Com quem eu falei? App de networking quer eliminar o cartão de visitas

Um novo app da Alemanha se prepara para substituir os tradicionais cartões de visita, esperando trazer a troca de contatos para o século XXI. Mas o MoID, aplicativo gratuito para Android e iOS, não está limitado ao mundo dos negócios; ele pode ser usado também como o guardanapo no qual você pediu um telefone na noite passada.

O que é o MoID e como ele funciona?

Os desenvolvedores do MoID, Dennis Pagano e Philip Bellé, descreveram o app em uma entrevista para o Softonic como uma maneira de eliminar a necessidade de trocar contatos ao conhecer alguém. Uma vez instalado, o MoID coleta e salva informações de todos os lugares onde o usuário esteve. Se você foi a um evento e conversou com alguém, por exemplo, o app irá analisar o local e comparar com outros que estiveram no mesmo lugar na data, sugerindo outros perfis do MoID que possam ser das pessoas com quem você se encontrou.

Com o app, você não precisa se preocupar com cartões de visita durante uma conferência.

– Dennis Pagano, CTO

Os desenvolvedores do MoID acreditam que esta é a maneira mais eficiente de fazer contato, e eles não devem estar errados nessa afirmação. O MoID automaticamente coleta dados sobre todas as interações com outros usuários do MoID e os separa em listas inteligentes. Mesmo dias depois, você pode receber requisições de localização.

Aplicativo que substituir os tradicionais cartões de visita

O foco está nas redes sociais – o MoID é apenas um intermediário

Teste sua memória com uma foto, nome pessoal ou de empresa

Quem era aquele barista da cafeteria com quem eu tava conversando ao tirar um expresso? O MoID sabe, desde que a outra pessoa também tenha o app instalado. O aplicativo dá uma lista de perfis que incluem o nome, a foto e a empresa para quem ela trabalha. Mais dados podem ser revelados depois que a pessoa confirma que falou com você.

O MoID foi pensado para o mundo dos negócios e é a companhia perfeita para conferências e feiras de negócios, ou o dia a dia do mundo empresarial.

Responsáveis pelo cartão de visita virtual

Dennis Pagano e Philip Bellé, CTO e CEO da MoID

A pergunta crucial é se o MoID realmente resolve um problema existente ou se apenas cria uma “necessidade” para vender um produto.

O gerente de produto Dennis Pagano explica a vantagem do MoID, dizendo que o “MoID faz todo o trabalho para que as pessoas não precisem fazer nada”. Nada de vasculhar carteiras ou rabiscar endereços em guardanapos; o ponto forte do MoID é a conveniência. A mágica está na tecnologia do app, um sofisticado algoritmo que eles desenvolveram em 2011.

Nós queremos fazer o primeiro contato, não ser um segundo Facebook.

A equipe de seis pessoas sediada em Munique, no entanto, tem pela frente o mesmo obstáculo que qualquer outra rede social enfrenta: a utilidade do app depende do número de pessoas que o instalaram. É uma startup interessante com uma ideia original, mas seu sucesso se baseia na sua popularidade. Pensando nisso, o que está claro para seus desenvolvedores é que o MoID tem dois objetivos pela frente: criar uma rede e continuar gratuito.

O MoID não quer substituir o Facebook ou enfrentar a rede social mais famosa. Em vez disso, o app quer oferecer um serviço extra e integrá-lo com outras redes como o Facebook ou LinkedIn.

“Nós não temos certeza se queremos incluir um serviço de mensagens como o WhatsApp ou Facebook Messenger” disse Pagano. O objetivo é ter um app que conecta pessoas. Mas este é um conceito que não se aplica apenas ao mundo dos negócios.

Não queremos ser um app para namoros.

– Philip Bellé, CEO

Mesmo a paquera de ontem no bar fica registrado no MoID como uma conversa. O app então pode servir como um cupido: se você não se lembra da loira estonteante com quem você conversou, é provável que o MoID saiba quem era ela.

Este conceito, entretanto, não é uma prioridade na empresa. “Não queremos ser um app para namoros”, disse o CEO Philip Bellé. “Estamos aqui para conectar as pessoas, mas de uma maneira profissional”. O fato do app poder ser usado para outros fins está claro para os desenvolvedores, e eles não fecham as portas para nenhum app com outras finalidades parecidas, mas por enquanto, o MoID quer fechar negócios.

Downloads

[Artigo original em alemão]

Carregando comentários