Abra arquivos online diretamente da rede sem a necessidade de baixar

O Windows consegue abrir os arquivos salvos no disco rígido e até aqueles que não estão. Se você conhece o endereço (a URL), não precisa baixar o arquivo: o Windows é capaz de abir diretamente. Esse recurso é especialmente útil para fazer upload de fotos.

A forma mais conhecida para baixar arquivos online é o velho e conhecido download. O arquivo é salvo em algum lugar no seu disco rígido e pode ser aberto ou selecionado para ser carregado em outro destino. No segundo caso, a operação não é nada fácil.

Em nosso artigo, damos uma alternativa, que é a capacidade de indicar diretamente a URL do arquivo. Vamos usar como exemplo o upload direto de imagens no Facebook, como foto do perfil.

1. Copie a URL do arquivo da imagem

No navegador, com o botão direito do mouse, clique no item desejado e selecione Copiar URL da imagem. Para outros tipos de arquivos, você pode copiar o endereço do site, ou, no caso em que o endereço esteja escrito em algum lugar, selecioná-lo e copiá-lo.

Menu de contexto com a opção de copiar a URL

2. Abra a caixa de diálogo Abrir… do Windows

Para abrir e salvar arquivos, o Windows sempre usa as chamadas caixas de diálogo. Nos programas, normalmente você pode abrir essas janelas a partir do menu Abrir… . Em sites como o Facebook, a abertura da caixa de diálogo para o carregamento de imagens é chamada pelo próprio navegador. Para o nosso exemplo, eu cliquei no item de Upload de fotos no Facebook.

Menu de contexto do Facebook para enviar fotos

3. Digite a URL do arquivo

Na caixa de diálogo Abrir…, não selecione como de costume o arquivo do seu disco rígido, mas no campo Nome do arquivo digite a URL que você copiou anteriormente.

Copie a URL no campo de abrir

No nosso exemplo, o Windows carrega automaticamente o arquivo no Facebook depois que você clicar em Abrir. Normalmente, esta operação tem a duração de um a dois segundos. Desta forma, para o carregamento de imagens você pode economizar tempo e cliques. Abaixo, você pode ver o resultado que eu obtive.

Imagem enviada para o Facebook pela URL
Esta função não é prática apenas para imagens, mas também pode ser aplicada para o carregamento de sites em Word ou Excel, especialmente para as tabelas.

Veja outras dicas sobre o Windows.

[Artigo original em alemão]

Carregando comentários