Não espere o Windows 10! Aproveite o menu Iniciar no Windows 8.1 com 9 aplicativos

Menu Iniciar do programa Pokki

A Microsoft prometeu aos usuários: o Windows 10 marcará o grande retorno do menu Iniciar. “Já era hora!” dirão os mais impacientes. Se você é um daqueles que achou o desaparecimento do menu insuportável, fique tranquilo: não vale a pena esperar até a primavera de 2015, você pode apreciá-lo imediatamente. Como?

Procurando o clássico botão Iniciar. Muitos desenvolvedores têm ouvido as reclamações dos usuários e projetaram menus Iniciar muito refinados, equipados com características especiais que o Windows 10 provavelmente não irá oferecer. Seria um erro não testá-los. Aqui estão alguns exemplos.

Pokki

O Pokki incorpora as funções do menu Iniciar do Windows 7. A extensão exibe os apps do desktop e do Windows Store, além de criar atalhos para os arquivos e aplicativos. Você também pode incorporar os ícones dos aplicativos mais usados. O Pokki também leva em consideração os sites: por exemplo, você pode incluir o Facebook para torná-lo acessível diretamente do menu Iniciar do Pokki.

Baixar Pokki para Windows 8

Menu Iniciar do programa Pokki

Classic Shell

Para os nostálgicos, o Classic Shell recupera o visual do velho menu Iniciar do Windows. Dá para escolher entre três menus no estilo do Windows XP, Vista ou Windows 7. A renderização é fiel à original. Ele pode até mesmo substituir o botão Iniciar do Classic Shell pelo original ou para as imagens. As opções permitem selecionar os arquivos a serem exibidos no menu Iniciar e configurar atalhos de teclado para facilitar as operações.

Baixar o menu Iniciar de Classic Shell para Windows 8

Menu iniciar do Classic Shell para Windows 8

StartIsBack

O StartIsBack também usa a nostalgia com seu menu Iniciar clássico no estilo Windows 7 ou Windows XP. Altamente personalizável graças aos muitos temas que podem ser baixados, o StartIsBack vem com as funções de início originais, como Minhas imagens. Os arquivos podem ser visualizados livremente no menu Iniciar.

Baixar o menu Iniciar de StartIsBack para Windows 8

Menu Inicial do StartIsBack

Start8

O Start 8 se aproxima bastante do desenho do Windows 8.1, incorporando os apps do Windows Store na visão geral. Se você gosta do visual moderno, pode até exibir uma mini-versão da tela inicial nova. Este aplicativo é muito sensível à rodinha do mouse. Infelizmente o programa não tem uma versão grátis.

Baixar o menu Iniciar de Start8 para Windows 8

Menu Iniciar do Start8 para Windows 8

IObit StartMenu8

O StartMenu8 funciona da mesma forma que o Start8. A grande vantagem: o aplicativo é gratuito. Mais uma vez, você pode escolher entre o menu Iniciar clássico ou uma mini-versão da nova tela de início. A exibição de aplicativos do Windows Store Apps tem submenu extensível, claramente separado do resto, pouco prático de usar se você tiver instalado muitos apps. O StartMenu8 oferece 20 botões diferentes de início no estilo do Windows ou com imagens engraçadas.

Baixar o menu Iniciar de IObit StartMenu8 para Windows 8

Menu Iniciar do IObit StartMenu8 para Windows 8

ViStart

Disponível antes do lançamento do Windows 8, o ViStart é um clássico dos aplicativos para o menu Iniciar. Personalizável graças aos muitos temas oferecidos para download, o ViStart exibe livremente as pastas e ícones favoritos. O foco está na função de pesquisa, particularmente rápida. As características do ViStart o tornam uma opção atraente para trabalhos artísticos.

Baixar o menu Iniciar de ViStart para Windows 8

Menu Iniciar do VIStart para Windows 8

Start Menu Reviver

O Start Menu Reviver inspira-se fortemente no menu clássico da Microsoft, mas também incorpora novos conceitos do Windows. Não só pode organizar os aplicativos por tipo, mas o menu Iniciar também mostra blocos dinâmicos no estilo do Windows 8. Ao contrário do Windows 10, são apenas ícones que você pode clicar e não miniaturas dinâmicas.

Visualmente e funcionalmente, o Start Menu Reviver é bom. Perfeito, se você não quer ter o antigo visual do menu de início.

Baixar o menu Iniciar de Start Menu Reviver para Windows 8

Menu Inicial do Start Menu Reviver para Windows 8

StartW8

O StartW8 reproduz o menu Iniciar original do Windows 7. Tal como no caso de StartIsBack, o aplicativo exibe os aplicativos do Windows Store e aqueles do desktop. Infelizmente, você não pode configurar muito além das pastas e ícones do menu. O aplicativo foi traduzido para 27 línguas, o que é bastante conveniente para aqueles que não estão confortáveis ​​com menus em inglês.

Baixar o menu Iniciar de StartW8 para Windows 8

Menu Iniciar do StartW8 para Windows 8

Start Button 8

O Start Button 8 está também baseado no menu Iniciar do Windows 7 e mostra as pastas à esquerda para facilitar o acesso. O conteúdo da pasta é exibido no lado direito, onde pode ampliar e reduzir usando o mouse. Você pode adicionar ou remover pastas para o menu Iniciar sem passar pela configuração.

Baixar o menu Iniciar de Start Button 8 para Windows 8

Menu Inicial do Start Button 8 para Windows 8

O abandono do menu Iniciar na versão número 8 do Windows foi uma decisão desastrosa, uma aposta perdida, em parte responsável pelo fracasso deste lançamento ao público que, por contrariar, respondeu de forma massiva ao lançamento do Windows 7. A Microsoft tenta compensar isso na próxima temporada com a sua nova edição do sistema operacional, mas, como podemos ver, há muitas opções disponíveis aos usuários para preencher esta lacuna. Para os nostálgicos do antigo estilo do XP ou os fãs das blocos dinâmicos, os desenvolvedores não esqueceram de ninguém: há algo para todos.

E aí, você trocará o menu iniciar do Windows 8?

[Artigo original em alemão]

Leia também:

Carregando comentários