A conexão caiu… E agora, o mundo vai acabar?

Quando a conexão à internet falha, chega o desastre. A galera acostumada a trabalhar ou se divertir usando o computador fica perdida, sem saber o que fazer.

A máquina, antes potência total e diversão pura, vira um objeto triste, inútil e antiquado. Tem certeza? Mesmo sem internet dá para fazer muita coisa no computador. Esta é a nossa proposta para aproveitar o tempo.

1. Passar o antivírus
Analisar todos os arquivos que você guarda no computador toma muito tempo e isso é o que falta no dia-a-dia. Hoje que a internet não funciona, você não tem desculpa.

2. Desfragmentar o disco
Outro trabalhinho chato que rouba tempo é desfragmentar o disco. Por quê não aproveitar a desconexão para fazer uma faxina e deixar a máquina mais rápida? Defraggler, MyDefrag ou Auslogics Disk Defrag são três alternativas eficazes para fazer o trabalho.

3. O clássico Busca minas
Sim, sim… O Busca minas, esse dinossauro do Windows que é tão feio quanto viciante. Com um tabuleiro de 24 x 30 e 668 explosivos você tem uma meia horinha bem boa de trabalho…

4. Escrever o livro que fará você ganhar uma fortuna
Ainda que você não acredite, houve um tempo sem computadores e, lógico, sem internet. O artefato que as pessoas usavam para escrever não tinha mouse nem tela. E mesmo assim funcionava! O Wordpad pode ser um excelente aliado para aproveitar o tempo sem internet e por o seu talento literário para trabalhar. Sem distrações de emails, atualizações de Twitter ou de recadinhos no MSN, vai ser mais fácil.

5. Limpar o disco
Eu confesso que acumulo toneladas de fotos e músicas no PC, muitas vezes repetidos. Dá uma certa pena mandar coisas para a lixeira, mas quando a memória começa a ficar escassa, chega a hora da limpeza.
CCleaner é um excelente companheiro para por ordem no disco. Se a idéia é detectar e eliminar todos os arquivos duplicados, o Duplicate Cleaner quebra o galho.

6. Organizar a coleção de filmes, músicas, livros…
Depois, você pode continuar e ordenar suas coleções de músicas, filmes e livros. Há gerenciadores muito eficazes que facilitam o processo. Lá vão os nossos candidatos: para livros (BookDB), para filmes (Ant Movie Catalog) e para discos (Visual CD). Prefere uma solução mais geral? Libra e Cadastra Tudo.

7. Fazer backup

Só depois que a gente perde alguma coisa, é que reparamos em quanto gostávamos dela. E já pensou se der algum pau no computador e você perder tudo? Melhor nem imaginar, por isso recomendamos aproveitar a desconexão para fazer uma cópia de segurança de seus arquivos.

8. Arqueologia informática
Depois de tanto trabalho sério otimizando e ordenando tudo na máquina, que tal um pouco de diversão offline? Recupere CDs, DVDs e viaje ao passado com jogos e programas de outros tempos. Nem tudo na vida do gamer é o modo multiplayer, né?

9. Potencializar seu talento como artista
Você acha que o Paint é bem fraquinho e que não dá para fazer nada que preste com ele? Na verdade isso depende da prática e da paciência… Este video é a prova.

10. Vá pra rua e descubra o mundo real
Respire fundo, afaste-se do computador enquanto espera a conexão voltar e saia de casa. É sério: a luz do sol não dói e nem mata. Substitua avatares, recadinhos no Orkut e conversas no MSN por uma conversa real com os seus amigos de sempre.

E assim que a internet voltar… corra pra casa e tuite tudo o que você fez!

Carregando comentários