4 aplicativos para tornar o seu smartphone mais inteligente

O seu iPhone ou Android não é smart o suficiente para o seu gosto? Então experimente esta série de aplicativos para mudar a maneira como você usa o celular.

IFTT, Agent, Pushbullet, Trigger: nos últimos anos, uma nova classe de aplicativos surgiu para tornar o seu celular ainda mais inteligente. Em geral, os apps permitem automatizar algumas operações e a interconexão de serviços. Às vezes também preenchem as lacunas de um sistema operacional.

A nova geração de utilitários é bastante utilizada por profissionais das novas tecnologias e pode prestar muitos serviços para todos os proprietários de smartphones. Hoje apresento quatro aplicativos revolucionários que põem a automação à disposição de todos os usuários.

IFTTT

Logo IFTT

Antes de fazer uma entrada triunfal nas lojas de aplicativos para sistemas operacionais móveis, o IFTTT existia como um aplicativo web. A sigla IFTTT significa If This Then That – em português quer dizer Se Isso Então Aquilo, ou seja, se acontecer alguma coisa, acontecerá aquilo.

O que este aplicativo faz? A ideia é a seguinte: usando as API, as ferramentas de desenvolvimento disponibilizadas pelos maiores nomes da internet, como o Facebook ou o Google, o IFTTT permite compor reações em cadeia – as receitas na linguagem do IFTTT – para deixar, assim, “a internet fazer o trabalho para você.”

If This Then That permite criar novas ações

Se tudo isso ainda não ficou claro para você, aqui estão algumas ideias possíveis de fazer no IFTTT, muito apreciadas pela comunidade de usuários:

  • Alterar seu status ou foto de perfil do Twitter quando atualizar a página no Facebook
  • Enviar para o e-mail todas as novas fotos tiradas com o celular
  • Salvar uma planilha no Google Docs de todos os contatos do seu smartphone
  • Colocar o smartphone Android em silêncio quando você chega ao trabalho

Baixar If This Then That para iPhone ou Android

Trigger

Logo Trigger Android

O Trigger, um aplicativo disponível apenas no Google Play Store, tem o mesmo princípio de ação e reação que o IFTTT, mas centrado no sistema operacional do celular. A única desvantagem: se você quiser acessar todos os recursos do Trigger, você precisa fazer o root no Android.

O Trigger permite, por exemplo, deixar o seu celular silencioso ao chegar ao escritório. Neste caso, o gatilho usado é sua localização, calculada por meio do GPS. Se o gatilho for ativado, segue uma reação: no caso, o modo silencioso do celular.

Ação e reação é o princípio do aplicativo Trigger

Ao contrário do que se poderia pensar, a configuração do aplicativo é muito simples. Você pode, é claro, se basear nos modelos propostos pelo editor. Aqui estão algumas possibilidades oferecidas pelo Trigger:

  • Iniciar um aplicativo de GPS quando o Bluetooth da rádio do carro é reconhecido
  • Alterar o volume e o tipo de toque, dependendo de onde você estiver
  • Realizar check-ins automáticos no Foursquare

Atenção: O Triggers (pago) para iPhone e iPad também torna possível automatizar ações, mas não tem nada a ver com o Trigger para Android.

Baixar Trigger para Android

Agent

Logo Agent

Desenvolvido pelas mesmas equipes do Trigger, o Agent é um aplicativo para dispositivo móvel disponível apenas no Google Play Store.

Uma vez instalado, o Agent oferece 5 ações pré-definidas, que podem ser alteradas uma por uma usando as configurações avançadas do aplicativo. Os usuários avançados irão se beneficiar do poder do app.

Agent oferece 5 ações pré-definidas

O Agent permite agir em cinco aspectos do celular:

  • Battery: para regular o consumo de bateria
  • Sleep: para ativar o modo silencioso enquanto você dorme
  • Parking: para gravar automaticamente a posição geográfica de seu veículo quando você estacionar
  • Meeting: para alternar no modo silencioso quando você estiver em uma reunião
  • Drive: para automatizar o envio de mensagens quando você estiver dirigindo

Baixar o Agent para Android

Pushbullet

Logo Pushbullet

Ao contrário do If This Then That, que incide sobre serviços de terceiros, o Pushbullet pretende facilitar o intercâmbio de dados entre computadores e celulares.

Em vez de enviar um e-mail para seus contatos ou a si mesmo para encontrar um link ou imagem, por que não enviar o conteúdo diretamente? Para comunicar o celular e o PC, é necessário instalar o aplicativo Pushbullet no celular e a extensão do mesmo nome no navegador do desktop.

Durante o uso, a operação é ainda mais rápida do que fazer o upload de links em um serviço de armazenamento tradicional.

Pushbullet facilita troca de arquivos entre o PC e o Android

O que salta aos olhos no Pusbullet? O app sincroniza o Centro de Notificações do celular com o computador. Por meio desta simples configuração é possível, por exemplo, exibir um pop-up no seu PC ou Mac quando alguém chamá-lo no Android.

Aqui estão alguns casos típicos de uso do Pushbullet:

  • Enviar fotos do seu computador para o smartphone
  • Quando você envia um link do seu celular, ele abre diretamente o URL em uma nova aba no seu navegador para PC ou Mac
  • Se você está no seu PC, não precisa tirar seu Android do seu bolso: os avisos são  apresentados também no computador

Baixar Pushbullet para iPhone ou Android e as extensões para Mozilla Firefox e Google Chrome

Como vimos, este tipo de aplicativo é particularmente popular entre os blogueiros, bem como os profissionais das novas tecnologias, mas todo mundo pode encontrar sua maneira de usá-los e inventar suas próprias receitas.

Você conhece outros apps que deixam o celular mais esperto?

[Artigo original em francês]

Leia também:

Carregando comentários