App do Dia: Pérolas do Enem, a criatividade do desespero

Interface do aplicativo Pérolas do Enem

O final do ano brasileiro é repleto de momentos tradicionais. Geralmente, entre novembro e dezembro, nós teremos conhecido o campeão brasileiro, escutado a Simone assassinar publicamente a pacífica música “War is Over” do John Lennon e visto um monte de atores da Rede Globo cantando na TV aquela música de confraternização de empresa.

Mas não pense você que a tradição do final de ano terminou. Ainda há os absurdos respondidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como pérolas do Enem. Como a prova não avalia a criatividade da resposta e sim o conhecimento objetivo dos alunos, as respostas mais absurdas se tornaram públicas.

Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aedes Egipte seria um.

Participante anônimo do Enem

Então, alguém juntou todo este material maluco e colocou num aplicativo chamado… Pérolas do Enem. De leitura leve, divertida e preocupante (se você trabalha com pedagogia), o aplicativo oferece momentos engraçados com o raciocínio dos estudantes. Por exemplo: “Daltonismo é uma doença inventada por Charles Daltin”.

Interface do aplicativo Pérolas do EnemInterface simples do Pérolas do Enem prioriza a leitura das frases

Tecnicamente, o Pérolas do Enem tem apenas um botão para copiar o texto à área de transferência. E uma interface que simula uma página de caderno. Nada além disso. O resto é uma compilação das melhores respostas, que podem ser verdadeiras ou não, já que os autores não são revelados em hipótese alguma.

Pérolas do Enem também sugere, indiretamente, uma reflexão sobre o nível da educação brasileira. Se tudo for verdadeiro, como o programa indica, e em larga escala, há motivos reais para ficar preocupado com a próxima geração. Mas, ao mesmo tempo, se você estiver despreocupado, o Pérolas do Enem pode ser uma boa fonte de risadas com algumas respostas.

Baixar Pérolas do Enem para Android

Reveja o nosso último App do Dia: 5 Minutos – Eu medito

[Crédito da imagem: Matylda Czarnecka]


Você é desenvolvedor e gostaria de ver seu aplicativo analisado sob a ótica dos nossos editores? Ou é leitor do Softonic e quer ler nossa opinião sobre um app que usa diariamente? Deixe um comentário abaixo ou escreva para redacao@softonic.com.br.


Carregando comentários