Aplicativos para ajudar pessoas com deficiência

Tela inicial de Hércules e Jiló

A deficiência física ou sensorial é uma dificuldade que atinge mais de 45 milhões de brasileiros, segundo o IBGE. Somam-se a isso os problemas tradicionais de acessibilidade das grandes cidades, como a falta de pequenas rampas em calçadas ou locais adaptados para exercícios físicos e temos um cenário desolador para os portadores de deficiência.

Ao menos, e se servir de consolo, boas iniciativas são ventiladas em diferentes setores da sociedade, como foi mostrado na reportagem do Jornal Nacional. Não foram poucos os programadores que encontraram respostas criativas ao problema de acessibilidade.

A seguir, nós veremos boas ideias que se transformaram em aplicativos valiosos:

Hércules e Jiló: a importância das ciências naturais

Hércules e Jiló é um programa educativo e grátis sobre o mistério das ciências naturais. Você pode aprender mais sobre a relação entre os seres vivos, as diferenças entre ambientes construídos, como a cidade onde vivemos, e ambientes naturais, e outros temas importantes.

Em boa parte, os jogos do Hércules são interativos; outros precisam ser impressos. Ao todo, são mais de 10 brincadeiras que ajudarão a estreitar os laços com a natureza. Indicado para quem apresenta déficit cognitivo moderado.

Tela inicial de Hércules e Jiló

Baixar Hércules e Jiló para Windows

Clapp-inClapp-in: aplaudindo os lugares acessíveis

Clapp-in funciona como uma bússola para quem possui necessidades especiais. Com o app – e o recurso de geolocalização do celular ativado -, você pode encontrar bons lugares acessíveis da cidade.

A pesquisa pode ser por espaços planejados para quem possui uma deficiência específica (ex: lugares indicados para pessoas com deficiência auditiva), ou por categorias, como universidades, vida noturna, restaurantes e residências acessíveis.

Imagens do app Clapp-in

Baixar Clapp-in para Android

eSSential AcessibilityeSSENTIAL Accessibility: lendo a internet para você

Quando se possui uma deficiência física, navegar pela internet é quase sempre um estorvo. Nem todos os sites estão adaptados ou pensados para acessibilidade. Neste espaço vazio, entra o eSSENTIAL Acessibility.

Com seis substitutos do mouse, inclusive visual, e leitura de texto em português, inglês, italiano, espanhol e francês, o eSSENTIAL abre uma porta gigantesca para muitos usuários que estavam marginalizados na grande rede.

Interface eSSENTIAL Acessibility

Baixar eSSENTIAL Acessibility para Windows e Mac

ProDeaf: trocando uma ideia em Libras

ProDeaf Tradutor para Libras é um daqueles programas que quebram um galhão para quem deseja se comunicar com pessoas portadoras de deficiência auditiva.

O app traduz, incrivelmente, palavras para a linguagem dos sinais. Inclusive se a palavra em questão não constar no vocabulário – caso aconteça algo assim -, o aplicativo soletrará o termo para que você consiga expressar o que está pensando.

ProDeaf facilita o diálogo em Libras

Baixar ProDeaf para Android

Baixar ProDeaf para iPhone

Baixar ProDeaf para Windows Phone

Caminhando aos poucos

Não é nenhuma novidade que os administradores das grandes e pequenas cidades precisam aprimorar a questão da acessibilidade. Quantas vezes não vimos uma pessoa com deficiência em dificuldade por causa do (mal) planejamento urbano? Enquanto a “mágica” não acontece, ideias interessantes vão surgindo aos poucos. E o mais importante: melhorando a vida de quem precisa.

Leia também

Carregando comentários