Dicas para prevenir a perda ou roubo do celular

Você acabou de perdeu o seu celular ou, no pior dos casos, foi roubado. Os sentimentos negativos só aumentam quando vem à memória a imagem do aparelho sem aplicativos de segurança ou localizadores. Não vacile, alguns aplicativos remediam a situação sem cobrar nada por isto. Veja quais cuidados tomar.

1. Instale um rastreador de celulares

Nós sempre falamos e você já escutou a expressão de outras pessoas: a prevenção é o melhor remédio. Ainda mais quando vivenciamos uma situação de extremo imprevisto. Para começar, instale o Prey [Windows | Mac | iPhone | Android]. Você terá acesso aos relatórios de localização do aparelho e até fotos do trombadinha de eletrônicos, desde que o seu computador esteja equipado com uma câmera – como nos notebooks.

Leia nosso artigo sobre as vantagens de instalar o Prey.

2. Senha forte na tela de bloqueio

Não deixe de configurar uma tela de bloqueio para seu celular. Ao dificultar o acesso ao conteúdo do telefone com esse “portão de entrada”, você ao menos ganha tempo até bloquear sua linha e apagar as informações do telefone a distância. A tela de bloqueio não garante muita coisa, já que basta retirar o cartão SD do aparelho e colocá-lo em um computador para acessar todo o conteúdo guardado. Mas você consegue um certo tempo de manobra. Um dos melhores aplicativos com essa função, por exemplo, é o Go Locker, para Android, com o qual você configura uma senha por gestos.

Aplicativo Go Locker é uma das melhores opções para bloquear o acesso

3. Agenda de contatos só com nomes

Ao compor sua agenda telefônica, evite escrever relações de parentesco como “pai”, “namorado” ou “filho”. Isso evita possíveis golpes, pois a pessoa que tem seu celular em mãos pode ligar para alguém da sua família e inventar uma história qualquer como as típicas mentiras de sequestro.

4. Backup, Backup e Backup

Criar uma cópia de segurança dos seus arquivos é o jeito mais correto de assegurar que tudo ainda continuará salvo. Já pensou perder as 300 fotos que você tirou daquele arco-íris mitológico? O indicado é criar o hábito de fazer backup dos arquivos. Que tal sincronizar as fotos do celular com serviços de armazenamento online? E salvar todas as configurações e aplicativos instalados no Android? Não se sinta abandonado caso tenha outro sistema operacional: nós temos sugestões para iPhone, Windows e Windows Phone.

É quase um mantra: faça backup, faça backup, faça backup...

5. Dispare alarmes à distância

Outro medida efetiva de proteção é controlar o celular à distância. Uma das melhores opções é o Zoner Firewall Antivirus [Android]. Com ele, você só precisa mandar um SMS para o seu celular recém-perdido que o aplicativo vai disparar um potente alarme sonoro. Além disso, o app envia uma mensagem com o novo número de telefone, caso o bandido resolva substituir o seu cartão SIM. O iOS 5 traz um recurso nativo para tal.

É uma excelente função para quando você perder o celular em ambientes fechados.

Não adianta chorar pelo leite derramado

Infelizmente, não existe um aplicativo que impedirá o roubo ou a perda do aparelho. O melhor jeito de diminuir a preocupação é prevenir com utilitários para situações assim. Sistemas operacionais populares, como o Android e o iOS, contêm recursos nativos e dezenas de aplicativos dedicados à isto. Não deixe para a última hora ou para quando acontecer algo ruim. Como já dissémos, prevenir ainda é o melhor negócio.

Como você se previne para situações inesperadas, como roubo ou perda?

Artigo original por Fernanda Guerra em 08/01/2013 e atualizado em 17/07/2014

Carregando comentários