o texto “Seu amigo está digitando” aparece na tela. Isso pode, por exemplo, permitir que você comece um chat de vídeo imediatamente, evitando assim a troca de muitas mensagens.

Snapchat agrupa notificações e informa se o seu amigo está digitando uma mensagem

4. Checar a hora de envio

Finalmente, agora é possível saber precisamente qual a hora em que uma mensagem particular foi enviada. Basta deslizar o dedo pela tela, da esquerda para a direita, quando você estiver no chat.

Hora de envio de mensagens no Snapchat

5. Mensagens podem ser salvas

Esta atualização introduz outra mudança. Se você conversa com seus amigos por meio da aba de chat, seus contatos podem salvar as mensagens que você enviou. Simplesmente clique sobre a frase em questão para que a fonte do texto se altere e seu conteúdo seja armazenado.

Nossa recomendação é continuar usando o método tradicional do Snapchat – fotos autodestrutivas – caso você queira enviar informações mais delicadas, além de desenhos ou textos adicionais.

Salvar mensagem no Snapchat

Agora você sabe tudo sobre as novas funções do Snapchat! Algumas são práticas, como escolher qual câmera do celular usar e convidar uma pessoa para conversar. Qual deve ser o próximo passo do Snapchat?

[Artigo original em francês]

Artigo relacionados

Carregando comentários