Os melhores aplicativos para salvar artigos e ler mais tarde

Todo mundo tem um grupo de sites que visita regularmente, mas, em vez de visitar cada site e vê-lo inteiro até os últimos posts, você pode adicioná-los a um leitor de RSS. Porém, depois de limpar seu feed, é difícil encontrar aquele artigo específico novamente. E se você quer salvá-lo para ler mais tarde?

Há alguns grandes serviços que podem salvar artigos para que você leia todos no momento em que você quiser. Alguns deles só guardam o texto, enquanto outros podem realmente salvar a página inteira, mesmo se o site tirar o artigo do ar.

Os leitores de RSS fazem o excelente trabalho de agregar o conteúdo de seus sites favoritos, mas eles funcionam melhor e principalmente para lê-los na hora. Os aplicativos a seguir, por outro lado, são perfeitos se você quiser ler mais tarde.

Pocket

Originalmente conhecido como Read It Later, o Pocket é um dos aplicativos mais populares para salvar conteúdo. Ele suporta não somente artigos, mas também tem capacidade para guardar vídeos e links de outros apps. A quantidade de aplicativos compatíveis é bastante impressionante e deve incluir a maioria de seus favoritos.

Apesar de ser possível navegar pelo seu celular, os layouts de alguns sites para celulares ainda têm que ser aperfeiçoados. A capacidade do Pocket para salvar o conteúdo off-line é outra característica excelente, juntamente com a sincronização do dispositivo.

Pocket é um dos apps mais populares para salvar artigos

O Pocket suporta iOS, Android, Koko e outros navegadores para que você tenha acesso a praticamente todos os seus dispositivos. Se você estiver interessado, o serviço premium do Pocket expande o suporte, oferecendo backups permanentes, pesquisa interna e tags sugeridos.

Download do para Pocket para Android

Download do para Pocket para iPhone

Instapaper

Quando você só estiver interessado no texto de um artigo, o Instapaper é o aplicativo para usar. Em vez de salvar um artigo inteiro, incluindo as fontes, imagens e vídeos, o objetivo do Instapaper é de guardar um artigo limpo e fácil de ler. O aplicativo permite que você personalize a fonte, o tamanho do texto e as margens. Junto com um layout otimizado para smartphones e tablets, este é o melhor aplicativo para artigos longos que são preenchidos com fotos que você não precisa necessariamente.

Instapaper facilita a leitura de artigos

Depois de baixar um artigo ele fica disponível off-line para você não precisar se preocupar com a conexão de dados para vê-lo novamente. Para dispositivos móveis, você pode guardar até 500 artigos, enquanto o site permite que você salve um número ilimitado. Ele custa US $2,99, mas se você gosta de ler e não “assistir” os artigos, este é o aplicativo certo.

Download do Instapaper para Android

Download do Instapaper para iOS

Readability

Outro aplicativo multiplataforma, o Readability, foi projetado para limpar artigos de modo que eles sejam mais fáceis de ler. Disponível para Android e iOS, além de uma versão para navegador, o Readability garante a leitura de artigos que você salvou para lê-los mais tarde. Também poderá compartilhar artigos no Facebook, Twitter ou e-mail para que você possa contar aos outros sobre seus artigos favoritos.

Readability compartilha artigos no Facebook, Twitter e e-mail

O Readability é como uma mistura de Pocket e Instapaper, salvando e reformatando artigos para torná-los mais fáceis de ler e entender. Se você lê artigos de sites com imagens pesadas, mas ainda quer ver o conteúdo da imagem, o Readability pode ser o melhor aplicativo para usar diariamente.

Download do Readability para Android

Download do Readability para iOS

Evernote Web Clipper

Apesar de não ser um aplicativo padrão para ler mais tarde, o Evernote Web Clipper funciona de forma similar. Com ele você pode tirar fotos de sites e salvá-las em sua conta do Evernote. Pode ser uma parte ou o artigo inteiro, como aparece na web. Uma vez que Evernote sincroniza todos os textos, você pode vê-los desde onde quiser.

Evernote Web Clipper caputra telas de sites para você ler mais tarde

O melhor do Evernote Web Clipper é que ele salva tudo, independente se o original foi removido ou não da fonte. O uso de Evernote Web Clipper vai muito além da possibilidade de ler artigos mais tarde. Uma diferença é que ele só está disponível como um add-on para navegadores, embora você ainda pode visualizar o conteúdo salvo no aplicativo.

Download do Evernote Web Clipper para Windows

feedly

O que começou como um substituto improvisado para o Google Reader, o feedly é um aplicativo que pode agregar feeds RSS e conteúdo de sites. Feedly puxa conteúdo de uma série de fontes e os exibe em um formato fácil de ler. Você também pode salvar artigos para ler mais tarde, mas isso depende da fonte original, que deve estar disponível.

Feedly salva seus artigos favoritos e funciona como leitor de RSS

Com a sincronização entre web e dispositivos móveis, você terá sempre os artigos mais atualizados das fontes que você escolher. Você também pode compartilhar artigos através de muitas redes sociais diferentes, como Facebook e Twitter. O feedly também se integra com o Pocket, Instapaper e Evernote.

Download do feedly para Android

Download do feedly para iOS

Nunca perca um artigo novamente

Embora seja apenas uma seleção de aplicativos, eles são os melhores que suportam esta função; alguns são mesmo compatíveis e podem trabalhar em conjunto. Sugerimos experimentá-los para ver qual funciona melhor para você. O feedly é um ótimo ponto de partida, mas se você preferir ter uma experiência de leitura simplificada, então o Instapaper ou o Readability poderiam ser melhores opções.

O Evernote tem um monte de diferentes usos e o Evernote Web Clipper é um utilitário perfeito para guardar artigos. Considerando que todos os aplicativos são online e para celular, você terá sempre os artigos que você quer e quando quiser. A leitura off-line é ótima para os viajantes que não têm internet estável.

[Artigo original em inglês]

Carregando comentários