9 truques do Google Maps que você não conhecia

O Google Maps é muito fácil de usar, mas é preciso ir mais adiante para aproveitar todos os recursos. Apresentamos nove truques que, talvez, você não conhecia até hoje.

Todos sabemos usar o Google Maps: digitamos um endereço ou o nome de um lugar, pressionamos a lupa e o mapa nos encaminha para a direção correta. Se arrastarmos o bonequinho laranja, o Street View abrirá. Com outro clique, vemos mais informações. São as operações básicas do Maps.

No entanto, muitos de nós não avançamos para além do básico. Assim, perdemos algumas das funcionalidades mais interessantes do Google Maps. Se o Google não dá tanta visibilidade é porque não são vitais para o funcionamento do serviço, mas como os recursos adicionais são bastante interessantes, vale a pena conhecê-los. Comecemos:

Corrigir informação errada do mapa

Tenho certeza que você já encontrou algum erro nos mapas do Google: uma loja na rua errada, um nome de rua com a grafia torta, lugares fechados, etc. Pois bem, você pode corrigir a informação sem sair da tela. Quando identificar algo errado, pressione o link “mais” e escolha uma das opções de edição.

Você pode mover o marcador por 200 metros e editar os detalhes do local ou informar sobre um problema, como avisar que está fechado ou não é espaço público.

Dar zoom com um dedo (exclusivo em celulares e tablets)

Você pode controlar o zoom do Google Maps com apenas uma mão. Como? Basta pressionar a tela uma vez e, logo em seguida, deslizar para cima para ampliar a imagem. Se deslizar para baixo, você diminuirá o zoom.

Um toque e deslize: assim é o zoom com uma mão (Fonte: Google Maps Blog)

Inclinar o mapa com os dois dedos (exclusivo em celulares e tablets)

Outro gesto do Google Maps versão móvel que poucas pessoas conhecem: se você deslizar o mapa com os dois dedos juntos, ele irá se inclinar um pouco para frente ou para trás. Serve para apreciar a vista do satélite.

A lista completa dos gestos para Google Maps no celular – ou tablet – pode ser consultada na página de suporte do Google.

Salvar os mapas para vê-los sem conexão à internet (offline)

O Google Maps faz download de mapas na memória do celular. Eu, sinceramente, curto muita a função. Uso com muita frequência quando não quero usar a conexão em minhas viagens.

Para baixar uma parte do mapa no telefone, escolha uma área, pressione o botão de pesquisa e, ao final de tudo, escolha a opção “Deixar o mapa visível offline” ou procure “ok maps”.

Ver onde o Street View está disponível

Os carros do Google percorrem as ruas do planeta diariamente para tirar as fotos panorâmicas que tanto aproveitamos no Maps. No entanto, eles precisam andar muitos quilômetros.

Se você deseja acompanhar a trajetória do Street View e quer saber quais partes do mundo estão sendo fotografadas, vá na página oficial do Street View: ali você encontrará toda a informação sobre o recurso.

Traçar rotas alternativas arrastando os pontos

Nem sempre o Google Maps oferece a rota mais certa. Para melhorar ou forçar uma rota melhor, arraste um ponto para qualquer lugar na sua rota.

Criar rotas com mais de uma parada

Você também pode adicionar mais de uma parada na sua rota. Clique no botão “+”, escolha um lugar do mapa e pronto. Se quiser reorganizar os pontos da rota, arraste-os.

Visualizar todas recomendações de uma área

Quer explorar uma área mas está sem ideias? Faça o seguinte: amplie o zoom do mapa e digite “*”. Todas as sugestões do Google vão aparecer ao mesmo tempo.

Consulte toda sua atividade no Google Maps

Acesse o histórico completo das suas buscas no Google Maps no endereço history.google.com e clique na seção do Maps. O histórico pode ser apagado nesta mesma página.

Outra opção é pressionar o botão no aplicativo para celular. Está ao lado menu de pesquisa. Toque e você verá um resumo de todas as suas atividades.

Google Maps: fácil de usar, mas com uma capa avançada

Como todos os apps do Google, o Maps se destaca por sua simplicidade e esconde a maioria das funções avançadas para não sobrecarregar a interface básica. A maioria dos truques explicados requerem algo de curiosidade para serem descobertos. Não deixe de explorar, você pode encontrar algo que não conhecemos…

Qual é o seu truque favorito no Google Maps?

Leia também:

[Artigo original em espanhol]

Carregando comentários