7 perguntas que o Siri pode (e não pode) responder no iOS 8

No iOS 8, o Siri vai além de responder perguntas idiotas ou qualquer dúvida aleatória. Ele pode cumprir diversas tarefas e comandos, já que a Apple desenvolveu uma versão totalmente nova do assistente virtual.

Apesar dos concorrentes – como o Cortana, da Microsoft, e o Google Now – terem os recursos básicos do Siri, há novas funcionalidades específicas na recém-lançada versão do sistema operacional da Apple, o iOS 8, que o tornam mais útil do que nunca.

Porém, há também algumas coisas que eu gostaria que o Siri pudesse responder, características que deveriam ser integradas. No entanto, infelizmente, ainda estão faltando. Abaixo estão algumas perguntas que o Siri agora vai ser capaz de responder, e algumas que ainda são impossíveis.

1. “Olá, Siri!”

Não é exatamente uma pergunta, mas antes de que você faça qualquer questão para o Siri, deve saber que a atualização mais recente tem comandos por voz semelhantes à ativação do Google Now, ao “OK Google”. Se quiser perguntar algo para o Siri, deverá dizer “Olá, Siri”‘, e o assistente vai responder. É bom para quando você estiver dirigindo, mas seu iPhone deve estar carregando.

Siri responde a cumprimentosNão é exatamente a resposta que eu esperava do Siri

2. Siri, que música é essa que está tocando?

Perguntar ao Siri sobre uma canção nunca teve problema, mas o assistente nunca foi capaz de dizer qual música estava tocando no momento. Até agora. No iOS 8, o Siri vem integrado ao Shazam, ou seja, tudo o que você precisa é perguntar o nome da música em reprodução. Assim, ativará o Shazam e obterá um ID para a canção.

Siri agora reconhece músicasE o Siri estava certo!

3). Siri, você pode baixar o SwiftKey?

O Siri já era capaz de abrir aplicativos de terceiros. A diferença é que agora o assistente também pode acessar a App Store. Se quiser baixar um aplicativo, basta fazer o pedido e o Siri vai procurá-lo para você.

Quando perguntei se poderia baixar o SwiftKey, ele abriu o SwiftKey Note, que é tecnicamente correto, mas eu deveria ter sido mais específico com o que eu estava procurando e ter dito o novo SwiftKey para iOS 8.

Siri pode procurar aplicativos na App Store

4. Siri, você pode acender as luzes?

Novos serviços como o HomeKit da Apple foram integrados ao Siri para deixar o controle de sua casa ainda mais fácil. Itens como o Philip’s Hue lights, que podem ser controlados com o aplicativo Philips Hue para acender e desligar as luzes, serão ativados por comandos de voz.

Siri pode ajudar a controlar lâmpadas e outros acessórios do HomeKitNão uso nenhum serviço de HomeKit, mas o Siri está disposto a ajudar se eu decidir aderir a eles

Perguntas sem resposta correta

5. Siri, quantas calorias queimei hoje?

Você acha que com o Health Kit o Siri seria capaz de extrair alguns dados sobre sua condição física utilizando este comando? Com links para aplicativos como o Nike+ Running ou o FitBit, você pode conseguir uma tonelada de informações estatísticas por meio do novo serviço da Apple. Mas mesmo assim, infelizmente (ou não), parece que o Siri não tem acesso às suas informações mais pessoais.

Siri não acessa todas as informações disponíveis em aplicativosSe a informação está no seu telefone, você supõe que o Siri seria capaz de acessá-la, certo?

6. Siri, em pots entendre?

A resposta é não, e a questão (em catalão) é “Siri, pode me entender?”. Há rumores de que, com iOS 8, o Siri funciona em mais de 22 idiomas, mas isso ainda não é uma função ativa no aplicativo. Os idiomas identificados incluem árabe, catalão, tcheco, holandês, polonês, português, russo e vietnamita. Confira todas as línguas oficiais que devem estar presentes no app.

Siri não compreende todos os idiomasVocê sabe que algo não está funcionando quando você diz “Siri, em pots entendre” e ele entende ”CD unbuttoned Tinder”.

7. Siri, estou bonita?

Ok, isso pode ser um pouco estranho, mas não seria conveniente perguntar ao Siri como você se vê? Assim, ela iria ativar sua câmera frontal para que você possa fazer uma verificação rápida. Elogios não machucam, mas às vezes seria bom ver-se a si mesmo (para não dizer que seria mais fácil fazer um selfie).

Até perguntas estéticas são respondidas pelo SiriNão, Siri, eu quero saber a verdade!

Parece que o Siri começou a desempenhar um papel mais ativo no sistema operacional iOS, amadurecendo como assistente e deixando de ser novidade. Integrando o Siri a alguns dos mais recentes aplicativos da Apple presentes no iOS 8, como o HomeKit, seus serviços ficaram mais úteis e, por isso, é bem provável que seja mais utilizado.

Ainda assim, o Siri não é perfeito, e seria bom vê-lo mais integrado a aplicativos de terceiros, assim como a um viva-voz ‘Olá, Siri’. Por enquanto, vou aproveitar para descobrir com o Shazam o ID de uma canção graças aos conhecimentos musicais recém-incluídos no Siri.

[Artigo original em inglês]

Leia também

Carregando comentários