5 dicas para instalar aplicativos no Android sem pegar vírus

O Android permite a instalação de aplicativos que não estão no Google Play, mas esses arquivos podem ter vírus escondidos. Siga estas dicas para instalar aplicativos sem riscos.

No Android, é possível baixar e instalar aplicativos da mesma forma que no Windows. Estes arquivos são chamados APK: são pacotes comprimidos que permitem instalar apps no Android sem ter que passar pelo Google Play, a loja oficial de aplicativos.

Muitos desenvolvedores oferecem arquivos APK porque o Google Play falhou em algum momento, porque tiveram problemas com o Google ou simplesmente porque preferem distribuir o aplicativo sem intermediários.

No entanto, esse recurso pode tornar-se perigoso se você não tiver cuidado com a origem daquilo que decidir instalar no celular. Um arquivo APK ignora os controles de segurança e a qualidade do Google e pode conter vírus.

Se você não quer sacrificar o conforto de baixar e instalar arquivos APK ou prefere saber mais antes de tentar, siga estas dicas de segurança: você vai minimizar o risco de infectar o seu Android com um vírus.

Marque a caixa Verificar aplicativos em Configurações

Quando você permite a instalação de Origens desconhecidas, ou seja, a instalação de arquivos APK, uma nova opção chamada Verificar aplicativos aparece nas configurações. Deixe-a marcada: esta opção permite que o Google analise os apps que você instalou à procura de perigo. É como ter um antivírus gratuito que quase não consome recursos.

Recurso para verificar aplicativos

No Android 4.2 ou superior, vá em Configurações > Segurança ou Configurações do Google.

Se o aplicativo que você pretende instalar é avaliado como ruim, o Google vai perguntar se você ainda quer instalá-lo. Nós recomendamos que não faça isso, a não ser que você saiba o que está fazendo.

Alerta do Google para aplicativos potencialmente perigosos

Se o Google considerar o aplicativo prejudicial, sem dúvida irá bloqueá-lo diretamente ou removê-lo do seu dispositivo. Isto é o que você vai ver na tela:

Desinstalação de aplicativos considerados perigosos

Preste atenção nas permissões ao instalar APK

O Android requer que todos os aplicativos instalados por meio de arquivos APK precisam declarar quais permissões necessitam, como ler os contatos, enviar mensagens, etc.

Permissões solicitadas por aplicativos

Sempre verifique as permissões dos aplicativos instalados. Se um jogo pede para enviar mensagens SMS, por exemplo, é um indício de que algo estranho está acontecendo.

Se não confiar nas permissões, desinstale o aplicativo

Em caso de dúvida, é melhor negar a instalação e encontrar informações em sites especializados e fóruns de suporte, ou contatar diretamente o autor do aplicativo.

Instale um antivírus para Android

Se você gosta de instalar aplicativos de arquivos APK, então ter um antivírus para Android vai proporcionar uma camada de proteção que pode salvar seu dispositivo.

A instalação de antivírus é vital para proteger o Android de APK com vírus
Avast Mobile Security é um dos antivírus mais populares e completos para Android

A maioria dos antivírus pode rever rapidamente as permissões de aplicativos para identificar o mais suspeito. Outra opção? Carregar o arquivo APK em um antivírus online.

Execute o arquivo APK no emulador [Avançado]

Os mais experientes podem instalar um APK suspeito em um emulador Android como o Bluestacks, ou em uma máquina virtual com o Android instalado, sem pôr em risco os seus dados.

Emulador para Android ou máquinas virtuais são bons ambientes de teste

O Bluestacks é um Android que pode ser executado no Windows

Dessa forma, você pode ver o que o aplicativo faz antes de instalar no celular ou tablet. Se você escolher esse método avançado, não armazene seus dados e senhas na máquina virtual.

Baixe arquivos APK em fontes confiáveis

Fontes confiáveis ​​são aquelas em que o autor se identifica com clareza e fornece meios para contatá-lo em caso de problemas. Se algo parece suspeito, evite.

Baixar arquivos APK de mercados alternativos como Amazon Appstore ou F-Droid é muito seguro. O mesmo vale para páginas com opiniões e avaliações de usuários.

Outras lojas de aplicativos para o Android

Amazon Appstore é uma alternativa ao Google Play que funciona com arquivos APK

Evite os black markets (mercados negros) de apps. Muitos dos aplicativos, além de serem pirateados, podem ser muito perigosos para o seu celular

Com APK vale a mesma regra que com EXE

Baixar e instalar arquivos APK é seguro se você tiver cuidado com a origemcontrolar as permissões solicitadas e sua finalidade. O Google e os antivírus podem ajudar você a manter os malwares afastados, mas nem sempre vão estar lá para salvar você: treine seu bom senso e, acima de tudo, acredite apenas em fontes confiáveis.

Você já teve uma surpresa desagradável por causa de um APK?

[Artigo original em espanhol]

Leia também

Carregando comentários