7 antivírus gratuitos e portáveis para criar um kit de segurança informática

Alguns meses atrás, parei de usar antivírus tradicionais. Em vez disso, fiz uma coleção de “vacinas”, antivírus portáteis que podem ser aplicados a qualquer momento sem precisar instalar nada. É o meu kit de primeiros socorros.

As primeiras ferramentas anti-malware portáteis – que não necessitam de instalação – nasceram para eliminar vírus resistentes ou para erradicar as ameaças de alto risco. Quando o perigoso vírus Conficker apareceu, por exemplo, todas as marcas lançaram suas próprias vacinas.

Hoje, graças às conexões permanentes de Internet, esses utilitários têm evoluído para um verdadeiro antivírus de “uso único”. São simples e não têm quase opções, mas são eficazes. Os sete magníficos para a limpeza portátil de vírus são estes.

Avira PC Cleaner

O Avira PC Cleaner é um verificador portátil que funciona do Windows XP SP3 para frente. Depois de baixar as definições do vírus, o programa permite fazer uma verificação rápida ou uma completa (mais lenta) do seu computador.

McAfee GetSusp (Intel)

Os autores do excelente Stinger, que agora é da marca Intel, distribuem gratuitamente seu próprio antivírus portátil. Esse utilitário se conecta à rede GTI do McAfee.

Dr.Web CureIt!

Definida pela Dr.Web como uma “ferramenta de remoção”, o CureIt! é uma grande vacina polivalente para o seu PC. Ao contrário de outros utilitários, aqui você pode escolher qual pasta quer verificar.

ClamWin Portable

O ClamWin é um clássico dos antivirus. De código aberto e mantido por voluntários, tem tudo o que tem um típico um antivírus completo, exceto uma proteção em tempo real.

Comodo Cleaning Essentials

A Comodo nos acostumou a produtos de qualidade e gratuitos e o CCE não é uma exceção. Este kit de segurança é composto por um módulo que identifica os processos suspeitos e um scanner de malware.

Kaspersky Virus Removal Tool

Virus Removal Tool é apenas uma das muitas ferramentas de segurança gratuitas oferecidas. Apesar de não ser atualizada desde 2011, as assinaturas de vírus são as mais recentes.

Norton Power Eraser

O Power Eraser é o anti-malware portátil da Norton (Symantec), capaz de remover ameaças como o Cryptolocker sem problemas. Essencial.

Eu os tenho numa pasta do Desktop, prontos para agir

A versatilidade é incrível. Eles podem ser executados em pen drives, CD de inicialização ou unidades de rede. Se houver conexão com a Internet, você pode usar toda a força das poderosas nuvens do Norton, McAfee ou Kaspersky no PC.

Se você é cuidadoso sobre o que baixa da Internet e aquilo que executa, então os antivírus portáteis podem substituir os antivírus normais sem problemas. Agora, se você não se considera muito bom em segurança, então escolha um antivírus residente de qualidade.

Qual é o seu antivírus portátil favorito?

[artigo original em espanhol]

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Carregando comentários