Hora de aposentar a balança: os 8 melhores apps para perder peso

Todo ano é a mesma história e sempre chega o momento de perder peso. Mas agora tenho aliados que podem me ajudar a ganhar a batalha contra os quilos a mais: os apps de dieta.

Durante anos, quis que alguém me ajudasse a emagrecer. Um personal trainer. Alguém que me lembrasse de quantas calorias um alimento tem. Uma pessoa que me animasse a subir na balança, apesar do terror que ela provoca em todos que estão acima do peso. Eu não queria enfrentar sozinho a ingrata missão de perder gordura.

Não vou dizer que os celulares preencheram esse vazio porque não é verdade (quase acredito nisso quando o Siri fala comigo), mas é certo que há aplicativos que me ajudaram muito a ser mais consciente do que como e quanto peso. E ganhar essa batalha, segundo especialistas em nutrição, é ganhar metade da guerra.

São balanças virtuais, assistentes que ajudam a anotar o que se come e conselheiros virtuais. São assistentes de dieta para o celular. Confira os melhores para Android, iPhone e Windows Phone.

MyFitnessPal: o maior catálogo de alimentos

MyFitnessPal, conhecido também como Calorie Counter, é um dos meus apps de dieta favoritos. Sua base de dados tem mais de três milhões de alimentos diferentes e mais de 350 exercícios. A enquete inicial ajuda a definir objetivos realistas, mas a melhor parte é a social: se um amigo usa o app, você pode ver quantos quilos ele perdeu ou ganhou. Uma escolha segura.

MyFitnessPal reúne pessoas que desejam perder peso

Noom: perder peso não precisa ser algo difícil

Noom é um app que grava atividades, calorias consumidas e medidas corporais (peso, diâmetro da cintura). Com o pagamento de uma pequena cota, o Noom também proporciona conselhos para uma vida mais saudável e grupos de motivação para compartilhar objetivos semelhantes.

Noom registra atividade, alimentação e medidas corporais

Lose It: app de dieta que o deixará viciado em exercícios

Lose It! é outro clássico repleto de características interessantes. Para começar, você pode definir e acompanhar vários objetivos de sono, hidratação, passos, gordura corporal, medidas, etc. Outro ponto forte é a conexão com dispositivos como FitBit e Jawbone e outros apps, como RunKeeper, mas para isso é preciso comprar sua versão premium.

Lose it! é o aplicativo ideal para você ficar viciado em exercícios

Monitore seu peso: para quem não quer ninharias

Se você não gosta de apps repletos de cores alegres e conselhos Nova Era, então Monitor Your Weight foi feito para você. Seu enfoque é o mais sóbrio e técnico desta lista: anote seu peso, as calorias que ingere e obtenha um gráfico e uma visualização do tipo tabela que resume sem firulas o estado atual do seu peso. Um app perfeito para quem vai diretamente ao ponto.

Monitore seu peso com um app mais sóbrio

Saúde e Bem-estar: tudo em um único app

O app de saúde da Microsoft, disponível apenas para Windows Phone, não apenas ajuda a fazer um acompanhamento da dieta e da atividade física, mas também oferece artigos de saúde e estilo de vida. Uma característica única deste app é o verificador de sintomas médicos, uma espécie de manual de primeiros socorros. É uma das melhores opções para Windows Phone.

Saúde e Bem-estar acompanha a sua dieta e atividades físicas

Peso ideal: o melhor amigo (virtual) da sua balança

Peso ideal é um app simples, mas tem um dos desenhos mais originais e intuitivos que já vi. Para inserir o peso e a altura, você tem apenas que mover um par de itens, e então o app indica qual é o seu índice de massa corporal (IMC ou, em inglês, BMI), dado bastante útil para saber se está no seu peso ideal (daí o nome do aplicativo).

Calcule o índice da sua massa corporal com Peso Ideal

FitBit: a pulseira dos Big Brothers

FitBit é uma bem sucedida marca de dispositivos de acompanhamento da atividade física. A marca ficou conhecida no Brasil quando os confinados do Big Brother Brasil passaram a usá-la. O app oficial está disponível para iPhone e Android. Apesar do programa sincronizar os dados com o dispositivo vestível da marca (a grande vantagem), você pode adicionar os informações manualmente no site da empresa. O FitBit também foi o ganhador de nosso comparativo de apps de saúde.

Acompanhe a sua evolução física com FitBit

Fitocracy: entrar em forma pode ser um jogo

Imagine um jogo no qual você ganha pontos ao melhorar sua forma física e no qual pode completar “missões” para obter ainda mais pontos. Fitocracy é justamente isso, um app que converte o emagrecimento e a entrada em forma em um jogo social. Além de grupos e amigos a seguir, você também tem acesso a artigos. Inconveniente: no momento, está disponível apenas em inglês.

Fitocracy incentiva você a cuidar da saúde com rotinas e dicas

O outro ingrediente para emagrecer está na sua cabeça

Nenhum destes aplicativos fará com que emagreça num toque de mágica, mas se você está motivadoe é persistente, pode contar com eles como assistentes para conseguir seu objetivo mais facilmente do que se usasse os clássicos papel e lápis.

Meu conselho é que você experimente um dos apps recomendados na lista acima e fique com o que mais o convencer. Antes de julgar se são úteis ou não, dê a eles uma boa oportunidade– por exemplo, um mês seguido de uso.

E aí, ficou animado para perder peso? Qual é o seu app favorito?

[Artigo original em espanhol]

Leia também:

Carregando comentários