App do dia: ZapZap, o concorrente tupiniquim do WhatsApp

O ZapZap oferece vários recursos que o WhatsApp não tem

O ZapZap [Android] chegou há pouco tempo, com a intenção de desbancar o WhatsApp no Brasil. Para quem ainda não conhece, o WhatsApp é uma das formas mais populares de se comunicar entre os usuários de smartphones. Prático, eficiente e muito fácil de usar, é difícil resistir à febre do Whatsapp.

Mesmo assim, muitos usuários têm algumas críticas ao WhatsApp: pagamento de uma anuidade (mesmo que muito pequena), não poder usar no PC ou tablet, algumas limitações ao enviar arquivos (por exemplo, as fotos perdem qualidade ao ser enviadas pelo app) e não ter chats seguros são as principais queixas.

E é aqui que entra o ZapZap. O desenvolvedor pegou um dos principais concorrentes do WhatsApp na Europa, o Telegram, e resolveu fazer a versão brasileira do aplicativo (adicionando propaganda). O resultado é um app igualzinho ao Telegram, mas em português, o que o deixa mais fácil de usar.

O ZapZap oferece vários recursos que o WhatsApp não tem

A ideia do ZapZap é ótima e a escolha do nome é ainda melhor (o WhatsApp é conhecido informalmente como “Zap-Zap”, no Brasil). Mas o sucesso do app vai depender de que as pessoas comecem a usá-lo (principalmente os seus amigos). E que o programa original, Telegram, não lance uma versão em português.

Quer saber mais sobre o ZapZap? Veja quais são as principais vantagens e desvantagens do concorrente ao WhatsApp no Brasil:

Vantagens:

  • Em português e fácil de usar: o Telegram ainda não tem versão na língua lusitana.
  • Chats seguros: as mensagens são encriptadas e podem ser configuradas para se autodestruir.
  • Disponível em PC e tablets: você pode conversar pelo navegador ou baixar o app no tablet.
  • Envia qualquer tipo de arquivo: enquanto o WhatsApp só envia mídias, o ZapZap envia qualquer tipo de arquivo e é compatível com GIFs animados.
  • Grupos de até 200 pessoas: não quero nem ver como é um bate-papo com mais de 50 membros.

Desvantagens:

  • Propaganda: realmente incomoda, principalmente pelo fato do app original Telegram não ter publicidade.
  • Poucos usuários: apesar de usar a rede do Telegram, o grosso de usuários brasileiros ainda está no WhatsApp. E não adianta ter um bom app de mensagens se os seus contatos não usam.
  • Disponível apenas para Android e Web: apesar de que usuários de outros sistemas podem usar o Telegram para PC, Android, Windows Phone, iPhone, Mac e o resultado é o mesmo.

Baixar ZapZap para Android

Reveja o nosso último App do Dia: Globo, um exemplo de interação entre TV e celular


Você é desenvolvedor e gostaria de ver seu aplicativo analisado sob a ótica dos nossos editores? Ou é leitor do Softonic e quer ler nossa opinião sobre um app que usa diariamente? Deixe um comentário abaixo ou escreva para redacao@softonic.com.br.


Leia também

Carregando comentários