A melhor alternativa ao Microsoft Office

Se alguma vez na vida você encostou num PC, sabe que a suíte de aplicativos de escritório da Microsoft é o Office. Impossível nunca ter ouvido falar do Word, do Excel ou do Powerpoint. Entretanto, quando você compra o computador, nem sempre (ou quase nunca) estes programas vêm instalados.

Aí, toca ir a uma loja ou comprar o Office diretamente na página da Microsoft. Isso, sem dizer que não é nada barato… Sabia que existe uma alternativa ao Office que é muito parecida, completa, totalmente em português, compatível com os formatos da Microsoft e, ainda melhor, 100% grátis?

Não? Então, neste post, mostramos algumas razões para que você abandone definitivamente o Office e passe a usar o BrOffice.org como suíte ofimática.

1. Preço

Sem dúvida, a maior vantagem: ao contrário do que muitos pensam, o Office da Microsoft não é um programa grátis. Uma licença pode chegar a custar até mais de R$ 1.000,00, dependendo da versão. Se for para uma empresa então, imagine tais preços multiplicados por 10, 50 ou 500 funcionários…

Ainda que o Microsoft Office tenha funções avançadas que o BrOffice.org não tem, a imensa maioria de pessoas usa apenas uma pequena parte delas. Desta maneira, a diferença de preços não se justificaria.

2. Têm os mesmos aplicativos

Sem dúvida que os principais aplicativos do Office são o Word, para textos; o Excel para planilhas e o Powerpoint para apresentações. O BrOffice.org tem os mesmos aplicativos sendo eles Writer, Calc e Impress, respectivamente.

Por outro lado, falta um programa de email integrado e um bloco de notas. Para estes, existem alternativas como o Thunderbird e o Notepad++, por exemplo.

3. Compatibilidade

Se essa for uma preocupação, esqueça: o BrOffice.org permite abrir e editar todos os formatos do Office. Inclusive, os mais recentes como DOCX, XLSX e PPTX.

4. Rendimento

Um computador novo e potente é a chave do sucesso para rodar qualquer aplicativo sem problemas. Entretanto, nem todo mundo tem essa sorte e, em PCs antiguinhos, um programa mais leve sempre terá vantagem. Desta maneira, o BrOffice.org dá uma goleada no Office: é mais rápido e consome muito menos recursos.

5. Disponibilidade para todos os sistemas operacionais

É exatamente isso que você leu. Por exemplo, eu tenho um Mac em casa com uma versão do BrOffice.org instalada. Tem Linux? Pode instalar que funciona e sem limitações de funções – coisa que, ao contrário, é fato no Office para Mac.

6. Extensões

Exatamente como nos navegadores Firefox e Google Chrome, o Br.Office.org pode ser melhorado por meio de plugins. Existem corretores ortográficos, planilhas, tradutores e uma quantidade enorme de extras.

Além disso, você encontra todas estas extensões no mesmo lugar e sem complicações. Também pode procurá-las diretamente pelo programa, que oferece um gerenciador próprio.

E aí, fui convincente? Ou você acha que o Microsoft Office é insubstituível?

Carregando comentários