5 razões pelas quais eu mudei para o Firefox

Passei há um tempo para o Firefox. Quer saber por quê? Eu lhe digo quais foram minhas cinco razões para sair do Google Chrome.

Já estão longe os dias em que o Firefox parecia um navegador dos anos noventa. A versão 29 do navegador da Mozilla é o resultado de anos de trabalho, e isso se nota.

Aqui estão cinco razões pelas quais nós achamos que você também deve dar o passo e remover o Google como navegador padrão do seu computador e do seu celular Android.

Porque é mais leve e mais rápido

Nós já reclamamos da lentidão do Chrome, e não fomos os únicos. A diferença foi evidente no teste de consumo de memória dos navegadores, conduzido pelos colegas de GHacks.

Gráfico do consumo de memória: o Firefox ganha tanto o Chrome quanto o IE (fonte)

Se você é um daqueles que deixam dezenas de abas abertas, logo notará o pouco impacto do Firefox sobre os recursos do computador. Quer mais uma prova? Leia a comparação de velocidade que fizeram na Tom’s Hardware.

Porque o novo desenho é maravilhoso

Ao Firefox só faltava um desenho de acordo com o layout moderno, desenvolvido ao longo de cinco anos de trabalho duro e de testes.

Interface do Firefox redesenhada

A aparência do Firefox com Australis, o nome deste layout, é linda, e reforça a sensação de limpeza e leveza. Se você não gostar, tem dezenas de temas prontos para dar a personalidade que quiser.

Temas personalizam o visual do novo Firefox

Porque ele mantém a sua independência

Antigamente, na guerra dos navegadores, Microsoft e Mozilla se enfrentava, com a motivação do lucro contra o código aberto. Agora tornou-se uma guerra de empresas entre Microsoft e o Google.

Conjunto de éticas que norteiam o desenvolvimento do Firefox

Todos podem participar no desenvolvimento e promoção do Firefox

O Firefox é o único grande navegador que mantêm sua independência e transparência, sem interesses ocultos por trás de seu desenvolvimento. Como o Jack Schofield diz, “é um navegador que atende os usuários e a Internet aberta.”

Porque a versão para celular tem tudo

Uma das razões pelas quais eu fiquei com o Chrome foi a sincronização PC-Celular. Mas essa sincronização já está presente no Firefox para Android, e ela funciona muito bem.

Integração entre o Firefox para celular e computador

Mas o melhor do Firefox para Android, na nossa opinião, é o suporte as extensões como o AdBlock Plus. O Chrome para Android não tem o mesmo recurso. A capacidade de navegar sem baixar a publicidade é extremamente atraente.

Porque não é o principal alvo de hackers

Por enquanto, o Chrome continua sendo o navegador mais usado no PC, com uma cota de 43% do mercado. O crescimento ocorreu principalmente à custa do Internet Explorer. No Android, a situação é semelhante.

Google Chrome é o navegador mais usado na atualidade

O Firefox permanece com um sólido 20% dos usuários de PC (fonte)

Ser o eterno segundo tem suas vantagens. Uma delas é que você não é o principal alvo de ataques cibernéticos. O Chrome se tornou o novo Internet Explorer, o navegador que todo mundo quer atacar.

Voltar para o Chrome seria voltar a um sistema operacional

Eu não vou deixar de pressionar sobre este assunto: o Chrome tem um sistema operacional complexo. Ele está prestes a se fundir com o Android, de tornar-se um híbrido. E em parte, ele já é assim. Isso não é uma coisa ruim em si, mas condiciona a neutralidade do navegador, que, não esqueçamos, é um programa que foi criado para facilitar o acesso ao conhecimento.

Qual o navegador que você prefere e por quê?

[Artigo original em espanhol]

Carregando comentários