7 conselhos de segurança para acessar seu banco via celular

7 conselhos de segurança para acessar seu banco pelo telefone

Se você é dos que nem sequer se atrevem a conferir o saldo pelo celular, leia estes conselhos de segurança: servirão para vencer o medo e aproveitar a comodidade de ter uma versão digital do seu banco na palma da mão.

Cada vez há mais gente que gerencia suas contas pelo celular graças aos apps de bancos. É cômodo, rápido e acessível em qualquer hora do dia, sem filas nem deslocamentos. Mas, para muitos, é algo arriscado: 70% das pessoas que não usam apps móveis de instituições bancárias se preocupam com o fator segurança. Ao menos é isso o que diz um relatório de 2014 do Sistema de Reserva Federal, o Banco Central dos Estados Unidos.

Quer saber a verdade? Se você seguir algumas recomendações de segurança, operar por meio da internet com o app oficial do seu banco é tão ou mais seguro do que fazer isso por telefone ou pessoalmente.

Conecte-se com seu banco via redes seguras

Para que o telefone “converse” com seu banco, é necessário ter uma conexão segura com a internet. As redes wi-fi públicas, assim como as dos aeroportos ou cafeterias, são perigosas: pode haver alguém na escuta. Quando você se conectar a essas redes, deve usar apps que criam “túneis” que ocultam sua conexão. Um dos melhores para essa finalidade é o Secure Wireless.


Secure Wireless cria um túnel seguro para se conectar à internet via redes públicas

Use o app oficial do seu banco, não a versão online

É certo que você pode acessar seu banco a partir do navegador do telefone, mas é incômodo e pode provocar erros de segurança, como deixar a sessão aberta. Se o seu banco conta com um app oficial, é melhor dar prioridade a este recurso. E, claro, lembre-se de se desconectar dele quando terminar.

Não armazene dados bancários no telefone

A tentação de tirar uma foto do cartão de códigos do banco ou de anotar o código de acesso na agenda de contatos é grande, mas não ceda: você pode entrar em sérios apuros. Se, de verdade, você precisar de um lembrete, use apps como SafePad (Android) ou Note Lock (iOS), que são blocos de notas protegidos por senha.

Se não há mais remédio que salvar dados, use um bloco de notas seguro

Instale um antivírus para Android ou iPhone

Um antivírus para seu telefone Android ou iPhone ajudará a vigiar os apps instalados e os sites nos quais navega para saber se cumprem critérios mínimos de segurança. Não substituem o bom senso, mas como ajuda adicional são muito úteis, e alguns complementam muito bem a segurança já proporcionada por sistemas operacionais móveis.

Ative a função antirroubo no telefone (com a eliminação remota)

Perder o telefone não é perder apenas a agenda de contatos. Em muitos casos, significa perder também o principal método de identificação que o seu banco utiliza para verificar sua identidade quando você entra em contato com a instituição. Seja precavido e ative o antirroubo no Android, iPhone ou Windows Phone: assim, poderá localizar seu próprio dispositivo e, se for preciso, apagar todos os dados a distância.

Cerberus é um dos melhores antirroubos para Android

Habilite o bloqueio de tela no celular

Usar o banco no telefone é motivo suficiente para ativar um bloqueio de tela, como um PINou um padrão. Se não fizer isso, qualquer pessoa que pegue seu smartphone poderá abrir o app, e se este não foi fechado corretamente, há detalhes que ficarão à vista, como seus últimos movimentos ou o saldo das suas contas.

Mantenha seus apps e o sistema do seu telefone em dia

Hackers adoram explorar falhas de segurança das versões antigas dos seus apps. Por meio dessas vulnerabilidades, podem roubar informações e dinheiro. Por mais que seja incômodo, manter seus apps atualizados, assim como o sistema Android do seu telefone, ajuda a evitar que intrusos entrem em seu dispositivo pela porta de trás.

En caso de dúvida, fale com o banco

Para os bancos, é interessante que você use seus apps e que ninguém roube o seu (e deles) dinheiro. Se você liga para a central de atendimento ao cliente, farão o possível para informá-lo sobre a segurança da sua conta e comprovar qualquer problema. Afinal, você está pagando boas comissões. Portanto, não hesite: ligue para o seu banco se tiver perguntas sobre a segurança de seus apps.

Você se sente seguro ao usar apps de bancos no telefone?

[Artigo original em espanhol]

Leia também

Carregando comentários