Android 5.0 Lollipop: tudo sobre o novo sistema do Google… até agora

Notificações do Android Lollipop

O Android já tem a sua nova versão, e ela se chama Lollipop. Abaixo, respondemos tudo o que você quer saber sobre o Android 5.0 Lollipop mas ainda não teve coragem (ou tempo) de perguntar. E as perguntas e respostas serão atualizadas à medida que conseguirmos mais informações sobre o novo sistema operacional móvel do Google.

O que é Android Lollipop?

Android Lollipop é a versão mais recente do Android, o sistema operacional de milhões de dispositivos móveis no mundo inteiro. Lollipop é a quinta grande versão do Android desde que o Google estreou seu sistema móvel em 2008. A versão anterior, denominada KitKat (4.4.2), foi lançada em 2013 e atualmente está presente em um quarto dos aparelhos Android. A maioria dos celulares e tablets capazes de executar o KitKat deveriam ser compatíveis com Lollipop.

Por que se chama Lollipop?

Todas as versões do Android desde 2009 (Android 1.5) usam codinomes inspirados em especialidades típicas de confeitaria e sobremesas, como “Donut” ou “Gingerbread”. Os nomes seguem a ordem alfabética, assim a versão seguinte ao “KitKat” deveria começar com a letra ‘L’ – o que foi confirmado pela empresa durante o Google I/O 2014. Entretanto, o codinome Lollipop se tornou público apenas em outubro.

Quanto custa o Android Lollipop?

Todo Android é grátis. Você não precisa pagar pelo sistema, mas é possível que para aproveitar a nova versão você tenha que comprar um novo celular/tablet compatível com o Android Lollipop.

Onde posso baixar o Android Lollipop?

Cada fabricante de dispositivo – Samsung, Motorola, LG… – distribuirá o Android Lollipop por meio dos seus canais de atualização próprios. Para os aparelhos Nexus, oficiais do Google, será possível fazer o download do Lollipop na página oficial, assim que o sistema estiver disponível, e instalá-lo manualmente com o Android SDK. Porém, na maioria dos casos isso não é necessário, pois a atualização é feita automaticamente no aparelho via internet.

Quais aparelhos receberão a atualização do Android Lollipop?

Até agora, sabemos que os dispositivos que receberão o Android Lollipop são os modelos mais novos da série Nexus (4, 5, 7, 10), quase todos os Motorola recentes (G, X e E), os últimos HTC One (M8, M7), LG (G3, G2 Pro) e Sony (Z3). Os Samsung S4 e S5 também receberão a atualização, mas talvez com um pouco de atraso.

O que mudará no meu aparelho com o Lollipop?

O Android Lollipop muda muitas coisas, mas as três mais relevantes são: a interface, a segurança e as notificações.

O novo desenho do Android Lollipop foi batizado de “Material Design”. Apresenta um design mais plano e limpo, com novas animações e botões de navegação redesenhados.

Material Design do Android Lollipop

Quanto à segurança, agora o Android conta com criptografia por padrão, o que impede que outras pessoas recuperem seus dados se você perde seu telefone ou tablet. Essa e outras melhoras fazem com que o sistema do Google se aproxime do iOS no que se refere à segurança.

Finalmente, você também notará – e ficará encantado – com as notificações do Lollipop na tela de bloqueio. Algo que o Android até agora não possuía e que somente era possível com apps de terceiros, como o DashClock.

Notificações do Android Lollipop

Meu aparelho ficará melhor com o Lollipop?

Debaixo do capô do Android Lollipop existem duas mudanças muito importantes que aumentarão a velocidade do seu dispositivo e a duração da bateria. Por um lado está o ART, que faz com que os aplicativos sejam executados até quatro vezes mais rápido. Por outro, temos o Project Volta, uma tecnologia exclusiva do Lollipop que, em testes recentes, demonstrou uma economia de bateria de até 36%.

Economia de bateria do Android Lollipop

Meus apps atuais continuarão funcionando com o Lollipop?

A maioria dos apps importantes funcionarão com o Android Lollipop sem problemas, mas você deve se assegurar de que estão atualizados. Em alguns casos, principalmente com jogos ou aplicativos desatualizados há algum tempo, o programa poderá ter problemas de execução em função da tecnologia ART.

Se você quer comprovar quais apps não funcionam no Lollipop, acesse o site AndroidRuntime.com, uma página que mantém uma lista atualizada de aplicativos incompatíveis com o ART.

Por que o Android tem tantas atualizações?

Como todos os sistemas operacionais, o Android precisa de atualizações para aproveitar melhor os novos hardware que vão aparecendo. Além disso, as novas versões solucionam problemas de segurança e usabilidade. Se seu aparelho é compatível com a nova versão, recomendamos que faça a atualização. Seu celular/tablet não será prejudicado e você poderá continuar usando a grande maioria dos seus apps favoritos. E o que é mais importante: poderá aproveitar as novas funcionalidades.

[Artigo original em espanhol]

Siga o autor no Twitter: @remoquete

Leia também

Carregando comentários