Office para iPad: 3 alternativas grátis à suíte de produtividade da Microsoft

A suíte de produtividade Office para iPad foi lançada recentemente. Infelizmente, sua versão grátis tem funções limitadas e não permite editar documentos.

Mas se você quiser criar arquivos de Word, Excel e PowerPoint usando apenas seu iPad, é só conferir esta lista de três alternativas 100% gratuitas ao aplicativo oficial.

Logo CloudOnCloudOn para os amantes de cópias de segurança online

CloudOn é uma excelente suíte de escritório para iPad. Sua particularidade? Antes de criar arquivos de texto, tabelas ou apresentações, você precisa conectar sua conta do CloudOn – criada durante o registro no app – a um serviço de armazenamento online. O CloudOn é compatível com os mais populares programas do tipo: Dropbox, Box, Google Drive, OneDrive e Hightail.

Assim que o aplicativo tenha sido configurado corretamente, é possível criar, editar e salvar documentos diretamente no seu iPad. A interface, em boa parte inspirada no Office 2013, não foi especialmente projetada para telas táteis, mas isso não impede que satisfaça a maioria das suas necessidades.

Imagens de tela do CloudOn para iPad

O melhor O pior
Possibilidade de se conectar com vários serviços de armazenamento online A interface pode ser melhorada
Resposta do aplicativo Impossível salvar arquivos localmente

Logo QuickOfficeQuickoffice para os fanáticos do Google

Quickoffice é um produto do Google. No que se diferencia do Google Drive? Esta suíte foi feita principalmente para dar conta de documentos do Word (DOCX), PowerPoint (PPTX) e Excel (XLS).

Para utilizá-lo, é preciso se conectar, logicamente, com uma conta do Google. Com o Quickoffice, você pode salvar seus documentos tanto na nuvem, com o Drive, como na memória interna do iPad.

Os documentos criados com o Quickoffice ganham automaticamente os formatos de arquivos de Word, Excel ou PowerPoint. A interface é simples e extremamente agradável, e o aplicativo pode ser posto no mesmo nível do CloudOn em termos de qualidade e capacidade de resposta.

Imagens de tela do Quickoffice

O melhor O pior
Fácil de usar É obrigatório se conectar com uma conta do Google
Salva backups localmente ou na nuvem

Logo OliveOffice HDOliveOfficeHD para os impacientes

A suíte OliveOfficeHD é completamente grátis. Apesar de sua página principal ser bem desconcertante, permite criar documentos de Word, Excel e PowerPoint em questão de minutos. É só clicar no ícone do Office para ir direto ao assunto…

Interface do OliveOfficeHD

É a partir da segunda tela, quase vazia ao ser aberta pela primeira vez, que você vai ser capaz de criar documentos de texto, tabelas e apresentações. Sua vantagem em comparação com os demais? Há modelos de documentos para cada tipo de conteúdo. Isso com certeza vai fazer você economizar um tempo precioso…

Também é preciso levar em consideração o fato de que o OliveOfficeHD não oferece o recurso de sincronização online nem conversão de arquivos PDF.

O melhor O pior
Documentos padrão são extremamente práticos Interface nem sempre muito clara
Sem necessidade de registro Sem sincronização de arquivos com a nuvem

O lançamento do Office para iPad marca o início de uma era para muitos profissionais que usam o iPad. Sinta-se à vontade para ler, ou reler, nossas análises e testes com os aplicativos Word, Excel e PowerPoint para iPad. Para quem não quer gastar um centavo, essas três alternativas gratuitas vão ser de grande ajuda.

E você, tem uma suíte de produtividade instalada no seu iPad?

[Artigo original em francês]

Carregando comentários